Logo Passei Direto
Buscar

avaliação final objetiva BIO GED03

User badge image
Raquel Elias

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As formas de dispersão das espécies podem ser temporárias, como as migrações sazonais ou definitivas. Diversos fatores podem levar uma população a emigrar, como: escassez de alimento, superpopulação, competição com outras espécies etc. Além disso, podem ser controladas pelas estações do ano ou fases da lua. Um exemplo de dispersão na América do Sul é da garça-vaqueira. Algumas destas aves, encontradas apenas na África e na Europa, atravessam o Oceano Atlântico e chegaram no continente americano no final de 1800. Sobre a dispersão das espécies e, especificamente, da garça-vaqueira e com base na figura, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Explosões populacionais também são potentes impulsos de migrações.
II- A garça-vaqueira colonizou o nordeste da América do Sul e, a partir daí, dispersaram-se para o sul e também para o norte, a partir da América Central.
III- Quando a espécie imigrante se adapta bem ao novo hábitat, a população atingirá um grau de segurança, que encorajará novos nascimentos e a espécie se estabelece em definitivo.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente a afirmativa I está correta.

Cientificamente, a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos e, durante este período, o planeta passou por diversas mudanças em seu ambiente. Atualmente, a atmosfera do planeta é composta, em maior quantidade, por nitrogênio e oxigênio. E estima-se que existam 8,7 milhões de espécies de seres vivos habitando o planeta. Contudo, a Terra primitiva tinha um ambiente diferenciado, compreendem-se como Terra primitiva as condições do planeta de 4,5 a 3,5 bilhões de anos atrás. Sobre o ambiente da Terra primitiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A atmosfera na Terra primitiva não tinha a mesma composição (tipos e concentração de gases) da atmosfera atual, sendo que a camada de ozônio se formou aos poucos. O mesmo ocorreu também com a concentração de oxigênio na atmosfera.
( ) A atmosfera primitiva tinha a mesma composição de gases da atmosfera atual, ou seja, sempre houve predomínio do oxigênio na atmosfera.
( ) No oceano primitivo do planeta, existiam duas formas de vida: os autótrofos, representados por algas cianofíceas, e os heterótrofos.
( ) Os répteis e os pássaros foram os primeiros seres vivos do ambiente primitivo do planeta.
a) F - F - V - F.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - V - F - V.

Na biosfera encontramos matéria sólida, líquida e gasosa que transitam em círculos. A ciclagem de nutrientes, conhecida como ciclos biogeoquímicos, são de dois tipos: ciclos gasosos e ciclos sedimentares. Para que o ciclo ocorra, é necessário o reservatório dos elementos, os seres vivos e a movimentação dos elementos no meio ambiente e pelos seres vivos. Sobre os fluxos de energia e nutrientes na biosfera, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os nutrientes minerais circulam livremente na biosfera, permitindo que sejam usados inúmeras vezes pelos seres vivos antes que se dispersem.
( ) Os nutrientes deixam os ecossistemas na forma de biomassa, que se dissemine como matéria orgânica morta, serrapilheira e matéria orgânica transformada.
( ) A exemplo do que ocorre com a energia, os nutrientes minerais possuem um fluxo contínuo voltado para uma única direção, não voltado a si mesmo.
( ) Consumidores primários, secundários e decompositores são considerados organismos autótrofos, por produzirem sua própria fonte de energia.
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - V.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - F.

A sucessão vegetal ou sucessão ecológica ocorre quando uma comunidade é substituída por outra. Segundo Silva et al. (2012), o processo da retomada da vegetação no ambiente florestal, que ocorre em espaços alterados ou abandonados é de extrema importância, porque é através das etapas de sucessão que o meio ambiente irá se restabelecer.
Sobre a sucessão ecológica, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- A sucessão vegetal ocasiona mudanças dos fatores físicos do ambiente, como o microclima de uma floresta, cuja evolução depende do crescimento vegetacional.
II- Nas etapas iniciais da sucessão, ela ocorre de forma rápida e intensa, porém nas etapas finais, o ritmo diminui até o momento em que atinge um estado estacionário no clímax.
III- À medida que a comunidade se direciona no sentido de uma formação mais estável, torna-se mais aberta, portanto mais exclusiva, porque o aparecimento de novas espécies fica restrito.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.

O homem tem introduzido nos ciclos biogeoquímicos elementos (artificiais ou não) que não fazem parte da matéria orgânica, conhecidos como elementos não essenciais. Sobre a natureza destes elementos e seus efeitos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Elementos não essenciais advêm de fontes industriais, agrícolas e da extração mineral. Possuem concentrações relativamente elevadas de metais e compostos orgânicos tóxicos.
II- Elementos não essenciais incluem compostos orgânicos tóxicos, como os pesticidas que exercem efeitos negativos sobre a saúde humana devido à ingestão de alimentos contaminados.
III- Elementos não essenciais não são eliminados pelos mamíferos e concentram-se em órgãos como o fígado, rins, pulmões, coração, no cérebro, nas gorduras e nos músculos.
IV- Elementos não essenciais são aqueles que ocorrem em menor quantidade na natureza. São aqueles que as plantas têm menor necessidade, apesar de serem considerados indispensáveis.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

O clima no planeta Terra é bastante diversificado e alterações no clima terão papel importante na reconfiguração geográfica de espécies. O clima interfere na vida vegetal e animal, incluindo a vida do ser humano. Acerca dos efeitos do clima sobre os seres vivos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Mudanças do clima figuram como uma das causas do desaparecimento de espécies em um futuro próximo, seja por seus impactos diretos ou pela combinação com outros fatores.
II- A limitada dispersão geográfica e baixas taxas de reprodução estão entre algumas das características que tornam a vida animal e vegetal notadamente vulnerável às mudanças do clima.
III- O aumento da temperatura pode elevar a vulnerabilidade de espécies de animais e plantas ou mesmo pode aumentar a predisposição de as espécies serem afetadas por oscilações na temperatura de forma negativa.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.

O clima se diferencia na superfície terrestre e influencia no bem-estar do homem e nas condições de vida dos seres que habitam o planeta. Inúmeros fatores podem interferir no clima, como a latitude, a altitude, a circulação marinha e as atividades humanas. No entanto, as mudanças climáticas podem se tornar até catastróficas para algumas espécies, causando sua extinção. Sobre o assunto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Parte da radiação solar que é nociva à vida no planeta, como os raios ultravioletas, é filtrada na camada de ozônio, o que garante manutenção da vida no planeta.
II- O efeito estufa favorece a manutenção da vida no planeta Terra, já que mantém a superfície terrestre aquecida, mesmo durante a noite.
III- O clima pode determinar as formas de vida que sobrevivem em uma determinada área, de modo que a flora e a fauna de áreas polares são diferentes das de áreas equatoriais.
IV- As zonas climáticas apresentam diferentes condições de temperatura e de chuva, o que regula a distribuição dos seres vivos, de modo que, nos lugares que apresentam condições de clima extremos, não há nenhuma forma de vida que reside ali.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Segundo Beltrame (1999), a busca do conhecimento em Biogeografia passa pela observação in situ e pelas inter-relações entre os seres vivos e destes com o ambiente. Para a autora, no contexto acadêmico, a observação do ambiente natural deve ser cada vez melhor registrada, organizada e sistematizada. Sobre a relevância da verificação e registros em diferentes horários para observação no quintal de uma residência, por exemplo, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- De modo geral, nas horas mais quentes, os indivíduos permanecem em repouso, a fim de resguardar a energia.
II- Existem espécies que preferem as horas mais frescas da manhã e da tarde, outras aparecem no final da tarde e outras, ainda, aparecem somente à noite.
III- As populações em um quintal mudam com as horas do dia, pois cada ser vivo possui um relógio biológico próprio, que intervém no seu comportamento.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

O Leontopithecus rosalia (mico-leão-dourado) é uma espécie endêmica, com distribuição restrita a remanescentes florestais severamente antropizados da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro. Embora a população dessa espécie esteja aumentando, como resultado de esforços conservacionistas e da criação de áreas protegidas, ela ainda sofre com a fragmentação e seus efeitos secundários e permanece ameaçada de extinção.
Nesse contexto, as áreas protegidas podem ser estabelecidas com vistas à conservação de espécies únicas, como a 'megafauna carismática', que cativa o público, a exemplo do L. rosalia. Essas áreas de conservação geram benefícios diretos para toda a sociedade, no que diz respeito à proteção de mananciais de água, à regulação do clima, à contenção de erosões, ao oferecimento e oportunidades de lazer com apreciação de paisagens únicas, à manutenção das riquezas culturais e às possibilidades econômicas sustentáveis de desenvolvimento. Com relação ao tema tratado no texto, analise as sentenças a seguir: I- As espécies carismáticas ao público geral, como o mico-leão-dourado, são importantes para a conservação de outras espécies que, embora menos carismáticas, são tão importantes ecologicamente quanto as primeiras. II- O valor de existência do mico-leão-dourado decorre de sua importância ecológica na recuperação de ambientes antropizados, além de oferecer serviços ecossistêmicos para a espécie humana. III- As áreas protegidas perfazem uma estratégia de sustentabilidade financeira ao fornecer benefícios econômicos diretos e indiretos à sociedade humana. É correto o que se afirma em:
A I, apenas.
B I e III, apenas.
C II e III, apenas.
D II, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As formas de dispersão das espécies podem ser temporárias, como as migrações sazonais ou definitivas. Diversos fatores podem levar uma população a emigrar, como: escassez de alimento, superpopulação, competição com outras espécies etc. Além disso, podem ser controladas pelas estações do ano ou fases da lua. Um exemplo de dispersão na América do Sul é da garça-vaqueira. Algumas destas aves, encontradas apenas na África e na Europa, atravessam o Oceano Atlântico e chegaram no continente americano no final de 1800. Sobre a dispersão das espécies e, especificamente, da garça-vaqueira e com base na figura, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Explosões populacionais também são potentes impulsos de migrações.
II- A garça-vaqueira colonizou o nordeste da América do Sul e, a partir daí, dispersaram-se para o sul e também para o norte, a partir da América Central.
III- Quando a espécie imigrante se adapta bem ao novo hábitat, a população atingirá um grau de segurança, que encorajará novos nascimentos e a espécie se estabelece em definitivo.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente a afirmativa I está correta.

Cientificamente, a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos e, durante este período, o planeta passou por diversas mudanças em seu ambiente. Atualmente, a atmosfera do planeta é composta, em maior quantidade, por nitrogênio e oxigênio. E estima-se que existam 8,7 milhões de espécies de seres vivos habitando o planeta. Contudo, a Terra primitiva tinha um ambiente diferenciado, compreendem-se como Terra primitiva as condições do planeta de 4,5 a 3,5 bilhões de anos atrás. Sobre o ambiente da Terra primitiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A atmosfera na Terra primitiva não tinha a mesma composição (tipos e concentração de gases) da atmosfera atual, sendo que a camada de ozônio se formou aos poucos. O mesmo ocorreu também com a concentração de oxigênio na atmosfera.
( ) A atmosfera primitiva tinha a mesma composição de gases da atmosfera atual, ou seja, sempre houve predomínio do oxigênio na atmosfera.
( ) No oceano primitivo do planeta, existiam duas formas de vida: os autótrofos, representados por algas cianofíceas, e os heterótrofos.
( ) Os répteis e os pássaros foram os primeiros seres vivos do ambiente primitivo do planeta.
a) F - F - V - F.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - V - F - V.

Na biosfera encontramos matéria sólida, líquida e gasosa que transitam em círculos. A ciclagem de nutrientes, conhecida como ciclos biogeoquímicos, são de dois tipos: ciclos gasosos e ciclos sedimentares. Para que o ciclo ocorra, é necessário o reservatório dos elementos, os seres vivos e a movimentação dos elementos no meio ambiente e pelos seres vivos. Sobre os fluxos de energia e nutrientes na biosfera, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os nutrientes minerais circulam livremente na biosfera, permitindo que sejam usados inúmeras vezes pelos seres vivos antes que se dispersem.
( ) Os nutrientes deixam os ecossistemas na forma de biomassa, que se dissemine como matéria orgânica morta, serrapilheira e matéria orgânica transformada.
( ) A exemplo do que ocorre com a energia, os nutrientes minerais possuem um fluxo contínuo voltado para uma única direção, não voltado a si mesmo.
( ) Consumidores primários, secundários e decompositores são considerados organismos autótrofos, por produzirem sua própria fonte de energia.
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - V.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - F.

A sucessão vegetal ou sucessão ecológica ocorre quando uma comunidade é substituída por outra. Segundo Silva et al. (2012), o processo da retomada da vegetação no ambiente florestal, que ocorre em espaços alterados ou abandonados é de extrema importância, porque é através das etapas de sucessão que o meio ambiente irá se restabelecer.
Sobre a sucessão ecológica, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- A sucessão vegetal ocasiona mudanças dos fatores físicos do ambiente, como o microclima de uma floresta, cuja evolução depende do crescimento vegetacional.
II- Nas etapas iniciais da sucessão, ela ocorre de forma rápida e intensa, porém nas etapas finais, o ritmo diminui até o momento em que atinge um estado estacionário no clímax.
III- À medida que a comunidade se direciona no sentido de uma formação mais estável, torna-se mais aberta, portanto mais exclusiva, porque o aparecimento de novas espécies fica restrito.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.

O homem tem introduzido nos ciclos biogeoquímicos elementos (artificiais ou não) que não fazem parte da matéria orgânica, conhecidos como elementos não essenciais. Sobre a natureza destes elementos e seus efeitos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Elementos não essenciais advêm de fontes industriais, agrícolas e da extração mineral. Possuem concentrações relativamente elevadas de metais e compostos orgânicos tóxicos.
II- Elementos não essenciais incluem compostos orgânicos tóxicos, como os pesticidas que exercem efeitos negativos sobre a saúde humana devido à ingestão de alimentos contaminados.
III- Elementos não essenciais não são eliminados pelos mamíferos e concentram-se em órgãos como o fígado, rins, pulmões, coração, no cérebro, nas gorduras e nos músculos.
IV- Elementos não essenciais são aqueles que ocorrem em menor quantidade na natureza. São aqueles que as plantas têm menor necessidade, apesar de serem considerados indispensáveis.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

O clima no planeta Terra é bastante diversificado e alterações no clima terão papel importante na reconfiguração geográfica de espécies. O clima interfere na vida vegetal e animal, incluindo a vida do ser humano. Acerca dos efeitos do clima sobre os seres vivos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Mudanças do clima figuram como uma das causas do desaparecimento de espécies em um futuro próximo, seja por seus impactos diretos ou pela combinação com outros fatores.
II- A limitada dispersão geográfica e baixas taxas de reprodução estão entre algumas das características que tornam a vida animal e vegetal notadamente vulnerável às mudanças do clima.
III- O aumento da temperatura pode elevar a vulnerabilidade de espécies de animais e plantas ou mesmo pode aumentar a predisposição de as espécies serem afetadas por oscilações na temperatura de forma negativa.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.

O clima se diferencia na superfície terrestre e influencia no bem-estar do homem e nas condições de vida dos seres que habitam o planeta. Inúmeros fatores podem interferir no clima, como a latitude, a altitude, a circulação marinha e as atividades humanas. No entanto, as mudanças climáticas podem se tornar até catastróficas para algumas espécies, causando sua extinção. Sobre o assunto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Parte da radiação solar que é nociva à vida no planeta, como os raios ultravioletas, é filtrada na camada de ozônio, o que garante manutenção da vida no planeta.
II- O efeito estufa favorece a manutenção da vida no planeta Terra, já que mantém a superfície terrestre aquecida, mesmo durante a noite.
III- O clima pode determinar as formas de vida que sobrevivem em uma determinada área, de modo que a flora e a fauna de áreas polares são diferentes das de áreas equatoriais.
IV- As zonas climáticas apresentam diferentes condições de temperatura e de chuva, o que regula a distribuição dos seres vivos, de modo que, nos lugares que apresentam condições de clima extremos, não há nenhuma forma de vida que reside ali.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Segundo Beltrame (1999), a busca do conhecimento em Biogeografia passa pela observação in situ e pelas inter-relações entre os seres vivos e destes com o ambiente. Para a autora, no contexto acadêmico, a observação do ambiente natural deve ser cada vez melhor registrada, organizada e sistematizada. Sobre a relevância da verificação e registros em diferentes horários para observação no quintal de uma residência, por exemplo, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- De modo geral, nas horas mais quentes, os indivíduos permanecem em repouso, a fim de resguardar a energia.
II- Existem espécies que preferem as horas mais frescas da manhã e da tarde, outras aparecem no final da tarde e outras, ainda, aparecem somente à noite.
III- As populações em um quintal mudam com as horas do dia, pois cada ser vivo possui um relógio biológico próprio, que intervém no seu comportamento.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

O Leontopithecus rosalia (mico-leão-dourado) é uma espécie endêmica, com distribuição restrita a remanescentes florestais severamente antropizados da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro. Embora a população dessa espécie esteja aumentando, como resultado de esforços conservacionistas e da criação de áreas protegidas, ela ainda sofre com a fragmentação e seus efeitos secundários e permanece ameaçada de extinção.
Nesse contexto, as áreas protegidas podem ser estabelecidas com vistas à conservação de espécies únicas, como a 'megafauna carismática', que cativa o público, a exemplo do L. rosalia. Essas áreas de conservação geram benefícios diretos para toda a sociedade, no que diz respeito à proteção de mananciais de água, à regulação do clima, à contenção de erosões, ao oferecimento e oportunidades de lazer com apreciação de paisagens únicas, à manutenção das riquezas culturais e às possibilidades econômicas sustentáveis de desenvolvimento. Com relação ao tema tratado no texto, analise as sentenças a seguir: I- As espécies carismáticas ao público geral, como o mico-leão-dourado, são importantes para a conservação de outras espécies que, embora menos carismáticas, são tão importantes ecologicamente quanto as primeiras. II- O valor de existência do mico-leão-dourado decorre de sua importância ecológica na recuperação de ambientes antropizados, além de oferecer serviços ecossistêmicos para a espécie humana. III- As áreas protegidas perfazem uma estratégia de sustentabilidade financeira ao fornecer benefícios econômicos diretos e indiretos à sociedade humana. É correto o que se afirma em:
A I, apenas.
B I e III, apenas.
C II e III, apenas.
D II, apenas.

Prévia do material em texto

Acadêmico: Raquel Nascimento Elias (2013608) 
Disciplina: Biogeografia (GED03) 
Avaliação: 
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( 
Cod.:655959) ( peso.:3,00) 
Prova: 24547126 
Nota da Prova: 10,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. As formas de dispersão das espécies podem ser temporárias, como as migrações 
sazonais ou definitivas. Diversos fatores podem levar uma população a emigrar, 
como: escassez de alimento, superpopulação, competição com outras espécies etc. 
Além disso, podem ser controladas pelas estações do ano ou fases da lua. Um 
exemplo de dispersão na América do Sul é da garça-vaqueira. Algumas destas aves, 
encontradas apenas na África e na Europa, atravessam o Oceano Atlântico e 
chegaram no continente americano no final de 1800. Sobre a dispersão das espécies 
e, especificamente, da garça-vaqueira e com base na figura, analise as afirmativas a 
seguir: 
 
I- Explosões populacionais também são potentes impulsos de migrações. 
II- A garça-vaqueira colonizou o nordeste da América do Sul e, a partir daí, 
dispersaram-se para o sul e também para o norte, a partir da América Central. 
III- Quando a espécie imigrante se adapta bem ao novo hábitat, a população atingirá 
um grau de segurança, que encorajará novos nascimentos e a espécie se estabelece 
em definitivo. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE DA IMAGEM: Dispersão da garça-vaqueira nas Américas. Originária da 
África, as garças-vaqueiras, foram registradas pela primeira vez na América do Sul, 
em 1877. 
 
FONTE: REECE, J. B.; URRY, L. A.; CAIN, M. L.; WASSERMANN, S. A.; 
MINORSKY, P. V.; JACKSON, R. B. Biologia de Campell. Editora Artmed, 2015. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QklEMDUwMw==&action2=R0VEMDM=&action3=NjU1OTU5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ1NDcxMjY=#questao_1%20aria-label=
 
 a) Somente a afirmativa I está correta. 
 b) Somente a afirmativa II está correta. 
 c) As afirmativas I e III estão corretas. 
 d) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 
2. Cientificamente, a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos e, durante este período, o 
planeta passou por diversas mudanças em seu ambiente. Atualmente, a atmosfera do 
planeta é composta, em maior quantidade, por nitrogênio e oxigênio. E estima-se que 
existam 8,7 milhões de espécies de seres vivos habitando o planeta. Contudo, a Terra 
primitiva tinha um ambiente diferenciado, compreendem-se como Terra primitiva as 
condições do planeta de 4,5 a 3,5 bilhões de anos atrás. Sobre o ambiente da Terra 
primitiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A atmosfera na Terra primitiva não tinha a mesma composição (tipos e 
concentração de gases) da atmosfera atual, sendo que a camada de ozônio se formou 
aos poucos. O mesmo ocorreu também com a concentração de oxigênio na 
atmosfera. 
( ) A atmosfera primitiva tinha a mesma composição de gases da atmosfera atual, 
ou seja, sempre houve predomínio do oxigênio na atmosfera. 
( ) No oceano primitivo do planeta, existiam duas formas de vida: os autótrofos, 
representados por algas cianofíceas, e os heterótrofos. 
( ) Os répteis e os pássaros foram os primeiros seres vivos do ambiente primitivo 
do planeta. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - F - V - F. 
 b) V - V - F - F. 
 c) F - F - V - F. 
 d) F - V - F - V. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QklEMDUwMw==&action2=R0VEMDM=&action3=NjU1OTU5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ1NDcxMjY=#questao_2%20aria-label=
3. Na biosfera encontramos matéria sólida, líquida e gasosa que transitam em círculos. 
A ciclagem de nutrientes, conhecida como ciclos biogeoquímicos, são de dois tipos: 
ciclos gasosos e ciclos sedimentares. Para que o ciclo ocorra, é necessário o 
reservatório dos elementos, os seres vivos e a movimentação dos elementos no meio 
ambiente e pelos seres vivos. Sobre os fluxos de energia e nutrientes na biosfera, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Os nutrientes minerais circulam livremente na biosfera, permitindo que sejam 
usados inúmeras vezes pelos seres vivos antes que se dispersem. 
( ) Os nutrientes deixam os ecossistemas na forma de biomassa, que se dissemine 
como matéria orgânica morta, serrapilheira e matéria orgânica transformada. 
( ) A exemplo do que ocorre com a energia, os nutrientes minerais possuem um 
fluxo contínuo voltado para uma única direção, não voltado a si mesmo. 
( ) Consumidores primários, secundários e decompositores são considerados 
organismos autótrofos, por produzirem sua própria fonte de energia. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - F. 
 b) F - V - V - V. 
 c) F - F - V - V. 
 d) V - F - V - F. 
 
4. A sucessão vegetal ou sucessão ecológica ocorre quando uma comunidade é 
substituída por outra. Segundo Silva et al. (2012), o processo da retomada da 
vegetação no ambiente florestal, que ocorre em espaços alterados ou abandonados é 
de extrema importância, porque é através das etapas de sucessão que o meio 
ambiente irá se restabelecer. Sobre a sucessão ecológica, analise as sentenças a 
seguir: 
 
I- A sucessão vegetal ocasiona mudanças dos fatores físicos do ambiente, como o 
microclima de uma floresta, cuja evolução depende do crescimento vegetacional. 
II- Nas etapas iniciais da sucessão, ela ocorre de forma rápida e intensa, porém nas 
etapas finais, o ritmo diminui até o momento em que atinge um estado estacionário 
no clímax. 
III- À medida que a comunidade se direciona no sentido de uma formação mais 
estável, torna-se mais aberta, portanto mais exclusiva, porque o aparecimento de 
novas espécies fica restrito. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: SILVA, et al. Sucessão ecológica no cerrado. Flovet, n. 4, 2012. 
 a) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 b) As sentenças II e III estão corretas. 
 c) As sentenças I e II estão corretas. 
 d) Somente a sentença II está correta. 
 
5. O homem tem introduzido nos ciclos biogeoquímicos elementos (artificiais ou não) 
que não fazem parte da matéria orgânica, conhecidos como elementos não essenciais. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QklEMDUwMw==&action2=R0VEMDM=&action3=NjU1OTU5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ1NDcxMjY=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QklEMDUwMw==&action2=R0VEMDM=&action3=NjU1OTU5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ1NDcxMjY=#questao_4%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QklEMDUwMw==&action2=R0VEMDM=&action3=NjU1OTU5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ1NDcxMjY=#questao_5%20aria-label=
Sobre a natureza destes elementos e seus efeitos, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- Elementos não essenciais advêm de fontes industriais, agrícolas e da extração 
mineral. Possuem concentrações relativamente elevadas de metais e compostos 
orgânicos tóxicos. 
II- Elementos não essenciais incluem compostos orgânicos tóxicos, como os 
pesticidas que exercem efeitos negativos sobre a saúde humana devido à ingestão de 
alimentos contaminados. 
III- Elementos não essenciais não são eliminados pelos mamíferos e concentram-se 
em órgãos como o fígado, rins, pulmões, coração, no cérebro, nas gorduras e nos 
músculos. 
IV- Elementos não essenciais são aqueles que ocorrem em menor quantidade na 
natureza. São aqueles que as plantas têm menor necessidade, apesar de serem 
considerados indispensáveis. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas III e IV estão corretas. 
 b) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 c) As afirmativas I e IV estão corretas. 
 d) As afirmativas I, II e IV estão corretas 
 
6. O clima no planeta Terra é bastante diversificado e alteraçõesno clima terão papel 
importante na reconfiguração geográfica de espécies. O clima interfere na vida 
vegetal e animal, incluindo a vida do ser humano. Acerca dos efeitos do clima sobre 
os seres vivos, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- Mudanças do clima figuram como uma das causas do desaparecimento de espécies 
em um futuro próximo, seja por seus impactos diretos ou pela combinação com 
outros fatores. 
II- A limitada dispersão geográfica e baixas taxas de reprodução estão entre algumas 
das características que tornam a vida animal e vegetal notadamente vulnerável às 
mudanças do clima. 
III- O aumento da temperatura pode elevar a vulnerabilidade de espécies de animais 
e plantas ou mesmo pode aumentar a predisposição de as espécies serem afetadas por 
oscilações na temperatura de forma negativa. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 b) Somente a afirmativa III está correta. 
 c) As afirmativas II e III estão corretas. 
 d) As afirmativas I e III estão corretas. 
 
7. A teoria da biogeografia de ilhas foi desenvolvida por Robert McArthur e Edward 
Wilson, dois ecólogos americanos, de 1963 a 1967. Segundo os autores, em um 
habitat fragmentado, podem ser encontrados fragmentos isolados semelhantes a ilhas 
de habitat, disseminadas em uma paisagem modificada pelo homem. Atualmente, a 
teoria esta sendo substituída pela teoria dos refúgios ecológicos. Sobre a teoria da 
biogeografia de ilhas, assinale a alternativa CORRETA: 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QklEMDUwMw==&action2=R0VEMDM=&action3=NjU1OTU5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ1NDcxMjY=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QklEMDUwMw==&action2=R0VEMDM=&action3=NjU1OTU5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ1NDcxMjY=#questao_7%20aria-label=
 a) Alterações ambientais afetam pouco as populações de ilhas, especialmente 
aquelas de colonização recente. 
 b) As condições físicas das ilhas são irrelevantes na teoria da biogeografia de ilhas, 
pois mais importante é o estado das populações ilhadas. 
 c) Cavernas são um tipo de refúgio biogeográfico ou ilha biogeográfica, assim como 
os cumes de montanhas que originam áreas descontínuas com alta diversidade de 
ambientes e de hábitat. 
 d) O termo Ilha Biogeográfica se refere a uma porção de terra cercada por água por 
todos os lados. Portanto, a biota das ilhas é um conjunto de comunidades 
individuais, que vivem isoladas. 
 
8. O clima se diferencia na superfície terrestre e influencia no bem-estar do homem e 
nas condições de vida dos seres que habitam o planeta. Inúmeros fatores podem 
interferir no clima, como a latitude, a altitude, a circulação marinha e as atividades 
humanas. No entanto, as mudanças climáticas podem se tornar até catastróficas para 
algumas espécies, causando sua extinção. Sobre o assunto, analise as sentenças a 
seguir: 
 
I- Parte da radiação solar que é nociva à vida no planeta, como os raios ultravioletas, 
é filtrada na camada de ozônio, o que garante manutenção da vida no planeta. 
II- O efeito estufa favorece a manutenção da vida no planeta Terra, já que mantém a 
superfície terrestre aquecida, mesmo durante a noite. 
III- O clima pode determinar as formas de vida que sobrevivem em uma determinada 
área, de modo que a flora e a fauna de áreas polares são diferentes das de áreas 
equatoriais. 
IV- As zonas climáticas apresentam diferentes condições de temperatura e de chuva, 
o que regula a distribuição dos seres vivos, de modo que, nos lugares que apresentam 
condições de clima extremos, não há nenhuma forma de vida que reside ali. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 c) As sentenças II e IV estão corretas. 
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
 
9. Durante o pleistoceno predomina no planeta um clima frio e seco, o que favorecia o 
avanço de biomas, como a savana e a caatinga. No entanto, quando o clima ficou 
mais chuvoso, no período interglacial, as florestas puderam se expandir. Essas 
flutuações climáticas favoreceram refúgios florestais, como os refúgios de caatinga, 
que são encontrados em meio à floresta Amazônica. Este conceito se refere a qual 
teoria? 
 a) Teoria dos reinos. 
 b) Teoria das populações isoladas. 
 c) Teoria da biogeografia de ilhas. 
 d) Teoria dos refúgios. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QklEMDUwMw==&action2=R0VEMDM=&action3=NjU1OTU5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ1NDcxMjY=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QklEMDUwMw==&action2=R0VEMDM=&action3=NjU1OTU5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ1NDcxMjY=#questao_9%20aria-label=
10. Segundo Beltrame (1999), a busca do conhecimento em Biogeografia passa pela 
observação in situ e pelas inter-relações entre os seres vivos e destes com o 
ambiente. Para a autora, no contexto acadêmico, a observação do ambiente natural 
deve ser cada vez melhor registrada, organizada e sistematizada. Sobre a relevância 
da verificação e registros em diferentes horários para observação no quintal de uma 
residência, por exemplo, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- De modo geral, nas horas mais quentes, os indivíduos permanecem em repouso, a 
fim de resguardar a energia. 
II- Existem espécies que preferem as horas mais frescas da manhã e da tarde, outras 
aparecem no final da tarde e outras, ainda, aparecem somente à noite. 
III- As populações em um quintal mudam com as horas do dia, pois cada ser vivo 
possui um relógio biológico próprio, que intervém no seu comportamento. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: BELTRAME, A.V. da. A prática de campo de biogeografia para 
graduandos em geografia. Jn.; Ecologia Humana, ética e educação: a mensagem de 
Pierre Dansereau (Vieira, P.F. & Ribeiro, M.A. orgs.) Porto Alegre: Palotti, 1999. 
 a) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 b) Somente a afirmativa III está corretas. 
 c) As afirmativas I e III estão corretas. 
 d) As afirmativas II e III estão corretas. 
 
11. (ENADE, 2017) O Leontopithecus rosalia (mico-leão-dourado) é uma espécie 
endêmica, com distribuição restrita a remanescentes florestais severamente 
antropizados da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro. Embora a população 
dessa espécie esteja aumentando, como resultado de esforços conservacionistas e da 
criação de áreas protegidas, ela ainda sofre com a fragmentação e seus efeitos 
secundários e permance ameaçada de extinção. Nesse contexto, as áreas protegidas 
podem ser estabelecidas com vistas à conservação de espécies únicas, como a 
"megafauna carismática", que cativa o público, a exemplo do L. rosalia. Essas áreas 
de conservação geram benefícios diretos para toda a sociedade, no que diz respeito à 
proteção de mananciais de água, à regulação do clima, à contenção de erosões, ao 
oferecimento e oportunidades de lazer com apreciação de paisagens únicas, à 
manutenção das riquezas culturais e às possibilidades econômicas sustentáveis de 
desenvolvimento. Com relação ao tema tratado no texto, analise as sentenças a 
seguir: 
 
I- As espécies carismáticas ao público geral, como o mico-leão-dourado, são 
importantes para a conservação de outras espécies que, embora menos carismáticas, 
são tão importantes ecologicamente quanto as primeiras. 
II- O valor de existência do mico-leão-dourado decorre de sua importância ecológica 
na recuperação de ambientes antropizados, além de oferecer serviços ecossistêmicos 
para a espécie humana. 
III- As áreas protegidas perfazem uma estratégia de sustentabilidade financeira ao 
fornecer benefícios econômicos diretos e indiretos à sociedade humana. 
 
É correto o que se afirma em: 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QklEMDUwMw==&action2=R0VEMDM=&action3=NjU1OTU5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ1NDcxMjY=#questao_10%20aria-label=https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QklEMDUwMw==&action2=R0VEMDM=&action3=NjU1OTU5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ1NDcxMjY=#questao_11%20aria-label=
 a) II e III, apenas. 
 b) I e III, apenas. 
 c) II, apenas. 
 d) I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina