Buscar

AV1- Psicopatologia II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso
	PSICOLOGIA
	Período
	2020.2
	Disciplina
	PSICOPATOLOGIA II
	Turma
	1001
	Data
	06/10/2020
	Turno
	MANHÃ
	Avaliação
	AV1
	Professora
	LUANA CRISTINA SILVA SANTOS
	Nota:
	
	Aluno (a)
	Eduardo Arruda Magalhaes 
	
	
Sr. N era um homem branco, de 31 anos, que buscou atendimento psiquiátrico ambulatorial devido a “falta de autoconfiança”. Ele relatou dificuldades antigas em ter uma postura afirmativa e estava especificamente angustiado por estar “empacado” há dois anos em seu emprego atual “sem perspectivas” como assistente administrativo. Desejava que alguém lhe dissesse que rumo seguir, para não ter de encarar o “fardo” de tomar uma decisão. No trabalho, achava fácil seguir as ordens do chefe, mas tinha dificuldades para tomar decisões por menos importantes que fossem. O Sr. N também revelou insatisfação em seus relacionamentos, descreveu uma série de relacionamentos que duraram vários meses mas terminavam apesar de “fazer tudo que estava ao meu alcance”, no último por exemplo, cuja mulher era cantora de ópera, ele foi a várias apresentações e até fez aula de canto para impressioná-la mesmo sem gostar de música, ainda assim o relacionamento terminou por motivos que não ficaram claros. Disse que se sentia preso nesse ciclo e isto o deixava muito triste, embora tivesse negado outros sintomas de depressão como problemas com sono, apetite, energia, ideação suicida e capacidade de ter prazer em atividades.
1. (2,0) Sobre o relato acima, que sinais você destacaria no Sr. N como indicativos de alguma ‘disfuncionalidade’?
A falta de confiança , dificuldade em ter postura afirmativa, dificuldades em tomadas de decisão, dificuldade em manter relações duradouras.
2. (2,0) Dentre os sinais que você indicou na questão anterior, algum(ns) chamam a atenção para alguma nosologia, de acordo com o DSM-V? Qual? Embase sua resposta, indicando os sinais do Sr. N que você associa aos critérios do DSM-V, apenas diagnósticos diretos serão avaliados apenas com metade da pontuação da questão.
Ao que tudo indica, o caso apresenta traços de um transtorno de personalidade dependente. Embasando essa hipótese diagnóstica no DSM-5, nas características do sujeito através de seus relatos, fica claro e evidente uma dificuldade em tomar decisões por conta própria, e uma necessidade de ser conduzido, procurando passar a tomada de decisão para os outros.
Analisando que não foi só em sua vida profissional que o mesmo foi afetado, suaa evidente falta de confiança atrapalhou a duração de seus relacionamentos, causando muito desconforto. 
3. (2,0) Levando em conta a importância da avaliação psicopatológica, quais são os aspectos/comportamentos que o profissional deve evitar sempre?
Deve ser evitado intimidade em excesso, posturas rígidas ou flexíveis de mais, excesso de neutralidade, reações emotivas, desfoque do paciente e julgamentos.
4. (2,0) O signo é o núcleo da semiologia e dentro da semiologia psicopatológica diz-se que temos dois tipos de signos. Quais são e como diferenciá-los?
Os dois signos principais da semiologia psicopatológica são os sintomas e os sinais. Os sinais podem ser verificados através de observação do paciente, e os sintomas são observados pelo paciente, através de suas queixas. 
5. (2,0) Julgue os itens a seguir como CERTO ou ERRADO e faça as correções necessárias nos itens que considerar errado.
I. O único conceito de normalidade aceito atualmente é o da Organização Mundial da Saúde, que trata da saúde/normalidade dentro de uma perspectiva biopsicossocial.
CERTO.OMS,1946:saúdeéocomplementoentreobem-estarfísico, mentaleosocial, enãosomentecomoausênciadedoença.
II. A semiologia é o estudo dos signos e só existe dentro do estudo das psicopatologias. 
Errado. A semiologia também está presente em outras áreas da saúde.
III. A personalidade do entrevistador não é fator que influencia em uma avaliação psicológica, dado que sendo este o profissional ele é obrigado a assumir uma postura mecânica desprovida de emoção, deixando de lado qualquer empatia relacionada ao paciente para que a avaliação seja imparcial.
Errado. Há uma necessidade de assumir a postura profissional, mas para haver o acolhimento é necessário o mínimo de empatia, a ponto que o paciente se sinta confortável para se abrir e não criar vínculos pessoais. 
IV. Dentre os transtornos de personalidade, o Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsiva é marcado pela negligência às normas morais, legais e sociais.
Errado

Continue navegando