Buscar

Prova de Arquitetura de Sistemas AV1 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: 
Sistemas de Informação
	Disciplina:
Arquitetura de Sistemas
	Nome do(a) Aluno(a):
	Matrícula:
	Turma: 
 
	Avaliação: 
 AV1
	Data: 19/10/20
	Nota
 
1) Arquitetura de sistemas pode ser definida coma a estrutura fundamental e unificadora do sistema definida sob o ponto de vista de elementos do sistema, interfaces, processos, restrições e comportamentos. Faça um breve resumo a respeito da importância da arquitetura de sistemas para o desenvolvimento de um projeto na área de TI, demonstrando os impactados que pode provocar no resultado do sistema caso não seja feita ou seja mau estruturada. (2,0 pontos)
R: A arquitetura de um sistema é muito importante para o desenvolvimento do sistema pois trata-se da orientação ao entendimento do negócio e tem como principal foco a análise das necessidades dos usuários dentro do sistema a ser desenvolvido, fazendo com que os analistas que farão o projeto estejam compreendo bem os objetivos do sistema. Ao desenvolver o sistema de forma mau estruturada, dificilmente o projeto vá sair de acordo com o que o usuário/cliente espera, causando assim um grande transtorno ao usuário, fazendo que ele volte para desenvolvimento, e leve mais tempo para entregar o que ele realmente espera.
2) Durante os anos, vários modelos de arquitetura de sistemas foram sendo criados, com o objetivo de melhorar a performance e a comunicação entre as partes envolvidas na elaboração e construção de um sistema, dentre eles podemos destacar: o modelo em CAMADAS; o MVC; o big ball of mud; arquitetura baseada em micro serviços; arquitetura orientada a mensagens; arquiteturas Publish/Subscribe. 
Explique o modelo baseado em micro serviços e o orientado a mensagens. 
Atualmente se fala muito em aplicações WEB que envolvem o modelo front-end e back-end, outra tecnologia muito falada ultimamente é a Internet das Coisas(IOT), em que tipo de arquitetura cada uma delas melhor se enquadra e por que? (2,0 pontos)
R: Arquitetura Baseada em Micro Serviços- Trata-se de uma maneira de desenvolvimento de aplicações onde cada módulo do software é um serviço e que trabalha independente da aplicação principal. Nessa arquitetura, cada módulo recebe requisições, processa, e devolve o resultado a quem solicitou. 
Arquitetura Orientada a Mensagens- trata-se de uma maneira usada para a comunicação entre processos ou threads de mesmo processo. Estabelece um protocolo de comunicação assíncrona onde quem envia a mensagem e quem recebe não precisa interagir ao mesmo tempo. 
Modelos front-end e back-end se enquadram geralmente em Micro-serviços pois trabalham separadamente recebendo requisições, processando e devolvendo ao requerente, normalmente utilizando o protocolo HTTP. 
IOT se enquadra em Orientação a Mensagens, pois a comunicação pode ser de forma que o remetente e o destinatário da mensagem não precisam interagir ao mesmo tempo. As mensagens são enfileiradas e armazenadas até que o destinatário as processe.
3) Um requisito é a propriedade que um software exibe para solucionar problemas reais, é a conjuntura indispensável para satisfazer um objeto. Quando se trata de um software sob demanda, por exemplo, um requisito é uma maneira pelo qual o sistema oferecido deve fazer, ou um condicionamento no desenvolvimento do sistema. Lembrando que, em ambas as ações, embora o programador ou o arquiteto de software tenham suas opiniões, é importante chegar em um acordo para resolver o problema do cliente. Esse sempre será o foco.
Ao começar um projeto, após o levantamento do problema (“a dor do usuário”) e a proposta da solução, os requisitos já devem ser levantados, entendidos e documentados. Os mesmos se dividem em requisitos funcionais e não-funcionais, explique o significado de cada um deles, elabore um problema e destaque alguns desses requisitos dividindo-se nessas duas categorias (funcionais e não-funcionais). (2,0 pontos)
R: Requisitos Funcionais- Definem funcionalidades e o comportamento do Sistema. É aquilo que descreve cada ação que o sistema deverá fazer.
Requisitos Não-Funcionais- Definem características do sistemas e padrões de qualidade como desempenho, confiabilidade, segurança e etc. 
Ex.: Desenvolvendo um aplicativo de mensagens. 
RF001: O sistema deve autenticar usuários. 
RF002: O Sistema deve manter usuários. 
RN001: O sistema deve ter autenticação de dois fatores. 
RN002: O sistema deve ser responsivo. 
4) Na área de Engenharia de Software, a UML é uma linguagem de modelagem que permite representar um sistema de forma padronizada (com intuito de facilitar a compreensão, pré-implementação). A UML prevê diversos estereótipos prontos para o diagrama de componentes, tais como: Executável, Biblioteca, tabelas, Documentos etc. 
Em que fase da elaboração de um projeto UML se dá a construção do diagrama de componentes, o que justifica sua utilização e em que caso o seu uso não é recomendado e por que? (2,0 pontos)
R: Implementação, utiliza-se o diagrama de componentes para auxiliar no desenvolvimento mostrando cada componente que precisará ser desenvolvido e a ligação entre eles. Não é recomendado desenvolver antes da fase de desenvolvimento, pois não será tão preciso a construção dela.

Continue navegando