Buscar

Proj Eng Ambiental-ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROJETO DE GRADUAÇÃO: PESQUISA
ENGENHARIA AMBIENTAL
	ITENS:
	RESPOSTAS:
	Escolha um dos temas de pesquisa:
· Uso racional de água 
· Eficiência energética 
· Gestão de resíduos sólidos 
· Sistema de gestão ambiental  
· Certificações ambientais 
· Licenciamento ambiental 
· Avaliação de Impactos Ambientais
· Gestão de Áreas Degradadas
· SaneamentoBásico
	Gestão de resíduos sólidos
	Objetivo da pesquisa
O objetivo é o resultado a ser alcançado, ou seja, o que se pretende com o trabalho. 
	Identificar as responsabilidades para uma efetiva gestão de resíduos sólidos, levantando a importância de conscientização sobre sustentabilidade dentro de um município.
	Justificativa
Justifique a relevância do tema a ser pesquisado.
	Com o desenvolvimento das cidades, é normal que ocorra aumento no consumo de produtos descartáveis e alimentos industrializados, o que resulta em maior volume de lixo descartado. A falta de área destinada para descarte desse lixo ausência de conscientização dos munícipes agrava ainda mais o problema da poluição.
	Metodologia 
Descrever como será a coleta e análise dos dados.
	Este trabalho será construído com base em artigos sobre o tema abordado bem como levantamento de informações dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Paraíba-SP.
	Revisão de Literatura 
Colocar no mínimo três revisões de literatura, especificando no item abaixo a bibliografia. Colocar em formato dissertativo.
	A PNRS (2010) determina que os municípios elaborem um plano de utilização consciente dos recursos ambientais, contribuindo para a mínima da geração de resíduos sólidos. Com base na Lei nº 12305/10, a PNRS tem por objetivo incentivar desde melhorias no tratamento dos resíduos sólidos e envolvimento de diferentes esferas dos setores público e comercial, até a redução do volume de resíduos perigosos alinhada à proteção e qualidade da saúde.
LOURENÇO, Joaquim C (2019) discute sobre a aplicação prática da Politica Nacional de Resíduos Sólidos e sua efetividade nos municípios.
A Abrelpe, em sua publicação mais recente (2019) traz o panorama do cenário atual, consolidando dados sobre descarte de resíduos sólidos no Brasil. A partir do estudo deste Panorama, é possível analisarmos o impacto positivo de uma boa gestão, bem como a defasagem de alguma regiões que ainda não aderiram ao Plano de Resíduos Sólidos.
	Bibliografia
Segundo a ABNT
	BRASIL. Lei n. 12305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União. Brasília, 03 ago. 2010 Seção 1, p. 3.
LOURENÇO, Joaquim C. Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil: Panorama, conceitos, Aplicações e Perspectivas. 1º Ed. Campina Grande: Edição do autor, 2019. 130p.
ABRELPE. Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil. São Paulo, 2019. Base de dados em <https://abrelpe.org.br/panorama>. Acesso em 29 out. 2020.

Outros materiais