Buscar

replicação DNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Compare a transcrição com a replicação
Transcrição é o processo de separação da dupla fita do DNA, leitura e transcrição da informação contida em uma das fitas, para formação de algumas substâncias como enzimas. Já a replicação consiste em um processo no qual a fita é lida, e transcrita, porém este é para formação de uma nova fita de DNA ou RNA.
2. O DNA celular é composto de fitas duplas antiparalelas e a síntese pela DNA polimerase ocorre exclusivamente na direção 5’ para 3’.  Qual a principal consequência destas características no processo de replicação do DNA?
Na duplicação há a separação de fitas, na qual uma está orientada no sentido 5’-3’, e outra 3’-5’ (antiparalelismo), dessa forma a leitura da fita será feita de maneira inversa, fazendo com que a produção das duas fitas seja um pouco diferente. 
3. Por que a DNA polimerase necessita de sequências iniciadoras? Qual a natureza química destas sequências (qual tipo de molécula)?
Pois assim tem a direção exata de onde começar a leitura da fita, para assim transcrever a substância desejada. Essas sequencias são chamadas de primers, compostas normalmente por cerca de cinco à dez nucleotídeos, que é basicamente um açúcar, uma pentose e uma base nitrogenada. 
4. Qual a diferença entre a fita líder e a fita retardatária com relação a frequência de síntese de primers?
Na replicação, a fita tardia se desliga e liga novamente durante o processo, formando assim fragmentos de okasaki, precisando assim de um novo primer a cada fragmento. Já a fita líder necessita apenas de um primer para sua ampliação.

Continue navegando