Buscar

Atividade- Industrialização no mundo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- Campus: Buriticupu
Turma: Técnico em Agronegócio- Integrado 2019.1
Disciplina: Geografia II
 Professor: Pablo Melquisedeque
Aluno: José Rodolfo. Matrícula: 20191AGN.BCP0007
Atividade
1. O que significa “industrialização”?
 A industrialização se caracteriza pelo processo de desenvolvimento industrial em uma determinada localidade, cujo principal interesse é a substituição do modo de produção para maximização dos lucros.
2. Quais transformações ocorreram a partir da I Revolução industrial? 
 A primeira revolução Industrial provocou intensas transformações no modo de produção, principalmente com o surgimento da máquina a vapor, cuja fonte de energia principal era o carvão. Assim surgiu um novo modo de produção, a manufatura deu lugar a maquinofatura. As cidades passaram a crescer de forma acelerada em virtude da grande oferta de empregos, causa a desvaloriza da mão de obra. Havendo também a mecanização do campo, sendo esse um dos fatores que provocaram o êxodo rural.
3. Quais as principais inovações da II Revolução industrial?
 Na Segunda Revolução Industrial, a tecnologia conheceu um novo ciclo de inovação, e o petróleo tornou-se a principal fonte de energia. A mão de obra passou a ser mais qualificada, uma vez que as formas de produção tornaram-se mais complexas, com maquinários movidos a energia elétrica e com um maior grau de complexidade. Nesse período também foi dominante o modelo de produção fordista, caracterizado pelo trabalho repetitivo nas fábricas e uma produção em grandes quantidades.
4. Qual o significado da expressão “compressão espaço-tempo”
 Esta teoria está ligada ao processo de aceleração dos acontecimentos globais. Perceptível, principalmente pelo desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação, de forma que sentimos que o mundo é menor e as distâncias mais curtas.
5. Estabeleça a diferença entre industrialização clássica e industrialização tardia.
 A industrialização clássica, se trata das nações que se desenvolveram tecnologicamente a partir de meados do século XVIII e ao longo do século XIX. Já os países de industrialização tardia vivenciaram esse fenômeno apenas a partir do século XX, enquanto alguns deles ainda sequer podem ser considerados como territórios industrializados. 
6. Qual a importância da industrialização?
 Esse fenômeno humano é importante por provocar profundas alterações socioespaciais, tanto acelerando a urbanização e o êxodo rural quanto alterando drasticamente a maneira de exploração e utilização dos recursos naturais.

Outros materiais