A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS II - ATIVIDADE 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Língua Brasileira de Sinais - Libras II (LBR07)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:656009) ( peso.:1,50)
	Prova:
	25540333
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Psicologia da Aprendizagem é uma disciplina muito importante para os cursos de licenciatura, uma vez que ela pode servir de guia para as ações e escolhas pedagógicas, reduzindo o número de incertezas e estimulando a reflexão referente às práticas profissionais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Ela permite despertar o senso crítico do professor para que ele não desenvolva seu trabalho de forma que tenha um impacto durável na aprendizagem dos seus alunos.
II- Ela não permite despertar o senso crítico do professor para que ele desenvolva seu trabalho de forma que tenha um impacto durável na aprendizagem dos seus alunos.
III- Ela permite despertar o senso crítico do professor.
IV- Ela permite despertar o senso crítico do professor para que ele desenvolva seu trabalho de forma que tenha um impacto durável na aprendizagem dos seus alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	É um espaço intersubjetivo, visto que os interlocutores assumem que suas versões particulares do espaço real são mutuamente coerentes. Os espaços mentais fictícios criados durante uma contação mapeiam, no espaço real - assim compondo espaços integrados -, os espaços dos eventos sendo narrados, isto é, os espaços mentais que correspondem à conceitualização do mundo da história (OAKLEY, 1998). Sobre seus ambientes, participantes, objetos e ações, analise as sentenças a seguir:
I- O espaço real mental não se refere ao ambiente físico que não permitem versões particulares.
II- Os interlocutores não se referem, mas é um espaço mental conceitualizado, ou seja, subjetivo.
III- O espaço real mental se refere ao ambiente físico palpável, mas é um espaço mental conceitualizado, ou seja, intersubjetivo.
IV- Haja vista que os interlocutores não fazem manipulações de cenas, por isso não correspondem ao contexto.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OAKLEY, T. V. Conceptual blending, narrative discourse, and rhetoric. Cognitive Linguistics, v. 9 n. 4, p. 321-360, jan. 1998.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	A noção de espaço real concreto e topográfico tem relação ao espaço em que os objetos e seres animados ou inanimados ocupam no mundo físico. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Libras determina várias técnicas ligadas à visualidade que são relevantes para filmagens de falantes do português.
(    ) A Libras não exige que o ouvinte tenha a visualidade que é muitas vezes relevante para filmagens de falantes do português.
(    ) A Libras exige determinadas questões técnicas ligadas à visualidade que muitas vezes não são relevantes para filmagens de falantes  do português.
(    ) A Libras não exige determinadas questões técnicas ligadas à visão que muitas vezes não são importante para os ouvintes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	4.
	Os elementos sígnicos exprimem fatos, ações ou coisas e são unidades primordiais para encadear enunciados no espaço de sinalização que se transforma em um local de representação linguageira. Sobre o espaço de sinalização na língua brasileira de sinais, analise as sentenças a seguir:
I- Com a aprendizagem e uso da Libras, a percepção visual muda, permitindo a ampliação da visão periférica. Trata-se de uma habilidade que é preciso desenvolver.
II- Não olhe sempre para o rosto do sinalizante, apenas na hora da soletração, isso permitirá ter um apanhado geral de tudo o que está acontecendo dentro do espaço de sinalização.
III- Não usamos uma habilidade parecida na leitura, pois a parte central do olho, a fóvea, é que permite ver os caracteres em número aproximado de nove letras, quatro de um lado e quatro do outro da letra que está sendo fixada.
IV- Trata-se de uma habilidade que é preciso desenvolver.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	A direção do olhar faz parte da gramática da Libras que desempenha as funções de recuperação referencial, de evidenciação de fenômenos linguísticos e poéticos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A direção do olhar se apresenta nas transferências de localização de um referente que se desloca no espaço sinalizado.
II- A direção do olhar se apresenta na complementaridade dos verbos direcionais.
III- A direção do olhar não pode assumir a perspectiva do narrador ou de uma personagem.
IV- A direção do olhar se apresenta e de marcação de contraste lexical.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e VI estão corretas.
	6.
	As práticas pedagógicas constituem o maior problema na escolarização das pessoas com surdez. Torna-se urgente repensar essas práticas para que os alunos com surdez não acreditem que suas dificuldades para o domínio da leitura e da escrita são advindas dos limites que a surdez lhes impõe, mas, principalmente, pelas metodologias adotadas para ensiná-los. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de ensino deve ser avaliado.
II- O processo de ensino não deve ser avaliado, primeiramente, para somente depois analisarmos o processo de aprendizagem dos alunos surdos.
III- O processo de ensino deve ser avaliado, primeiramente, para somente depois analisarmos o processo de aprendizagem dos alunos surdos.
IV- O processo de aprendizagem dos alunos surdos não é analisado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	As línguas de sinais padronizadas são sistemas linguísticos complexos que evoluíram graças a muitos fatores por meio de um processo complexo, como institucionalização, crescimento do número de interlocutores fazendo uso do mesmo código e outros. Sobre a diferença mais marcante entre as línguas de sinais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Códigos linguísticos.
	 b)
	Itens lexicais.
	 c)
	Códigos gestuais.
	 d)
	Métodos oralistas.
	8.
	As relações entre os elementos verbais e nominais da Libras se dão pela semantização do espaço e pela organização topográfica dele, em que o uso adequado dessas porções permite a construção do significado. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Espaço faz parte da gramática dessa língua.
II- Uma vez que porções dele são atribuídas a referentes distintos.
III- Verbos direcionais e espaciais não exploram essas porções.
IV- Verbos direcionais e espaciais exploram essas porções.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	9.
	Busca-se, assim, encontrar o que há de comum com a língua oral e descartar sua proximidade com os gestos. Isso também é um ato de reserva e prevenção, uma vez que os estigmas estavam arraigados no imaginário da sociedade da época. Em meados da década de 1980, a pesquisa em língua de sinais começava a despertar a sociedade para a necessidade do seu reconhecimento a fim de oferecer ao