Buscar

Atividade 4 desenvolvimento humano e social

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O indivíduo enquanto ser social pertence a um corpo social, jurídico e político. Por isso, o cidadão possui a liberdade de viver da forma que desejar, formular as suas próprias opiniões, apoiar determinado partido político e seguir uma religião específica, desde que não desrespeite o próximo. Esse é um direito do ser humano, e os seus deveres envolvem a prática do exercício da cidadania e das suas responsabilidades sociais.
 
Com relação a esse assunto, considere as seguintes afirmativas: 
 
I. Algumas concepções religiosas não podem ser aceitas pelo Estado, por conta das suas manifestações que envolvem práticas não permitidas no Brasil;
II. O indivíduo possui a liberdade de se expressar, seja qual for a sua opinião sobre determinado assunto;
III. O cidadão possui a liberdade de praticar a sua religião e escolhê-la, afinal ele não pode ser impedido de exercer a suas práticas diárias;
IV. A sociedade pode usufruir da liberdade de expressão da forma que preferir, desde que as suas opiniões e atividades não desrespeitem os direitos das outras pessoas.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A liberdade de expressão faz com que as pessoas possam realizar qualquer escolha em relação as suas opiniões religiosas e culturais ou sobre qualquer assunto, desde que não desrespeite os outros.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Diversos grupos sociais fazem parte da sociedade, e cada um deles possui as suas características e vai em busca de determinados objetivos. Por isso, muitas vezes há uma disputa de ideologia e discussões sobre assuntos políticos acerca dos direitos de cada agente social. Alguns grupos se sobrepõem em relação aos demais, o que gera as relações de dominação e consequências graves para a estrutura social.
 
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir.
 
I. É necessário haver mediação entre os diversos interesses dos grupos sociais para desenvolver um bom ordenamento político visando proporcionar benefícios para todos da população;
II. Essa relação de dominação é um fator propulsor dos problemas relacionados à desigualdade, e atualmente os agentes dominadores têm se tornado cada vez mais poderosos;
III. Essas relações de dominação geraram a desigualdade de gênero, por exemplo, quando os homens conseguiram se sobressair em relação às mulheres;
IV. A sociedade em aspecto de diversidade é bastante ampla, e por isso existem diversos agentes sociais. Em alguns casos, determinados grupos conseguem maiores benefícios que os outros;
V. Os grupos sociais são decorrentes da formação de opinião, sendo essa política, religiosa ou intelectual, de gênero, etc.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III, IV e V, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, III, IV e V, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É preciso haver discussão e conversa em relação aos interesses dos grupos sociais para que seja determinada uma resolução que seja boa para todos os agentes, visto que não deveria existir relações de dominações, já que esse problemática gera diversos outros problemas sociais como a desigualdade de gênero, por exemplo. É válido salientar que os grupos sociais podem ser desenvolvidos por questões opinativas, e que por isso cada agente possui as suas indagações, o que pode gerar divergências de pontos de vistas.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em sua escola, Saulo tem aula sobre conscientização social e deveres e direitos do cidadão desde os 7 anos de idade. Por isso, ele tem um bom senso crítico em relação aos problemas da sociedade, e possui conhecimento acerca da sua responsabilidade social e da importância do engajamento político. Portanto, a educação foi um importante método para inserir Saulo na sociedade e ensinar como é possível exercitar a cidadania.
 
Com relação a esse assunto, analise as assertivas a seguir.
 
I. Ter consciência da responsabilidade social é o principal método para aumentar o engajamento social do cidadão, de modo a exercitar a sua cidadania;
II. Com a construção da consciência política, o indivíduo é capaz de ter conhecimento acerca do seu papel social, a fim de melhorar a situação de bem-estar social;
III. Quanto maior a consciência política do indivíduo, maior será o engajamento do cidadão como agente social;
IV.  Em alguns casos, é necessário se distanciar da cidadania para que o Estado político faça uso do poder público como bem entender.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A responsabilidade social é gerada pela consciência e pelo conhecimento sobre a importância de ir em busca dos direitos e deveres sociais. Através disso é possível melhorar as condições sociais de determinada região.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Vitor é presidente de uma associação de bairro que visa cobrar do Estado melhorias em relação à comunidade. Por meio do engajamento político, ele consegue obter diversas melhorias, pois Vitor já conseguiu que seu bairro tivesse escolas de tempo integral e saneamento básico. As ações dele provocam mudanças sociais e proporcionam benefícios para toda a população. Por isso a consciência política é tão importante para transformar a sociedade.
 
A respeito dessa temática, avalie as assertivas a seguir.
I. Por mais que o engajamento político seja importante, as ações sociais cotidianas conseguem influenciar de forma mais direta no ordenamento da sociedade.
II. A conscientização do indivíduo gera responsabilidade social, e esse dever faz com que o cidadão pratique o exercício da cidadania e consiga obter os seus direitos políticos e sociais.
III. A relação entre governo, instituições e cidadãos é bastante positiva, pois esses agentes possuem interesses em comum em relação ao desenvolvimento social, fazendo com que esse ocorra de forma mais facilitada.
 
Está incorreto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O engajamento político é uma forma de participar mais atentamente da vida social em busca dos direitos e deveres e se apoderar dos sistemas políticos e institucionais da região. Por isso as ações sociais cotidianas influenciam menos o ordenamento da sociedade quando comparada ao engajamento político.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O engajamento político, principalmente por parte dos jovens, é capaz de promover mudanças enormes na sociedade como um todo. As conversas de rua e as discussões em universidades são ações que envolvem a propagação de ideias e formação de projetos. Por isso é tão importante o engajamento político do público jovem, que tem a mente mais aberta e são o futuro do país.
 
Com relação a esse tema, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O engajamento político dos jovens propõe ideias inovadoras, não se pretendendo a modismos e tradições, o que gera diversos benefícios para as mudanças sociais.
	Resposta Correta:
	 
O engajamento político dos jovens propõe ideias inovadoras, não se pretendendo a modismos e tradições, o que gera diversos benefícios para as mudanças sociais.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O engajamento político dos jovens promove ideias inovadoras, pois eles têm o poder de pensar “fora da caixa” e não possuem medo de mudanças, não se pretendendo a ideias preconceituosas e acontecimentos passados.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Vivemos em um ambiente social marcado pela diversidade de gêneros, culturas, religiões, etnias e crenças. E cada um dos agentes sociais possuem as suas características, diferenças e peculiaridades. Quando as particularidades de determinado grupo não são aceitas pela sociedade, ocorre o que chamamos de discriminação e preconceito,o que promove a marginalização das pessoas que participam desse grupo. Para diminuir essas práticas excludentes, é necessário debater sobre os direitos humanos e a cidadania.
 
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir.
 
I. O desenvolvimento das sociedades democráticas foi um marco para a promoção dos direitos humanos e respeito às diversidades;
II. As ações sociais e os movimentos facilitam o processo de inclusão social e a busca pelos direitos humanos;
III. Os direitos humanos promovem a dignidade à pessoa humana, e esse é um fator que muitas vezes é desrespeitado quando o assunto é diversidade e grupos marginalizados;
IV. A conquista dos direitos humanos foi realizada por conta da solidariedade dos grandes políticos que reconheceram os direitos da população;
V. A diversidade é uma das principais riquezas da humanidade, e por isso essa deve ser respeitada e não discriminada.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e V, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e V, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Um dos fatores iniciais que gerou respeito às diversidades foi a implementação da democracia na sociedade. Todos os movimentos e as ações que visavam o desenvolvimento dos direitos humanos conseguiram promover a inclusão social dos diversos agentes e grupos sociais. Já que a diversidade de etnias, crenças e raças é uma riqueza para a humanidade, essa deve ser preservada. Por isso é necessário proporcionar uma vida digna para todas as pessoas.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O conceito de cidadania já não é o mesmo de tempos atrás, afinal essa ideia é dinâmica e se transforma de forma constante por conta das conjunturas históricas. Inicialmente, esse conceito foi desenvolvido na época da Grécia Antiga, e com o tempo, tornou-se cada vez mais importante e necessário para o desenvolvimento humano e social.
 
Acerca desse assunto, analise as assertivas a seguir.
 
I. A cidadania da antiguidade se relacionava apenas com assuntos de cunho liberal e de direito à propriedade. Atualmente, o conceito dessa palavra diz respeito também à inclusão social e à promoção dos direitos humanos.
II. É possível afirmar que a população brasileira possui uma excelente consciência cidadã, e que o país possui programas e projetos que conseguiram conquistar a cidadania.
III. Atualmente, a cidadania diz respeito a aspectos como reivindicação dos direitos, desenvolvimento de relações e transformação social.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Antes a cidadania era um conceito menos amplo, que discutia sobre direitos à vida, propriedade e liberdade. Atualmente, por conta das transformações sociais, essa palavra luta por direitos humanos e promove mudanças sociais.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Holanda Ltda. é uma empresa produtora de margarina que utiliza elementos biodegradáveis para produzir as suas embalagens. Com isso a organização objetiva diminui a poluição da natureza. Diversas empresas possuem a mesma responsabilidade social que a Holanda Ltda., e essas tem se desenvolvido proporcionando mudanças sociais e melhorias para diversas comunidades.
 
Com relação a esse assunto, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A responsabilidade social das empresas visa preservar o meio ambiente e promover uma sociedade mais igualitária.
	Resposta Correta:
	 
A responsabilidade social das empresas visa preservar o meio ambiente e promover uma sociedade mais igualitária.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os projetos das empresas que envolvem a responsabilidade social têm como objetivo proteger os recursos naturais e provocar mudanças sociais com o intuito de promover a igualdade e a justiça.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sara não se reconhece no corpo feminino e, por isso, deseja realizar os procedimentos médicos que envolvem a mudança de sexo. Por conta dessa decisão ela começou a sofrer uma série de discriminações em sua família, na comunidade onde vive e em diversos lugares sociais. Aos 18 anos, Sara que mudou de nome e passou a se chamar Cléber, passou no vestibular mas desistiu do seu curso por conta do bullying sofrido. Quando foi procurar emprego, ele não conseguiu ter oportunidades por conta do preconceito. Aos 20 anos, sofrendo de depressão, ele tentou o suicídio, já que a sociedade virou as costas para Cléber.
 
Acerca dessa situação tão recorrente, analise as alternativas a seguir.
 
I. A falta dos direitos sociais dos transexuais e a discussão acerca da sua inserção na sociedade são problemas ainda poucos discutidos na sociedade;
II. Já existe o reconhecimento necessário em relação a mudança de sexo, apenas uma pequena parcela da população possui preconceito, ou falta de informação em relação à esse assunto, que é amplamente discutido;
III. Os debates sobre transsexualidade e visões tradicionais hegemônicas têm ganhado força nos últimos anos, mesmo que estes ainda sejam insuficientes. 
 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os problemas e a falta de oportunidades que envolvem os transexuais são assuntos ainda pouco debatidos, e por isso é necessário que a sociedade e o Estado comecem a discutir, e promover programas e políticas que ajudem a inseri-los na sociedade, de forma a torná-la mais justa e igualitária.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O líder de determinada comunidade de baixa renda decidiu promover aulas sociais para a população jovem e adulta. Os conteúdos dados eram acerca do exercício da cidadania e da responsabilidade social com o intuito de promover o bem-estar comum e incentivar a população para ir em busca dos seus direitos e deveres.
 
Com relação à importância da conscientização da população, analise se as assertivas a seguir.
 
I. Quando a sociedade desconhece a importância de supervisionar o poder público, as chances que o Estado seja extremamente desigual são ainda maiores;
II. A promoção do bem-estar social é recorrente da responsabilidade social, quando os indivíduos possuem consciência acerca dos seus deveres enquanto ser social;
III. A garantia dos direitos públicos devem ser realizadas pelo Estado em relação ao cidadão. A população não precisa ir em busca dos seus direitos, já que o Estado possui o dever de promover o bem comum;
IV. O desenvolvimento de políticas públicas que promovam o bem estar-social independem do exercício da cidadania e da busca da população pelos seus direitos sociais.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Quando a população desconhece os seus direitos e não se manifesta em busca dos mesmos, há mais chances de que o Estado seja corrupto e não promova programas e políticas que visem o bem-estar da sociedade. Portanto, nas regiões que o cidadão conhece as suas responsabilidades, o Estado sente-se obrigado a atender as necessidades da população e toma providências em relação às diversas situações do ambiente social.

Mais conteúdos dessa disciplina