Buscar

ECONOMIA DAS INSTITUIÇÕES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

]
	
	ECONOMIA DAS INSTITUIÇÕES
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST2000_A1_201901010996_V1 
	
	
	
	
		
	
	 
		
	
		1.
		Considere as proposições sobre cada um dos autores e assinale a alternativa que indique qual ou quais estão corretas.
I. Commons entende que a economia é definida pelas instituições, que são expressão da ação coletiva em interação com conflitos de interesses, de modo a limitar a ação individual.
II. Veblen desenvolve o conceito de consumo contínuo, ou seja, o hábito de homens e mulheres consumirem um bem ou serviço continuamente para minimizar seu custo unitário.
III. Ayres descrevia que a evolução contínua e rápida da tecnologia, em contradição com a lentidão das mudanças das instituições, herdadas das gerações anteriores, definia o chamado "atraso institucional".
	
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
	
	
	I, somente
	
	
	III, somente
	
	
	I e III
	
Explicação: 
Veblen, quanto ao tema proposto, desenvolve o conceito de consumo conspícuo, ou seja, o hábito de homens e mulheres consumirem um bem ou serviço com objetivo de demonstrarem seu nível de status.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Veblen desenvolve um conceito pelo qual se tornou mais conhecido. Este conceito é:
 
	
	
	
	O consumo baixo, para mostrar força de vontade, como um faquir.
	
	
	O consumo conspícuo, ou seja, o hábito de homens e mulheres consumirem um bem ou serviço com objetivo de demonstrarem seu nível de status.
 
	
	
	O consumo investido, ou seja, o hábito de homens e mulheres consumirem um bem ou serviço com objetivo de aumentar seu estoque de capital humano.
 
	
	
	O consumo contínuo, ou seja, o hábito de homens e mulheres consumirem um bem ou serviço continuamente para minimizar seu custo unitário.
 
	
	
	O consumo cerimonial, ou seja, o hábito de homens e mulheres de consumirem um bem ou serviço unicamente pelo status social que esse consumo gera.
 
	
Explicação: 
.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Ayres defendia uma inadequação na sociedade capitalista. Esta seria:
	
	
	
	A evolução das estruturas econômicas, de modo a intensificar a exploração da força de trabalho, levando inevitavelmente tal sistema ao colapso, definido como "dialética das estruturas".
 
	
	
	O excesso de poluição lançada sobre o meio ambiente em sociedades capitalistas.
	
	
	A evolução contínua e rápida da tecnologia, em contradição com a lentidão das mudanças das instituições, herdadas das gerações anteriores, definido como "atraso institucional".
 
	
	
	A evolução da propriedade privada sobre o espaço público, gerando um conflito entre o bem-estar social e o lucro das empresas e grandes propriedades, definido como "conflito público-privado".
 
	
	
	A evolução contínua e rápida das ideias, em contradição com a lentidão das mudanças da estrutura econômica, herdadas pelo histórico da evolução do capitalismo, definido como "atraso estrutural".
 
	
Explicação: 
.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		De acordo com Ayres, em sua crítica à teoria ortodoxa do sistema de preços, o dualismo institucional identifica a coexistência distinta do comportamento tecnológico e cerimonial. Essa coexistência caracteriza:
	
	
	
	O comportamento tecnológico e o cerimonial são aspectos diferentes, mas complementares nos processos inovadores.
	
	
	O comportamento tecnológico, dadas as exigências para seu desenvolvimento, segue as transformações apontadas pelo comportamento cerimonial.
	
	
	o comportamento tecnológico como disruptivo e o cerimonial como conservador, ligado ao status quo.
	
	
	O comportamento tecnológico acompanha sincronicamente o comportamento cerimonial.
	
	
	O comportamento tecnológico focado na construção de bens de capital enquanto o cerimonial se prendia aos aspectos inovadores da gestão.
	
Explicação: 
O dualismo institucional, de Ayres, trata da coexistência distinta do comportamento tecnológico e cerimonial. Enquanto o primeiro se colocava como inventivo, de ruptura, o segundo tratava dos aspectos herdados da estrutura socioeconômica.
Deriva desses conceitos a ideia de atraso institucional, que define a contradição das mudanças tecnológicas, que inevitavelmente mantinham a tecnologia econômica em status mais avançado do que as instituições socioculturais, que eram herdadas das gerações anteriores.
Parte superior do formulário
Foi visto que o Velho Institucionalismo se iniciou a partir de grandes autores. O que se pode afirmar sobre a agenda de pesquisa desses pensadores enquanto escola?
Não havia qualquer integração ou articulação entre os autores, de modo que a escola é vista como apenas um conjunto de autores de ideias minimamente semelhantes.
Ainda que houvesse pouca complementariedade entre as agendas de pesquisa, é fortemente demarcada a influência entre os autores da escola, além de ideias convergentes.
A agenda de pesquisa foi desenvolvida cronologicamente, com os autores mais recentes complementando os estudos dos mais antigos.
A agenda de pesquisa foi marcada pelas profundas divergências entre os autores, com as críticas de um a outro. 
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "B" está correta.
Parte superior do formulário
2. Dentre as maiores convergências entre os autores do Velho Institucionalismo, pode-se destacar...
O entendimento da sociedade como uma interação de agentes parcialmente maleáveis sob um conjunto de instituições parcialmente duráveis, sem que os resultados sociais fossem apenas um produto de indivíduos racionais.
A perspectiva declarada do evolucionismo no desenvolvimento da sociedade e da economia, em oposição à ideia de equilíbrio estático, a partir de preferências predefinidas.
A ideia de economia avançando rapidamente, em oposição à lentidão das mudanças das instituições herdadas, gerando “atraso institucional”.
A ideia de um sistema de preços eficiente, originado de indivíduos respondendo aos sistemas de incentivos gerados pelas instituições, o que cumulativamente gera resultados que determinam o bem-estar de uma sociedade.
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "A" está correta.
Como resumido no Vídeo, os velhos institucionalistas negavam o individualismo metodológico, mas alternativamente afirmavam que era a ação coletiva, articulada pelas instituições, que determinavam os resultados sociais.
 
MODULO 2
OBS:
O NIE surge da busca pelo entendimento dos motivos que levam a sociedade, por vezes, a desviar das soluções de mercado – que, em tese, são eficientes ao exaurir todos os possíveis ganhos de bem-estar. Homens e mulheres, diariamente, recorrem a outras instituições. A partir desse questionamento, desenvolve-se a agenda de pesquisa do NIE.
North dá uma definição formal do que seriam instituições: mecanismos desenhados pelos humanos para estabelecer restrições às suas relações, ou, de maneira informal, as regras do jogo.
North adota, junto com Coase, a perspectiva chamada utilitarista.
	
	ECONOMIA DAS INSTITUIÇÕES
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST2000_A2_201901010996_V1 
	
	
	
	
		
	
	 
		
	
		1.
		North foi conhecido por sua abordagem inovadora de desenvolvimento. Qual(is) característica(s) o economista argumenta que devem ter as instituições de um país para conseguir uma trajetória sustentável de desenvolvimento?
 
	
	
	
	Direitos de propriedade bem definidos e assegurados.
 
	
	
	Direitos de propriedade bem definidos e assegurados, além de custos de transação minimizados ao máximo possível.  
 
	
	
	Direitos de propriedade bem definidos e assegurados, além de custos de transação baixos, sem que haja violação de direitos humanos.
 
	
	
	Ausência de direitos de propriedade.
	
	
	Capacidade estatal de realizar investimentos em pesquisa e desenvolvimento em grande volume e eficiência, para promover o avanço tecnológico.
 
	
Explicação: 
.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em relação às fusões horizontais de empresas do mesmo setor, Williamson mostrou que
	
	
	
	não há perda
para o mercado consumidor pois sempre haverá redução nos preços praticados, dados os ganhos de escala.
	
	
	podem gerar aumento de bem-estar econômico, caso a redução de custos das fusões gere mais ganhos para a sociedade do que perdas para os consumidores.
	
	
	não podem gerar aumento de bem-estar econômico, pois a formação de oligopólios e monopólios sempre levarão à elevação dos níveis de preços.
	
	
	aumentam o poder de mercado de um número limitado de empresas, gerando, assim, monopólios ou oligopólios, com prejuízos aos consumidores.
	
	
	Serão indiferentes para os consumidores, pois os níveis de preços não serão afetados e o custo de transação será sempre zero.
	
Explicação: 
Williamson mostrou que fusões horizontais de empresas do mesmo setor podem gerar aumento de bem-estar econômico ¿ ainda que as fusões que aumentem o poder de mercado (gerando monopólios ou oligopólios) ¿, mesmo aquelas em que o aumento do poder de mercado leva a um preço mais caro. Isso pode ocorrer caso a redução de custos das fusões gere mais ganhos para a sociedade do que perdas para os consumidores, devido ao valor mais alto.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Suponha que um cervejeiro artesanal plante o próprio trigo de sua cerveja. No entanto, no campo ao lado, um vinhedo começou a usar um pesticida que, como efeito colateral, acaba matando a parte mais próxima do trigo do cervejeiro, gerando a este prejuízo de 300 reais. Caso o vinhedo use um pesticida mais caro, que tem o mesmo efeito, ele teria de dispender 400 reais. Tendo em vista que o terreno do trigo pertence ao cervejeiro, imaginando (i) custos de transação desprezíveis; (ii) custos de transação no valor de 150 reais, o que acontecerá, segundo o Teorema de Coase?
	
	
	
	Na situação (i) e na situação (ii), o cervejeiro obrigaria o vinhedo a comprar o pesticida mais caro, por estar tendo seu direito de propriedade violado pelo vinhedo. 
 
	
	
	Em ambas as situações, o equilíbrio de mercado é eficiente de Pareto.
	
	
	Na situação (i), o cervejeiro seria compensado em pouco mais de 300 reais, enquanto o vinhedo continuaria comprando o pesticida barato. Na situação (ii), o cervejeiro acabaria tendo de aceitar a perda de parte de seu trigo.
 
	
	
	Na situação (i), o cervejeiro obrigaria o vinhedo a comprar o pesticida mais caro. Na situação (ii), o cervejeiro teria de aceitar a perda de parte de seu trigo.
 
	
	
	Na situação (i), o cervejeiro seria compensado em pouco mais de 300 reais, enquanto o vinhedo continuaria comprando o pesticida barato. Na situação (ii), o cervejeiro obrigaria o vinhedo a comprar o pesticida mais caro.
 
	
Explicação: 
.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Assuma 10 níveis de especificidade de um investimento e duas estruturas de governança: (i) mercado e (ii) hierarquia. Imagine duas funções de custos de governança: (i) c = 100 + 50*n e;   (ii) c = 200 + 25*n    ("c" denomina o custo, e "n", o nível). Qual será o nível de especificidade do investimento a partir do qual será mais eficiente usar a estrutura de hierarquia?
 
	
	
	
	5
 
	
	
	10
	
	
	7
 
	
	
	1
 
	
	
	3
 
	
Explicação: 
.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A teoria que Williamson desenvolveu, usando o conceito que cunhou como mudança fundamental, tem como conclusão que:
 
	
	
	
	Instituições sobrevivem quando aumentam os conflitos em uma sociedade.
	
	
	A capacidade de arranjos institucionais de minimizar conflitos e promover a cooperação é o que define a separação de países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
 
	
	
	Mesmo em um mercado competitivo, quando há um acordo entre as partes, como, por exemplo, de fornecimento, a relação se torna análoga a um monopólio bilateral.
 
	
	
	A integração vertical, mesmo que reduza os custos envolvidos da produção, em geral, tende a gerar perdas de bem-estar, uma vez que tal operação aumenta o preço do produto final.
 
	
	
	Investimentos específicos, devido a sua própria natureza, necessitam de estruturas de governança mais flexíveis, exigindo, portanto, o uso do sistema de mercado, em vez de hierarquia.
 
	ECONOMIA DAS INSTITUIÇÕES
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	GST2000_A3_201901010996_V1 
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		1.
		A definição de instituição é complexa, dada a natureza complexa do que se pretende abranger em seu estudo. Nesse sentido, o que, da lista abaixo, não se pode incluir na ideia de instituição?
	
	
	
	O comportamento cooperativo em uma sociedade
	
	
	Todos os comportamentos inconscientes
	
	
	O comportamento competitivo em uma sociedade
	
	
	As regras de funcionamento dos condomínios
	
	
	O comportamento habitual da polícia
	
Explicação: 
Instituições são frequentemente internalizados em cada pessoa, e atuam muitas vezes de modo inconsciente, para o indivíduo. Mas nem todo comportamento inconsciente é institucional, pode ser derivado de outras dimensões da psicologia e da fisiologia humana.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Imagine que, no mundo pré moderno, a variabilidade calórica entre sociedades e regiões tenha uma média de 0,27, com variância de 0,0036. Caso duas sociedades diferentes (i e ii) tenham variabilidade de 0,3 e 0,33, qual terá maior probabilidade de desenvolver instituições democráticas e por quê? 
	
	
	
	Ambas terão chance equivalente de desenvolverem instituições democráticas.
	
	
	A sociedade ii, pois sua maior variabilidade calórica faz necessário a maior integração social para enfrentar momentos de menor disponibilidade de produção agrícola, com probabilidade de cerca de 10 p.p.
	
	
	A sociedade i, pois sua menor variabilidade calórica permite maior cooperação da sociedade, levando a uma probabilidade de desenvolver instituições democráticas de cerca de 15 p.p. em relação à outra.
	
	
	A sociedade ii, pois sua maior variabilidade calórica faz necessário o desenvolvimento de instituições desconcentradas para prover informação ao governante, com uma probabilidade de cerca de 5p.p. maior do que a outra.
	
	
	A sociedade i, pois sua menor variabilidade calórica faz necessário a criação de uma burocracia instruída, com capacidade de instituir maiores restrições ao poder central do Estado, com uma probabilidade de cerca de 8 p.p. maior do que a outra.
	
Explicação: 
.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em relação à origem dos mercados...
	
	
	
	Mercados se originou ainda na pré história, com trocas primitivas entre o Homo Sapiens e neandertais. 
	
	
	Mercados cresceram e se expandiram devido ao interesse de poucos proprietários e comerciantes, que buscavam consolidar seus alugueis e lucros, usando poderio militar para tal fim.
	
	
	Os mercados foram constituídos dialeticamente, da contradição da abundância de bens públicos naturais com relação à construção social do conceito de escassez desenvolvida nos últimos 300 anos.
	
	
	Os mercados se desenvolveram junto ao início da agropecuária, que também levaram a serem criadas ideias de propriedade privada, e se aprofundaram graças ao comércio entre regiões.
	
	
	Em toda sociedade se encontram mecanismos universais de mercado, como comércio visando o auto interesse.
	
Explicação: 
.
	
	
		1.
		As instituições podem ser entendidas como um conjunto de regras reproduzidas e reforçadas através de ações rotineiras. Essas instituições podem ter caráter formal ou informal. Nesse contexto as instituições informais
	
	
	
	complementam, competem ou se sobrepõem às instituições formais.
	
	
	são subordinadas as regras estabelecidas pelas instituições formais.
	
	
	Apenas complementam as instituições formais, nunca as sobrepõem
	
	
	se sobrepõem às instituições formais.
	
	
	não interagem, em seus efeitos, com as instituições formais.
	
Explicação: 
As instituições informais podem complementar, competir ou se sobrepor às instituições formais. O contexto em que essas instituições operam determinará se as instituições são relativamente fortes ou fracas, ou se são inclusivas ou discriminatórias.
2.
		Imagine que a utilidade auferida pelas mulheres da sua renda seja de 0,5, enquanto o custo identitário de ganhar acima de seus maridos seja de 0,8. No entanto, a cada protesto televisionado de feministas, esse custo identitário reduz em 0,05. Quantos protestos devem ocorrer no mínimo para que as mulheres passem a aceitar ganhar mais do que seus maridos?
	
	
	
	3
	
	
	4
	
	
	6
	
	
	10
	
	
	8
	
Explicação: 
.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Imagine uma sociedade que se divide entre 10 grupos de pessoas, das mais honradas às mais indiferentes, que têm um ranking de honra de 1 a 10 (sendo 1 o mais honrado e 10 o menos). Assuma as seguintes funções de renda e perda de bem estar devido ao crime:
Yi=1000-100Hi
Pi=1/Hi
Sendo Y a renda no mercado de trabalho legítimo, P a perda de renda pela participação crime e H o ranking de honra. Sabendo que participar do crime adiciona à renda R$ 300, ser punido leva a uma perda de renda de R$ 50 e a probabilidade de ser punido é de 5%, qual será a taxa de criminalidade desse país?
	
	
	
	20%
	
	
	30%
	
	
	25%
	
	
	40%
	
	
	10%
	
Explicação: 
.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O  que o exemplo da intervenção da Seva Mandirno sistema de saúde de um Estado Indiano ilustra sobre instituições formais e informais?
	
	
	
	A experiência mostra que, mesmo melhorando os incentivos estruturados nas instituições formais, sem adereçar as informais o resultado pode não ser efetivo.
	
	
	A experiência mostra que as instituições informais podem ser um caminho para resolver problemas gerados pelas instituições formais.
	
	
	A experiência mostra que, mesmo quando instituições informais são favoráveis à cooperação, estruturas de incentivos nas instituições formais podem acabar por gerar maiores conflitos e ineficiências.
	
	
	 A experiência mostra que instituições formais podem muitas vezes falhar se sua estrutura de incentivos tornar o desvio da norma mais atrativo do que seu seguimento.
	
	
	A experiência mostra que instituições não importam, apenas a vontade e o poder dos agentes.
	
Explicação: 
.
	
	
	
		
	
		1.
		De acordo com Peter North, as instituições se definem como regras do jogo de uma sociedade. São, então. parte constitutiva das relações econômicas, isto é, das relações de negócios entre os indivíduos. Assim, as instituições podem ser consideradas de maior qualidade, nesse sentido de facilitadoras e estimuladoras das atividades econômicas, quando
	
	
	
	propiciam maior confiança entre as partes, independentemente dos custos de transação.
	
	
	as relações interpessoais são estritamente reguladas por lei, independentemente dos impactos nos custos de transação.
	
	
	os custos de transação são reduzidos, mesmo sob uma redução do grau de confiança entre as partes.
	
	
	propiciam maior confiança, menores riscos e menores custos de transação entre as partes.
	
	
	Propiciam relações de caráter pessoal, embora envolvam maiores custos de transação.
	
Explicação: 
North argumenta que a confiança é um dos aspectos-chave nas mudanças institucionais. Ao se atingir maior qualidade institucional, propicia-se mais confiança, menos riscos e menos custos de transação, alcançando maior lucro econômico.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Pode-se dizer que a confiança entre os agentes econômicos tem quais consequências sobre a sociedade?
 
	
	
	
	A confiança leve a menor demanda por redistribuição de renda, tendo em vista que os agentes confiam que os demais estão usando eficientemente seus recursos.
	
	
	Estabelecimento de maior cooperação, o que leva a menor necessidade de investimentos para um mesmo nível de bem estar social. 
 
	
	
	Estabelecimento de comportamentos mais arriscados dos agentes, levando a uma maior desigualdade e uma divisão entre ganhadores e perdedores. 
 
	
	
	Estabelecimento da cooperação nas interações, possibilitando investimentos mais específicos entre firmas e menos conflitos entre indivíduos.
 
	
	
	Crescimento do número de casos de oportunismo, que se aproveitam da confiança entre os agentes para explorar indivíduos e empresas.
 
	
Explicação: 
.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Imagine que uma empresa busca realizar um investimento específico em outro país, no entanto, para isso, precisará de fornecedoras nacionais. Não realizar o investimento geraria um retorno de 0, e realizar o investimento de forma bem sucedida lhe traria um retorno de 100 % no entanto, caso haja exploração por parte da fornecedora, o prejuízo será de 50. A empresa sabe que as fornecedoras teriam um ganho de 20 caso não explorassem a empresa, mas um ganho 50% maior caso a explorasse. Qual seria a multa necessária para exploração da fornecedora sobre a empresa para ser viável o investimento? Qual seria o ganho total das partes caso houvesse essa multa??
 
	
	
	
	A multa deveria ser de pelo menos 10 de payoff para ser viável o investimento. O ganho geral seria de 120, pois caso não haja a multa, a empresa não realizará o investimento, gerando um retorno de 0 para ela e 0 para a fornecedora. 
 
	
	
	A multa deveria ser de pelo menos 6 de payoff para ser viável o investimento. O ganho geral seria de 120, uma vez que o payoff da empresa não sendo explorada seria 120 maior do que ser explorada, enquanto o payoff da fornecedora seria 5 menor do que explorar.
	
	
	A multa deveria ser de pelo menos 5 de payoff para ser viável o investimento. O ganho geral seria de 120, pois caso não haja a multa, a empresa não realizará o investimento, gerando um retorno de 0 para ela e 0 para a fornecedora.
 
	
	
	A multa deveria ser de pelo menos 5 de payoff para ser viável o investimento. O ganho geral seria de 140, uma vez que o payoff da empresa não sendo explorada seria 150 maior do que ser explorada, enquanto o payoff da fornecedora seria 10 menor do que explorar.
 
	
	
	A multa deveria ser de pelo menos 10 de payoff para ser viável o investimento. O ganho geral seria de 140, uma vez que o payoff da empresa não sendo explorada seria 150 maior do ser explorada, enquanto o payoff da fornecedora seria 10 menor do que explorar. 
 
	
Explicação: 
,
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Imagine que dois grupos políticos entram em uma coligação, o que faria ambos ter cada um 30% dos votos. No entanto, devido a rivalidades anteriores, um teme que o outro abandone a coligação no meio da eleição acusando o antigo parceiro, fazendo com que o acusador recebesse 40% dos votos e o acusado apenas 10%. Caso ambos se acusassem, cada um ficaria com 15% dos votos. No entanto, há uma lei que determina que, ao abandonar uma aliança no meio de uma eleição leva o partido que abandona a invalidar metade de seus votos, que se tornariam inválidos. Os grupos políticos vão cooperar ou abandonar a aliança?
	
	
	
	Sim, pois o payoff de não sair da aliança será de 30% quando o outro não sai, enquanto o de sair será de 25%. Quando o outro sai, o payoff de não sair será de 12,5%, enquanto o de sair será da 8,8%. 
 
	
	
	Não, pois o payoff de não sair da aliança será de 30% quando o outro não sai, enquanto o de sair será de 35%. Já quando o outro sai, o payoff de não sair será de 12,5%, enquanto o de sair será da 8,8%.
 
	
	
	Será indiferente aos grupos políticos cooperar ou abandonar a aliança.
	
	
	Não, pois o payoff de não sair da aliança será de 30% quando o outro não sai, enquanto o de sair será de 35%. Quando o outro sai, o payoff de não sair será de 10% enquanto o de sair será da 12,5%.  
 
	
	
	Sim, pois o payoff de não sair da aliança será de 30% quando o outro não sai, enquanto o de sair será de 20%. Quando o outro sai, o payoff de não sair será de 10%, enquanto o de sair será da 7,5%.
 
	
Explicação: 
.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Suponha que, para invalidar os votos na questão interior, o partido precisa mover uma ação judicial contra o adversário de abandono da coligação, enquanto este último pode se defender afirmando que o abandono teve justificativa legal. Qual deve
ser a probabilidade de aplicação da punição para os partidos cooperarem?
	
	
	
	20%
	
	
	17,5%
 
	
	
	50%
 
	
	
	66,7%
 
	
	
	15%
 
	
Explicação: 
.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando