Buscar

Empreendedorismo: O caso de sucesso da Paixão Vegan

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
No material referencial, vimos que o empreendedor: “é uma pessoa criativa marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos que mantém alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-se para detectar oportunidades de negócios...” (FILION, 1999), ou seja, se faz valer de atributos como a criatividade, senso de oportunidade e coragem para assumir determinados riscos.
Na matéria publicada pela revista Exame, (clique aqui para ler na integra), um casal ao se tornar vegano e ao se deparar com a falta de opções, resolveram abrir seu próprio negócio, investindo os recursos do casamento: “O crescimento levou a um ultimato: usar os recursos que haviam conquistado para o casamento e o imóvel ou para levar o empreendimento adiante? No fim, o casal decidiu usar os 35 mil reais juntados para o maquinário e o aluguel de um espaço nos fundos do hortifrúti do pai de Costa, de 20 m²”. Esse é um típico exemplo de empreendedorismo bem desenvolvido.
Pensando nisso e com base no Material de Aula, elabore um texto considerando os seguintes questionamentos:
1. O caso Paixão Vegan pode ser enquadrado como Empreendedorismo de Oportunidade, ou de Empreendedorismo de Necessidade?
2. Entre os cinco principais fatores favoráveis identificados pela pesquisa GEM 2016, qual, ao seu ver, foi determinante para o sucesso do casal.
Na situação do casal da “Paixão Vegan”, pode ser enquadrado nos dois casos de Empreendedorismo. Por que o Empreendedorismo de necessidade os negócios são geralmente criados informalmente, por falta de opção do empreendedor por estar desempregado e não encontrar trabalho, então, foi quando o casal decidiu vender salgadinhos e doces veganos para os colegas universitários, para juntar dinheiro do casamento e entrada no imóvel. Já no sentido deles se enquadrarem no Empreendedorismo de Oportunidade, é quando resolvem criar a empresa com um planejamento prévio, com o objetivo visando sempre à geração de lucros, empregos e sempre atento às necessidades e demandas do consumidor contemporâneo e, ao enxergar a carência de determinado produto ou serviço, resolve implementá-lo em uma determinada região, deixando de lado por enquanto as economias juntadas para o casamento. Em minha opinião o fator favorável para o sucesso do casal foi quando a Paixão Vegan, focou menos na participação em eventos e mais na parceria com empresas de peso na alimentação para veganos, como Hareburger, Grão da Terra e Mundo Verde.

Outros materiais