Buscar

Avaliação a Distância 1 - Informações Socioambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância 
Unidade de Aprendizagem: Informações Socioambientais
Curso: 
Professor: 
Nome do estudante: 
Data:
Orientações:
1. Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
1. Entregue a atividade no prazo estipulado.
1. Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
1. Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. A Resolução nº 4.327/2014 do Banco Central do Brasil (Bacen), estabelece diretrizes que devem ser observadas pelas instituições financeiras de demais instituições autorizadas a funcionar em território nacional pelo Banco Central do Brasil. Trata do estabelecimento e da implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA). A PRSA deve conter os princípios e as diretrizes que norteiam as ações de natureza socioambiental nos negócios e nas relações com as partes interessadas. Com base na referida Resolução, realize uma pesquisa junto a uma Instituição Financeira (conglomerado financeiro ou sistema cooperativo de crédito), e identifique as ações estratégicas adotadas para o gerenciamento do risco socioambiental. (2,0 pontos)
Resposta: Pesquisa realizada em uma Cooperativa de Crédito, as estratégias adotadas por ela são as seguintes:
- Observar o risco socioambiental nas linhas de negócios da cooperativa, em especial nas operações de crédito rural pela sua relevância e proporcionalidade;
- O interesse pela comunidade: as cooperativas trabalham de forma ética, buscando o desenvolvimento local e a inclusão financeira na democratização do acesso a produtos e serviços financeiros;
- As diretrizes que orientam esta Política, para todos os componentes das entidades da cooperativa, estão alinhadas com a missão, a visão, os valores e o Código de Ética, e reafirmam o compromisso com a sociedade;
- Incentivar o engajamento sustentável ao se relacionar com as partes interessadas.
2. É notório o compromisso individual e coletivo, público e privado, nacional e internacional, na proteção do meio e da responsabilidade socioambiental. Assim, diversas ações mundiais voltadas ao meio socioambiental, são realizadas desde 1972, com a conferência de Estocolmo na Suécia. Neste contexto, elenque as ações discutidas nas conferências realizadas em Katowice, na Polônia em 2018, e em Madri, na Espanha, em 2019. (2,0 pontos)
Resposta: Em 2014, na Suíça, foram discutas questões a respeito do desenvolvimento sustentável, onde foram feitos guias orientadores para o gerenciamento ambientalmente adequado de resíduos perigosos, como eletroeletrônicos, poluentes orgânicos persistentes e mercúrio. Já a conferência realizada em Paris no ano de 2015 teve como principal objetivo um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, para assim diminuir o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC a 2100.
3. A avaliação de riscos ambientais é um processo pelo qual são identificados, avaliados e quantificados os riscos à saúde humana ou a algum bem de relevante interesse ambiental a ser protegido. Riscos de Segurança de Processos são riscos impostos por instalações ou atividades, com potencial de causar efeitos severos e imediatos às pessoas, ao patrimônio público ou privado, e/ou impactos agudos ao meio ambiente. Com base nesse conceito, exemplifique uma atividade industrial e os possíveis danos que a mesma poderia trazer ao meio ambiente. (2,0 pontos)
Resposta: A mais conhecida pelos efeitos causados no meio ambiente é a indústria metalúrgica, além da sua atividade envolver grande quantidade de água, e por poluir a mesma com óleos, reagentes químicos e elementos com propriedades radioativas a indústria metalúrgica lança grandes volumes de gases na atmosfera, também gera resíduos sólidos e efluentes com toxidades variadas.
4. As demonstrações e os relatórios contábeis e gerenciais são documentos elaborados pelo departamento e/ou por profissionais da contabilidade a partir das transações que ocorreram nas organizações. Independentemente da busca pela obtenção ou não de lucros econômicos, toda organização que possui um patrimônio emitirá demonstrações e relatórios contábeis e gerenciais. Assim, elenque e caracterize as demonstrações e relatórios contábeis e gerenciais que possuem informações socioambientais. (2,0 pontos)
Resposta: 
- Balanço Patrimonial, que apesar de não ser obrigatoriedade da identificação dos elementos patrimoniais socioambientais, essa demonstração pode e deve conter os seus ativos e passivos;
- Relatórios da Administração, além do conteúdo exigido por lei, deve constar os principais fatores e influências que interferem no desempenho da organização, alterações no meio socioambiental, respostas da entidade a essas alterações, seus efeitos e também a política de investimento da entidade para manter e melhorar seu desempenho, as fontes de financiamento da entidade e a relação pretendida entre passivos e o patrimônio líquido;
- Demonstração do valor adicionado, aparecendo na parte 8 onde elenca os valores gastos com pessoal, na forma de salário e benefícios por exemplo, os impostos taxas e contribuições, remuneração do capital de terceiros e a remuneração do capital próprio;
- Balanço Social que consiste em um instrumento de gestão e evidenciação de informações, de forma transparente, e que reflete o desempenho de uma entidade, assim como sua preocupação com os recursos físicos, financeiros e humanos. Tem a finalidade de tornar conhecida publicamente a responsabilidade socioambiental.
5. O balanço social é uma demonstração que pode ser publicada anualmente pelas empresas, e que reúne uma série de informações sobre sua atuação social, como por exemplo: os projetos, os benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É uma ferramenta que avalia e multiplica a evidenciação da responsabilidade social das empresas. Nesse contexto, quem são os principais interessados nas informações geradas pelo balanço social e quais as informações se espera obter deste demonstrativo? (2,0 pontos)
Resposta: A sociedade inteira é o público alvo das informações contidas no Balanço Social, desde os empregados, clientes, os acionistas e controladores, o governo, as autoridades monetárias, gestores, fornecedores, basicamente todos que fazem parte do ambiente interno e externo da empresa, cada um com o seu interesse específico, os clientes pelo modo que o produto é produzido, fornecedores para o tipo de administração, empregados para a política de investimentos da empresa no corpo funcional, e os gestores para tomada de decisão a respeito de algum investimento social por exemplo.
O Balanço Social tem como o principal objetivo mostrar à sociedade a atuação socialmente responsável da empresa, então nele será encontrado as ações desenvolvidas pela empresa em prol da melhoria da sociedade e os projetos ambientais. Possuindo algumas dimensões, sendo elas:
- Balanço ambiental, que mostra a postura da empresa frente aos recursos naturais, envolvendo gastos e políticas com a preservação, proteção e recuperação, bem como informações quanto a poluentes, produção de resíduos e outros danos ao meio ambiente. 
- Balanço de recursos humanos, onde descreve o perfil da força de trabalho, remuneração, benefícios aplicados, acesso à educação e à saúde, meios de locomoção e recreação para os empregados, dentre outros.
- Demonstração do valor adicionado, onde elenca os valores gastos com pessoal, na forma de salário e benefícios por exemplo, os impostos taxas e contribuições, remuneração do capital de terceiros e a remuneração do capital próprio.

Outros materiais