Buscar

LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA E SANITARIA (1)

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA E SANITARIA
O QUE É LEGISLAÇÃO FARMACEUTICA?
Os critérios e condições mínimas para o cumprimento das Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias.
QUAL A LEGISLAÇÃO QUE REGULA O FUNCIONAMENTO DE UMA FARMÁCIA?
Lei nº 3.820/1960
A Lei nº 3.820, de novembro de 1960, criou os Conselhos Regionais (CRF) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF).
QUAL É O ORGÃO QUE FISCALIZA AS FARMÁCIAS ?
O órgão responsável pela fiscalização dos produtos farmacêuticos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Cabe a ele, inclusive, fiscalizar os pontos de venda de medicamentos, como farmácias e drogarias.
PORQUE DEVEMOS OBDECER O CODIGO DE ÉTICAS FARMACEUTICAS?
O Código de Ética Farmacêutica Brasileiro rege que o profissional deve atuar buscando a saúde do paciente, orientando-o em todos os sentidos, o profissional deve atuar buscando a saúde do paciente, orientando-o em todos os sentidos, respeitando as normas e seguindo a risca a ética de boas praticas e atribuições
QUAIS OS PRODUTOS QUE PODERÃO ESTAR 
Poderão ficar ao alcance dos usuários: Produtos e correlatos previstos na instrução normativa n° 9/2009, e alguns medicamentos ISENTOS DE PRESCRIÇÃO, desde que sejam fitoterápicos, de uso dermatológicos ou sujeitos a notificação simplificada.
QUAL A TEMPERATURA IDEAL DE UMA FARMÁCIA? 
O local de armazenamento deve ser bem ventilado, sem umidade e sem iluminação solar direta. A temperatura deve estar sempre entre 15ºC e 30ºC e a umidade entre 40 e 70%
QUAL A DIFERENÇA ENTRE FARMÁCIA E DROGARIA?
As drogarias são estabelecimentos de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais, já as farmácias são estabelecimentos de manipulação de fórmulas magistrais e oficiais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos.
O QUE O CRF FISCALIZA?
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo - CRF-SP é uma autarquia federal criada pela Lei nº 3.820 de 11 de novembro de 1960 e tem como principal atribuição a fiscalização do exercício profissional do farmacêutico em todas as suas áreas de atuação.
O QUE A VIGILANÇA SANITARIA FISCALIZA EM FARMÁCIA?
A vigilância sanitária tem como uma de suas funções o acompanhamento e a avaliação do uso de medicamentos, conforme uma perspectiva de obtenção de resultados concretos e de melhorias da qualidade de vida da sociedade.
QUAIS OS MEDICAMENTOS INJETÁVEIS PODEM SER APLICADOS EM DROGARIA?
Sabe-se que na realidade, as vias SC (subcutânea) e IM (intramuscular) são as mais frequentes e muitas farmácias só oferecem os procedimentos de aplicação de medicamentos nestas duas vias. Injeções EV (endovenosa) e ID (intradérmica) são menos comuns em farmácias, então muitos estabelecimentos optam por não aplicá-las!
QUAL A TEMPERATURA DA FARMÁCIA DE UM HOSPITAL?
Os formulários preenchidos devem ser colocados no escaninho da mesa da secretaria da farmácia. A temperatura ambiente deve permanecer entre 18°C e 22°C. Ajustar a temperatura no condicionador de ar, usando o controle remoto, se a temperatura não se mantiver nesta faixa
QUEM PODE APLICAR INJEÇÃO NAS FARMACIAS?
Somente a aplicação de injetáveis poderão ser ministradas pelo farmacêutico ou por profissional habilitado com autorização expressa do farmacêutico responsável técnico pela farmácia ou drogaria, preenchidas as exigências legais.
O QUE É FEITO EM UMA FARMÁCIA HOSPITALAR?
O setor de farmácia hospitalar é responsável por tarefas como produção, armazenamento, controle e distribuição de medicamentos pelas alas de um hospital, orientando o uso de remédios conforme sua eficiência e custo-benefício, de acordo com cada caso dos pacientes.
QUAL O OBJETIVO DE UMA FARMÁCIA HOSPITALAR?
A farmácia hospitalar é atualmente uma unidade do hospital que tem, dentre outros objetivos (1), garantir o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos e (2) responder à demanda de medicamentos dos pacientes hospitalizados.
O QUE EU PRECISO APRENDER PARA TRABALHAR EM UMA FARMÁCIA DE HOSPITAL?
Para seguir carreira em Farmácia Hospitalar, o ideal é que o profissional tenha um perfil multidisciplinar, conseguindo unir suas habilidades farmacêuticas com conhecimentos em ferramentas de gestão de qualidade.
QUANTO GANHA UM ATENDENTE DE FARMÁCIA EM HOSPITAL?
Hoje quem trabalha como Auxiliar de Farmácia Hospitalar ganha em média um salário de R$ 1.485,00.
O QUE É PRECISO PARA SER UM BOM ATENDENTE DE FARMÁCIA?
Os balconistas devem manter postura ereta, evitar ficar parado (a) de costas para o cliente e não se sentar ou se debruçar em mesas e balcões. Ao falar com alguém, é essencial sempre olhar a pessoa nos olhos, pois transmite segurança e dá mais credibilidade ao atendente na farmácia.
QUAIS AS QUALIDADES DE UM TÉCNICO EM FARMÁCIA?
Postura profissional na farmácia é essencial para atender os clientes. Todos os pacientes esperam encontrar atendentes bem vestidos, com qualidades como simpatia, honestidade, paciência, e que tenham conhecimentos e consistência nas informações.
OBRIGADO!!!

Continue navegando

Outros materiais