Buscar

RESUMO EXPA

Prévia do material em texto

CATEGORIA: RESUMO EXPANDIDO
SAÚDE X DOENÇA: A VISÃO DA SOCIEDADE DIANTE AOS HÁBITOS SAUDÁVEIS 
Beatriz de Jesus Sodré Bianca Aila Novais de Sousa
RESUMO: 
Segundo o conceito de 1947 da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é definida como: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.”
A saúde e a doença de um indivíduo ou população é considerada interligadas e são consequência dos mesmos fatores. Esse conjunto de relações que produz e condiciona o estado de saúde e doença de uma população, se modifica nos diversos momentos e históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.
PALAVRAS-CHAVES: Saúde; Doença; OMS.
INTRODUÇÃO:
“Ter saúde significa muito mais do que não apresentar nenhuma doença física” – Johnny De Carli. Sabendo disto, o trabalho visa mostrar o ponto de vista da sociedade diante do que seria ter hábitos saudáveis, bem como o processo saúde-doença.
Esse processo, no final da década de 1970 começou a ganhar força, a concepção deste como um processo sistêmico. Esse sistema, é entendido como “um conjunto de elementos, de tal forma relacionados, que uma mudança no estado de qualquer elemento provoca mudança no estado dos demais elementos” (Roberts, 1978 apud Almeida Filho; Rouquayrol, 2002). Ou seja, essa noção de sistema incorpora a ideia de todo, de contribuição de diferentes elementos do ecossistema no processo saúde-doença. Dessa forma, cada vez que um dos seus componentes sofre alguma alteração, esta repercute e atinge as demais partes, num processo em que o sistema busca novo equilíbrio.
 A escolha do tema foi pensada como uma forma de abranger a visão atual das pessoas sobre saúde e doença, como melhorar alguns hábitos sobre isto e a perspectiva pessoal de cada um sobre o tema proposto. 
Elenca-se também as necessidades que o corpo humano necessita para se manter saudável, mesmo com toda a dificuldade criada por conta da vida corrida do dia-a-dia, são apresentadas soluções de como isso poderia ser revertido. 
O objetivo do estudo é propor soluções saudáveis e rápidas, e também demonstrar como as pessoas se comportam diante dos cuidados com sua saúde, e também de como tudo aquilo que for considerado como doença afeta a vida destas pessoas. 
MÉTODO:
As entrevistas foram realizadas com 10 pessoas, sendo 5 homens e 5 mulheres, através de meios de comunicações virtuais (WhatsApp e Instagram), na qual foram feitas três perguntas sobre o que seria saúde, doença e se eles se consideravam saudáveis, tendo como público alvo todas as faixas etárias.
Em relação aos aspectos éticos o presente estudo zelou pela participação voluntária, legitimidade das informações e a privacidade dos participantes, nos quais serão considerados em todo o processo de construção do trabalho. Os dados coletados serão utilizados exclusivamente para fins acadêmicos.
RESULTADOS E DISCUSSÕES:
Com as informações coletadas através das entrevistas, podemos concluir que, na questão da saúde a prioridade dos indivíduos é sempre de ter uma boa alimentação, praticar esportes e exercícios, para que o corpo apresente um bom metabolismo, além da saúde mental, para que possa obter uma qualidade de vida cognitiva ou emocional. Constituindo assim um bem-estar alimentar, físico, mental e espiritual.
Já a doença, é a alteração negativa do estado de saúde, que está relacionado tudo aquilo que tira o prazer de viver e de ser uma pessoa ativa. Também é citado que uma má alimentação, a falta de disposição e de descanso, são fatores considerados também como doenças. Se a mente está afetada, automaticamente atividades que deveriam ser feitas com disposição e facilidade se tornam algo extremamente difíceis a serem realizadas, o estresse do dia-a-dia também contribui bastante para o aparecimento de doenças, especialmente mentais.
Para isto, é necessário que busquemos atos saudáveis, como se exercitar, ajudando o organismo a funcionar corretamente, atrelado a isto, uma boa alimentação com as necessidades que o nosso corpo precisa, além de sempre buscar dormir as horas necessárias para que o corpo possa descansar de forma correta.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Concluímos que ao realizar as entrevistas propomos aos leitores uma reflexão sobre seus hábitos atuais para com a sua saúde, e como isto afeta diretamente a sua vida e seus hábitos diários. Compilamos relatos de pessoas de diversas idades e classes diferentes, e registramos a opinião de cada um sobre o que consideram saúde x doença.
REFERÊNCIAS:
MARQUES, Marli. Concepção de saúde-doença e o cuidado em saúde.
OMS (Organização Mundial da Saúde).

Continue navegando