Buscar

quiz computação 1 , senac

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0 em 1 pontos
Em 1854, Georg Boole publicou um trabalho intitulado UmaiInvestigação das leis do pensamento, sobre as quais são fundadas as teorias matemáticas de lógica e probabilidades (Investigation of the laws of thought, on which are founded the mathematical theories of logic AND probabilities). Foi nessa publicação que uma “álgebra lógica”, conhecida hoje em dia como álgebra booleana, foi formulada.
A álgebra booleana é uma forma conveniente e sistemática de expressar e analisar a operação de circuitos lógicos.
Claude Shannon foi o primeiro a aplicar o trabalho de Boole na análise e no projeto de circuitos lógicos. Em 1938, Shannon escreveu uma tese no MIT, intitulada A symbolic analysis of relay and switching circuits.
 o circuito lógico da figura anterior apresenta as seguintes variáveis de entrada: A, B, C, D, e a saída resultante x. As entradas A barrada, B, C passam pela porta AND, que resulta na saída A barrado AND B AND C. Na porta OR, A e D são conectados, resultando em A OR D e, logo após, é barrado por uma porta NOT, resultando em A OR B tudo barrado. Finalmente, as saídas A barrado AND B AND C e A OR B tudo barrado passam por uma porta AND, gerando a saída x igual a A barrado AND B AND C AND com (A OR D) barrado. 
Para os casos:
I - A = 0, B = 1, C = 1 e D = 1.
II - A = 0, B = 1, C = 1 e D = 0.
III - A = 0, B = 0, C = 0 e D = 1.
 
Obtenha os níveis lógicos de saída x para o circuito, nos casos I, II e III.
Resposta Selecionada:	
Incorretac. 
I= 0, II= 0 e III= 0.
Respostas:	
a. 
I= 0, II= 1 e III=1.
b. 
I =1, II = 1 e III= 1.
c. 
I= 0, II= 0 e III= 0.
Corretad. 
I= 0, II= 1 e III=0.
e. 
I= 1 II = 0 e III= 1.
Comentário da resposta:	
Resposta correta: d) I= 0, II= 1 e III=0.
top enclose A B C times left parenthesis top enclose A plus D end enclose right parenthesis C a s o space I colon space A equals 0 comma space B equals 1 comma space C equals 1 space e space D equals 1 colon top enclose 0 times 1 times 1 times left parenthesis top enclose 0 plus 1 end enclose right parenthesis equals 1 times 1 times 1 times left parenthesis top enclose 1 right parenthesis space equals space 1 times 1 times 1 times 0 equals 0 C a s o space I I colon space A equals 0 comma space B equals 1 comma space C equals 1 space e space D equals 0 top enclose 0 times 1 times 1 times left parenthesis top enclose 0 plus 0 end enclose right parenthesis space equals 1 times 1 times 1 times left parenthesis top enclose 0 right parenthesis equals 1 times 1 times 1 times 1 equals 1 C a s o space I I I colon space A equals 0 comma space B equals 0 comma space C equals 0 space e space D equals 1 top enclose 0 times 0 times 0 times left parenthesis top enclose 0 plus 1 end enclose right parenthesis equals 1 times 0 times 0 times left parenthesis top enclose 1 right parenthesis equals 1 times 0 times 0 times 0 equals 0 P o r tan t o colon space C a s o space I equals 0 comma space C a s o space I I equals 1 space e space C a s o space I I I equals 0. space 
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Por que alguém iria querer ter um tipo de processo dentro de um processo?
A principal razão para se ter threads é que, em muitas aplicações, múltiplas atividades estão ocorrendo simultaneamente, e algumas delas podem ser bloqueadas de tempos em tempos. Ao decompormos uma aplicação dessas em múltiplos threads sequenciais, que são executados em quase paralelo, o modelo de programação torna-se mais simples.
Mediante a leitura do texto, podemos inferir, sobre o uso de multi-threads, que:
Resposta Selecionada:	
Corretab. 
proporciona aumento na eficiência, pois, tendo suporte para trabalhar com múltiplas threads, é mais provável que a CPU execute mais programas ao mesmo tempo.
Respostas:	
a. 
com sua utilização, o usuário certamente perceberia os processos com um desempenho mais lento.
Corretab. 
proporciona aumento na eficiência, pois, tendo suporte para trabalhar com múltiplas threads, é mais provável que a CPU execute mais programas ao mesmo tempo.
c. 
proporciona diminuição na eficiência, pois, tendo suporte para trabalhar com múltiplas threads, é mais provável que a CPU execute menos programas ao mesmo tempo.
d. 
o contexto para a existência dos threads é que, como eles são mais pesados do que os processos, são mais fáceis (isto é, mais rápidos) de seremaumentados.
e. 
a utilização de threads não altera o desempenho da CPU.
Comentário da resposta:	
Resposta correta: b) Proporciona aumento na eficiência, pois, tendo suporte para trabalhar com múltiplas threads, é mais provável que a CPU execute mais programas ao mesmo tempo. As threads compartilham os recursos do processo e são capazes de ser executadas de forma independente. Logo, processadores multi-thread são mais vantajosos, já que dão a possibilidade de operar em diversas frentes ao mesmo tempo.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
O engenheiro John Von Neumann é conhecido principalmente por ter formalizado o projeto lógico de um computador. Sobre a arquitetura proposta por Von Neumann, é correto afirmar:
Resposta Selecionada:	
Corretaa. 
Era formada por um processador central, unidade de memória, armazenamento em massa e dispositivos de entrada e saída.
Respostas:	
Corretaa. 
Era formada por um processador central, unidade de memória, armazenamento em massa e dispositivos de entrada e saída.
b. 
Utilizava memórias flash como meio de armazenamento.
c. 
Fazia uso de cartões perfurados para o armazenamento das informações.
d. 
Executava apenas um programa de cada vez; para executar um programa diferente, era necessário reiniciar a máquina.
e. 
Era formada por circuitos integrados e memória RAM.
Comentário da resposta:	
Resposta correta: a) Era formada por um processador central, unidade de memória, armazenamento em massa e dispositivos de entrada e saída.
A proposta de Von Neumann era utilizar um processador central, uma unidade de memória, um local de armazenamento em massa e dispositivos de entrada e saída.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
Um estudante está projetando um circuito lógico, como mostrado na figura a seguir. Esse circuito apresenta como entradas um sensor de temperatura (T), um sensor de pressão (P) e um sensor de RPM (R).
Na figura, apresentam-se um sensor de temperatura (T), um sensor de pressão (P) e um sensor de RPM (R); T é a primeira entrada da porta AND, e P é entrada da segunda porta OR, bem como R passa pela porta NOT e, depois, conecta-se à porta OR, juntamente com a entrada P, e, finalmente, a saída da porta OR conecta-se à primeira porta AND, e a saída resultante é uma luz de advertência representada pela letra W. 
 
Segundo seus conhecimentos de funções booleanas, qual seria a expressão de saída W obtida pelo estudante?
Resposta Selecionada:	
Corretae. 
 w equals T times left parenthesis P plus top enclose R right parenthesis
Respostas:	
a. 
 w equals left parenthesis top enclose R plus top enclose P right parenthesis times T
b. 
 w equals left parenthesis R plus P right parenthesis times T
c. 
w equals left parenthesis top enclose R plus top enclose P right parenthesis plus T
d. 
 w equals top enclose R plus P times T
Corretae. 
 w equals T times left parenthesis P plus top enclose R right parenthesis
Comentário da resposta:	
Resposta correta: e) w equals T times left parenthesis P plus top enclose R right parenthesis
Com a entrada do sensor de pressão P ou R barrado, a saída P ou R barrado serve de entrada na porta AND com a entrada do sensor de temperatura T e, portanto, obtêm-se a entrada w equals T times left parenthesis P plus top enclose R right parenthesis
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Stair e Reynolds (2006, p.12) definem sistemas de informação com sendo “um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processo) e disseminam (saída) de informações, oferecendo um mecanismo de realimentação para atingir um objetivo”. Sobre
a ordem de formação do conhecimento, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Corretaa. 
Dado, processo de transformação e informação.
Respostas:	
Corretaa. 
Dado, processo de transformação e informação.
b. 
Informação, processo de transformação e dado.
c. 
Processo de transformação, dado e informação.
d. 
Processo de transformação, informação e dado.
e. 
Dado, informação e processo de transformação.
Comentário da resposta:	
Resposta correta: a) Dado, processo de transformação e informação.
Um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada de dados), manipulam (processo) e disseminam (saída) das informações.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
Para um determinado processo químico descrito na figura a seguir, utilizaram-se dois transdutores de entrada e dois comparadores de saída do comparador, representados pelas variáveis de entrada Th e Ph. VTR e VPR são os valores de temperatura e pressão de referência. Observando a figura com atenção, pode-se perceber que o estado lógico de saída resultante deverá ou não acionar o alarme.
A figura anterior apresenta um diagrama para o circuito transdutor de temperatura que produz uma tensão de saída proporcional à temperatura do processo. Essa tensão, VT, é comparada com uma tensão de referência para temperatura, VTR, em um circuito comparador de tensão. A saída do comparador de tensão, TH, é normalmente uma tensão baixa (nível lógico 0), mas essa saída muda para uma tensão alta (nível lógico 1) quando VT excede VTR, indicando que a temperatura do processo é muito alta. Uma configuração similar é usada para a medição de pressão, de modo que a saída do comparador, PH, muda, de BAIXA para ALTA, quando a pressão for muito alta. As duas saídas, TH e PH, dos comparadores estão conectados a uma porta OR, e sua saída resultante é o estado lógico de controle de um ALARME. 
Qual função lógica de saída representa o sistema digital anterior?
Resposta Selecionada:	
Corretae. 
Th + Ph
Respostas:	
a. 
Th x Ph
b. 
(Th x Ph)
c. 
(Th x Ph2)
d. 
(Th + Ph)+(Th + Ph)
Corretae. 
Th + Ph
Comentário da resposta:	
Resposta correta: e) Th + Ph. As variáveis Th e Ph passam por uma porta OR, logo a função de saída para o alrme será Th + Ph.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
Em 1703, Gottfried Leibniz desenvolveu a lógica em um sentido formal e matemático, utilizando o sistema binário. Em seu sistema, uns e zeros também representam conceitos como verdadeiro e falso, ligado e desligado, válido e inválido. Levou mais de um século para que George Boole publicasse a álgebra booleana (em 1854), com um sistema completo que permitia a construção de modelos matemáticos para o processamento computacional.
 
Baseado no sistema proposto por Leibniz e Boole, converta 011102 para número da base decimal e assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Corretac. 
1410.
Respostas:	
a. 
1610.
b. 
2210.
Corretac. 
1410.
d. 
810.
e. 
1510.
Comentário da resposta:	
Resposta correta: c)1410. Elevam-se as potências dos números em que há 1 e, somando os resultados, obteremos (2³ + 2² + 2¹) = 1410.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
Gustavo está estudando o circuito a seguir egostaria de verificar para quais valores de Th e Ph o alarme será acionado. Suponha que o alarme é ativado em nível alto:
 
I - Ph = 0 ou Th= 0;
II - Ph= 1 ou Th =1;
III - Ph= 0 ou Th = 1;
I - Ph = 1 ou Th= 0;
A figura anterior apresenta um diagrama para o circuito transdutor de temperatura, produz uma tensão de saída proporcional à temperatura do processo. Essa tensão, VT, é comparada com uma tensão de referência para temperatura, VTR, em um circuito comparador de tensão. A saída do comparador de tensão, TH, é normalmente uma tensão baixa (nível lógico 0), mas essa saída muda para uma tensão alta (nível lógico 1) quando VT excede VTR, indicando que a temperatura do processo é muito alta. Uma configuração similar é usada para a medição de pressão, de modo que a saída do comparador, PH, muda de BAIXA para ALTA quando a pressão for muito alta. As duas saídas, TH e PH, dos comparadores estão conectadas a uma porta OR, e sua saída resultante é o estado lógico de controle de um ALARME. 
 
Em quais casos o alarme será acionado?
Resposta Selecionada:	
Corretaa. 
Somente nos casos II, III e IV.
Respostas:	
Corretaa. 
Somente nos casos II, III e IV.
b. 
Somente nos casos I e II.
c. 
Somente nos casos II e III.
d. 
Somente nos casos III e IV.
e. 
O alarme nunca será acionado.
Comentário da resposta:	
Resposta correta: a) Somente nos casos II, III e IV. Verificando a tabela verdade da função OR, o alarme será acionado quando os casos em que as entradas Th e Ph são todas em nível alto ou pelo menos uma das entradas estiver em nível alto.
Pergunta 9
0 em 1 pontos
Jane ganhou seu primeiro Personal Computerum IBM’s System/360 de seu avô. Considerando as características de hardware da época, qual a tecnologia que esse computador utilizava?
Resposta Selecionada:	
Incorretab. 
Transistores.
Respostas:	
a. 
Válvulas e bobinas.
b. 
Transistores.
c. 
Cartão perfurado.
d. 
Microprocessadores.
Corretae. 
Circuito integrado.
Comentário da resposta:	
Resposta correta: e) Circuito integrado.
Os circuitos integrados marcaram a 3ª geração dos computadores, e suas tecnologias possibilitaram, posteriormente, a criação dos computadores pessoais.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Alberto é um aluno curioso de computação, que está estudando sistemas binários. Em um dado momento, ele descobre que é possível representar uma números utilizando uma certa quantidade de bits. Sendo assim, ajude Alberto a representar valores decimais na faixa de 0 a 12.500 e responda: Qual o número mínimo de bytes que ele utilizará para representar esses valores decimais?
Resposta Selecionada:	
Corretad. 
2bytes.
Respostas:	
a. 
13 bits.
b. 
11 bits.
c. 
10 bytes.
Corretad. 
2bytes.
e. 
8 bits.
Comentário da resposta:	
Resposta correta: d) 2 bytes.
Usando 13 bits, podemos contar, em decimal, de 0 a 213 – 1 = 8191. Usando 14 bits, podemos contar de 0 a 214 – 1 = 16.383. Evidentemente, 13 bits não são suficientes, porém, com 14 bits, podemos ir além de 12.500. Assim, o número necessário de bits é 14. Como cada 1 byte tem 8 bits, Alberto precisará de pelo menos 2 bytes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando