Buscar

PTI - Conceitos de Computação I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC - SANTO AMARO
Pedro do Nascimento Silva Neto - 2004 - Conceitos de Computação
A) Os chips ARM são processadores que tem características como, pequeno tamanho de núcleos, alto desempenho, baixo consumo de energia e menor preço. Por trabalhar com mais ênfase no sistema de compilação de instruções, se faz necessários menos transistores em sua composição, dissipando menos calor.
A arquitetura RISC - Reduced Instruction Set Computer, serve de base para os chips ARM, e é uma arquitetura voltada ao desempenho e baixo custo criada em resposta a a arquitetura x86. Contrário aos microchips Intel, a RISC possui poucas e simples instruções dentro do processador, o que torna a execução de suas instruções consideravelmente rápida. (MARAN, 2013).
Segundo Maran 2013 (apud Abd-el-Barr, El-Rewini 2004), o conjunto de processadores x86 permitem que várias atividades ocorram ao mesmo tempo a partir de uma única instrução, tais como: movimentação de dados, aritmética e lógica, e seqüenciamento. Adicionalmente, define outros tipos de instruções como manipulação de strings, manipulação de bits, e suporte a linguagens de alto nível.
B) Diante de estudo do assunto podemos identificar que por ocuparem menor espaço e dissiparem menos calor, devido a menor presença de transistores para trabalharem com instruções menos complexas, não se faz necessário o uso de cooler para resfriamento, proporcionando um baixo consumo energético e conseqüentemente baterias menores. 
Segundo Demartini, o controle sobre as linhas de produção e a arquitetura dos processadores, experiência do mobile que agora poderão implantar aos computadores e notebooks da marca, com o inicio do trabalho praticamente do zero, setores diferentes caminhando de forma integrada, juntos para que hardware e software funcionem com sinergia (DEMARTINI, 2020).
Segundo Rutherford, em contra partida, embora a Apple possa atualizar muitos de seus aplicativos proprietários para rodar no ARM, softwares mais complexos podem levar tempo, sem mencionar os inúmeros aplicativos de terceiros, já que os desenvolvedores podem não se ajustar rapidamente. O maior problema poderá aparece quando você considera os desktops, geralmente, os chips x86 estão mais bem equipados para lidar com tarefas pesadas como edição de vídeo ou modelagem 3D do que os chips baseados em ARM, isso poderia forçar a Apple a manter múltiplas versões do macOS, para suporte a computadores que usam x86 de alto desempenho como o Mac Pro (RUTHERFORD, 2020).
Referências Bibliográficas
ABD-EL-BARR, M; EL-REWINI, H. Fundamentals of Computer Organization andArchitecture. Wiley-Interscience. 2004.
DEMARTINI, Felipe. Por que a Apple trocou processadores intel pela arquitetura ARM?,Canaltech, 23 de Junho de 2020. Disponível em: <https://canaltech.com.br/hardware/porque-a-apple-trocou-a-intel-pela-arm-166893/> Acesso em: 10 nov. 2020.
MOTYCZKA, Leonardo B., FERRARI, Edilaine R., DESTEFANI, Luciano, MARAN, Vinícius Um Comparativo de Consumo Elétrico entre Arquiteturas x86 e ARM em Servidores de Bancos de Dados. Researchgate, 18 de Dezembro de 2013. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Vinicius_Maran/publication/259339458_Um_Comparativo_de_Consumo_Eletrico_entre_Arquiteturas_x86_e_ARM_em_Servidores_de_Bancos_de_Dados/links/00b4952b190ba16296000000/Um-Comparativo-de-Consumo-Eletrico-entre-Arquiteturas-x86-e-ARM-em-Servidores-de-Bancos-de-Dados.pdf > Acesso em: 10 nov. 2020.
RUTHERFORD, Sam. O que a mudança para arquitetura ARM pode significar para o futuro dos computadores da Apple, Gizmodo, 20 de junho de 2020. <https://gizmodo.uol.com.br/mudanca-arquitetura-arm-pode-significar-para-macs/> Acesso em: 10 nov. 2020.

Continue navegando