Buscar

Diversidade de Minerais - o que pode influenciar e como se formam

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA
Exercício 3 de Mineralogia
Nome: Carolina Franchini Santiago RA 159643
Questão 1
Segundo os autores mencionados no texto Higgins and Smith (2010) a abundância de um determinado mineral se dá pela sua capacidade e facilidade de se incluir em soluções sólidas. Os minerais possuem arranjos específicos, composições específicas e maneiras de se moldar que são únicas, este fato por si só, já ajuda a diferenciar uns dos outros. Para falar sobre a abundância do mineral é levado em consideração o seu peso, distribuído de maneira linear, por um índice de complexidade D (mostrado no texto) e de maneira comparativa com outros minerais, aos índices de oxidação. Já a diversidade dos minerais está relacionada à fase dos minerais, ao quanto que ele consegue permanecer em uma solução, tamanho do cristal e sua eletronegatividade, complexidade, além de outras complexidades associadas às configurações de distribuição eletrônica.
Questão 2
São parâmetros que podem influenciar na diversidade dos minerais:
Solução sólida: capacidade que alguns minerais possuem de se dispersar por meio de solução com maior facilidade do que outros. Isto pode ocorrer pois alguns elementos são bem parecidos e podem substituir outro elemento na estrutura cristalográfica do mineral. Um exemplo é o Al e Fe.
Fases instáveis: propiciam a substituição de um elemento por outro. Cada elemento possui uma fase de instabilidade e neste momento ele está mais suscetível a ser substituído por outro mineral, contudo sem ser disperso por meio de fase sólida, o exemplo colocado no texto é o caso do Sn.
Tamanho e eletronegatividade: fala sobre o tamanho do átomo e a força de atração entre as moléculas, já que se moldam rapidamente às semelhanças dos elementos, assim como provocam trocas pela instabilidade destes. São fornecidos exemplos relacionados ao H e S.
Complexidade das fases: relacionado à complexidade de estrutura de cada elemento (fato que ajuda a entender a diversidade de elementos na crosta terrestre) e o quanto que este elemento aparece na composição do seres vivos. O exemplo dado no texto é dos silicatos.
Outras configurações eletrônicas: esta seção fala sobre a distribuição dos elementos na tabela periódica a partir de fatores que fazem com que estes tornem-se facilmente agrupáveis. Um dos exemplos dados é na configuração dos elementos de transição.

Continue navegando