Buscar

processual trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO
AV1 – DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1
PROF. LUIS PAULO PONTES
INSTRUÇÕES DE RESOLUÇÃO:
A AV1 DEVERÁ SER POSTADA( EXCLUSIVAMENTE PELO TEAMS) ATÉ 07/10/2020, ÀS 23H59, NÃO SENDO RECEBIDA APÓS A DATA REFERIDA.
A MERA INDICAÇÃO DE ARTIGO DE LEI NÃO PONTUA, DEVENDO INDICAR A FUNDAMENTAÇÃO PERTINENTE.
1) Considerando os princípios aplicáveis ao Direito Processual do Trabalho, julgue a seguinte assertiva, entre certo e errado, justificando sua resposta (1 ponto):
O princípio da proteção aplicado ao direito do trabalho não incide no âmbito do processo do trabalho, pois o juiz não pode instituir privilégios que descaracterizem o tratamento isonômico entre as partes.
R- Não se trata de o juiz do trabalho instituir privilégios processuais a parte do trabalhador, pontuando tratamento não isonômico entre as partes do processo, mas sim de o magistrado apenas se fazer cumprir o ordenamento jurídico já que a própria lei processual trabalhista é constituída de dispositivos que visam proteger o trabalhador hipossuficiente,
a proteção ao trabalhador não prejudica em absolutamente nada a imparcialidade do magistrado pois a proteção decorre apenas da lei, com amparo no principio da igualdade.
2) Acerca do tema jurisdição e competência, julgue os seguintes itens, entre certo e errado, justificando sua resposta.
a. A jurisdição consiste na função estatal de compor litígios e de declarar e realizar o direito, sendo a competência a divisão desta função. (1 ponto)
R- a jurisdição e competência pode ser entendida como a atuação estatal visando a aplicação do direito objetivo ao caso concreto,resolvendo-se com definitividade uma situação de crise jurídica e gerando com tal solução a pacificação social, dizer o que é direito no caso concreto 
b. Nas hipóteses de incompetência absoluta e relativa. Se a parte requerida, na primeira oportunidade, não alegar a incompetência, haverá o fenômeno da prorrogação de competência. (1 ponto)
R: Importante ressaltar, para colegas que estudam também conforme as regras da CLT, que no processo trabalhista em virtude da Reforma Trabalhista (conforme artigo 800 da CLT), a exceção de incompetência será apresentada em peça apartada, contrariando a disposição prevista no NCPC.
Art. 800. Apresentada exceção de incompetência territorial no prazo de cinco dias a contar da notificação, antes da audiência e em peça que sinalize a existência desta exceção, seguir-se-á o procedimento estabelecido neste artigo.                     
3) Considere o seguinte caso:
Francisco Edney apresentou reclamação trabalhista em face de Construtora S.A, tendo faltado à primeira audiência, razão pela qual o processo foi extinto sem resolução de mérito. Após um mês, Francisco Edney entra com nova reclamação trabalhista e mais uma vez se ausenta. Após 2 meses, apresenta uma nova reclamação trabalhista, com o mesmo teor das 2(duas) reclamações anteriores.
a) Na qualidade de advogado de Construtora S.A, qual argumentação poderia ser apresentada para que a ação não seja conhecida? Justifique sua resposta. (1 ponto).
b) Na hipótese de Francisco Edney ausentar-se por 3(três) vezes seguidas, com a extinção da causa e arquivamento do feito, seria aplicável o art. 486,§3º, do CPC? Justifique sua resposta. (1 ponto).
4) Em que consiste o jus postulandi na justiça do trabalho? Defina e informe quais são as limitações a essa prerrogativa. (1 ponto)
5) Acerca da petição inicial trabalhista, responda:
a) A reclamação trabalhista pode ser apresentada de maneira verbal? Como deve proceder a parte e o judiciário neste caso? (1 ponto)
b) Quais os requisitos da petição inicial escrita na seara trabalhista? Podem ser exigidos os requisitos do art. 319 do CP
R:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais