Buscar

Para que servem as teorias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Para que servem as teorias, e quais as duas questões teóricas básicas sobre as quais discordam os cientistas do desenvolvimento? 
Para entendermos melhor vamos começar falando sobre o que é uma teoria cientifica do desenvolvimento. Uma teoria cientifica do desenvolvimento é um conjunto de conceitos ou enunciados logicamente relacionados que procura descrever e explicar o desenvolvimento e prever os tipos de comportamento que poderiam ocorrer em certas condições. Essa teoria serve para organizar, explicar dados e gerar hipóteses que possam ser testadas pela pesquisa.
Teorias do desenvolvimento diferem em duas questões básicas, o caráter ativo ou reativo do desenvolvimento e a existência de continuidade ou descontinuidade no desenvolvimento.
As pessoas são ativas ou reativas em seu próprio desenvolvimento? O filósofo inglês John Locke sustentava que uma criança pequena é uma tela em branco onde a sociedade se inscreve. Por outro lado, o filósofo francês Jean Jacques Rousseau creditava que as crianças nascem como bons selvagens e que se desenvolvem de acordo com suas próprias tendências naturais positivas, se não forem corrompidas pela sociedade. Hoje, sabe-se que as crianças possuem impulsos e necessidades internas que influenciam o desenvolvimento, mas elas também são animeis sociais que não podem ter um desenvolvimento ideal isoladamente.
 Dois modelos contrastantes no desenvolvimento são o modelo mecanicista e o modelo organicista.
No modelo mecanicista a visão de Locke foi precursora, neste modelo as pessoas são como máquinas que reagem a estímulos ambientais. No modelo organicista Rousseau foi o precursor, este- modelo entende as pessoas como organismos ativos em crescimento que põe em marcha seu próprio desenvolvimento. Elas iniciam eventos e não apenas reagem. Assim a força que impulsiona a mudança é interna.
Os modelos mecanicista e organicista também diferem na segunda questão: o desenvolvimento é contínuo, isto é, gradual e cumulativo, ou descontinuo, isto é, abrupto ou irregular? Para teóricos mecanicistas o desenvolvimento é contínuo, como andar e escalar uma rampa. Para os organicistas o desenvolvimento é descontinuo. Eles veem o desenvolvimento como algo que ocorre numa série de estágios distintos como os degraus de uma escada.
2 - Quais são as 5 perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano? Descreva as principais ideias de cada uma delas.
As cinco perspectivas são: Psicanalítica, aprendizagem, cognitiva, contextual e evolucionista/sociobiológica. 
Na psicanalítica temos a teoria psicossocial de Freud e de Erikson. A de Freud dizia que o comportamento é controlado por poderosos impulsos inconscientes, a de Erikson dizia que a personalidade é influenciada pela sociedade e se desenvolve por meio de uma série de crises. 
Na aprendizagem temos a teoria do Behaviorismo e a teoria da aprendizagem social. A teoria do Behaviorismo que dizia que as pessoas são reativas, o ambiente controla o comportamento. Já a teoria da aprendizagem social dizia que as crianças aprendem em um contexto social por meio da observação e da limitação de modelos. As crianças contribuem ativamente para a aprendizagem.
Na cognitiva temos a teoria dos estágios cognitivos de Piaget, a teoria sociocultural de Vigotski e a teoria do processamento de informações. A teoria dos estágios cognitivos de Piaget dizia que mudanças qualitativas no pensamento ocorrem entre a primeira infância e a adolescência. As crianças desencadeiam ativamente o desenvolvimento. A teoria sociocultural de Vigotski dizia que a interação social é central para o desenvolvimento cognitivo. E a teoria do processamento de informações dizia que seres humanos são processadores de símbolos.
Na perspectiva contextual temos a teoria bioecológica de Bronfenbrenner onde dizia que o desenvolvimento ocorre através da interação entre uma pessoa em desenvolvimento e cinco sistemas contextuais de influências circundantes interligados do microssistema ao cronossistema.
E por último temos a perspectiva evolucionista. Nela encontramos a teoria do apego de Bolwby onde dizia que os seres humanos possuem mecanismos adaptativos para sobreviver, períodos críticos ou períodos sensíveis são enfatizados, as bases evolucionistas e biológicas de comportamento e a predisposição para a aprendizagem são importantes.
3 - Como os cientistas do desenvolvimento estudam as pessoas e quais são as vantagens e desvantagens de cada método de pesquisa?
Os cientistas do desenvolvimento estudam as pessoas por modelos básicos de pesquisa. O modelo de pesquisa é um plano para conduzir uma investigação cientifica, quais as perguntas a serem respondidas, como os participantes devem ser testados, como os dados devem ser coletados e interpretados e como se pode tirar conclusões válidas. Quatro dos modelos básicos utilizados na pesquisa sobre desenvolvimento são os estudos de caso, estudos etnográficos, estudos correlacionais e experimentos. Os dois primeiros modelos são qualitativos, os dois últimos são quantitativos. Cada modelo tem sua vantagem e desvantagem e cada um é apropriado para certos tipos de problema em pesquisa. 
1° modelo: Estudo de caso.
- Vantagens: Flexibilidade; oferece um quadro detalhado do comportamento e do desenvolvimento da pessoa, pode gerar hipóteses. 
- Desvantagens: Pode não ser generalizável para outros casos, conclusões não diretamente testáveis, não pode estabelecer causa ou efeito.
2° modelo: Estudo etnográfico.
- Vantagens: Pode ajudar a superar o viés cultural na teoria e na pesquisa, pode testar a universidade dos fenômenos do desenvolvimento.
- Desvantagens: Sujeito ao viés do observador.
3° Modelo: Estudo Correlacional.
- Vantagens: Permite a previsão de uma variável com base em outra, pode sugerir hipóteses sobre relações causais.
- Desvantagens: Não pode estabelecer causa nem efeito.
4° Modelo: Experimento.
- Vantagens: Estabelece relações de causa e efeito, é altamente controlado e pode ser repetido por outro pesquisador, o grau de controle é maior no experimento em laboratório. 
- Desvantagens: Os resultados especialmente quando derivados de experimentos em laboratórios, podem não ser generalizáveis para situações fora do laboratório.
4 - Quais são os problemas éticos que podem surgir na pesquisa com seres humanos?
Podem ocorrer danos mentais, emocionais ou físicos ao indivíduo. Para isso os pesquisadores procuram resolver questões éticas com base em princípios de beneficência, respeito e justiça.
Questões éticas na pesquisa incluem o direito dos participantes ao consentimento informado a evitar a decepção, á proteção conta danos, a perda da dignidade e da autoestima, bem como a garantia de privacidade e sigilo. Os padrões de proteção de crianças utilizadas na pesquisa incluem princípios como consentimento parental informado e proteção conta danos ou riscos ao bem-estar da criança.

Outros materiais