Buscar

Prévia do material em texto

ATV 1 ANTROPOLOGIA
A mi sci gen ação brasil e i ra vem basi camen te de três raças: ín dio s, n egros e 
bran cos. N o con tato en tre os três, por razões di versas, os bran cos 
(portu gu eses) o cu pava m po si ção de destaqu e. A parti r dessa con f i gu ração, e 
com a ch ega da de eu ropeu s de ou tros p aís es, al ém de japon eses, a id en tida de 
brasil e i ra f oi sen do con stru íd a. 
Al i men tação, rel i gi ão, dan ça, mú si ca, h áb i tos comportamen tais e va l ores qu e 
te mos ai n da h oje têm o ri gem n essa época. N ossa h i stóri a e n o ssa cu l tu ra são 
ri cas. D esde su a descob erta , a té o s di as de h oje! 
Id en tif i q u e os prin ci pai s el e men tos de n o ssa cu l tu ra e de qu e e tn i a e l es são 
origi n ário s. 
Id en tif i q u e também os con f l i tos e con vergên ci as en tre el e s e su a presen ça n o 
n osso coti di a n o.
Ao analisarmos a história do povo brasileiro, desde o início da cultura desse povo, até os dias de hoje, é fácil perceber o qual rica ela é. Pois é fruto de uma mistura de vários povos e etnias. É notável a quantidade de variações ocorridas ao longo da história, para que se chegasse à identidade cultural atual, e que com certeza continua em constante modificações.
Vale destacar que no começo dessa formação cultural, o Brasil encontrava-se em um contexto histórico de ter sido descoberto e transformado em colônia portuguesa até o dia de sua independência. Essa cultura brasileira teve a base cultural de três povos distintos, sendo eles: nativos indígenas, colonizadores europeus e africanos. Posteriormente asiáticos também. Desta forma, os principais elementos da cultura brasileira decorrem da convivência de diferentes povos, sua identidade não decorre da história de um povo, mas da miscigenação cultural desses povos.
Convivência esta que possuía diversos conflitos, pois baseava-se na exploração. Os portugueses, no comando dessa relação, obrigavam os negros e índios a trabalhar forçado, como escravos, explorando as riquezas do Brasil colonial.
Ao longo dessa fase de exploração, resultou em relações biologias entre eles, os chamados mestiços. Chamados na época de mulatos, pais brancos e negros, cafuzos, pais negros e indígenas, e mamelucos, pais brancos e indígenas. Esses mestiços são os responsáveis por grande parte dos nossos padrões culturais, os primeiros brasileiros. 
Neste estudo cultural, podemos destacar a variedade etnia, costumes, religião, hábitos alimentares e linguagem. Importante destacar que ao norte do país é predominante a linguagem indígena.

Mais conteúdos dessa disciplina