Buscar

ROTEIRO DE NEUROANATOMIA 1

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE NEUROANATOMIA 1 
1) Qual é a importância do estudo da embriologia para o Sistema Nervoso?
O estudo da embriologia do sistema nervoso é importante principalmente para aumentar a compreensão de um dos sistemas mais importantes do humano e outros seres vivos, esses estudos servem para entender a função do sistema nervoso, entender como ele é formado, como ele é reestruturado anatomicamente e o que pode ser considerado normal ou anormal.
2) Qual o significado do sistema nervoso surgir a partir da superfície externa dos organismos?
 3) Qual o folheto embrionário relacionado com a origem do sistema nervoso?
O folheto embrionário que é relacionado com o sistema nervoso é o ectoderma é aquele que está em contato com o meio externo do organismo e é dele que se origina o sistema nervoso.
Assim podemos dizer que a formação do sistema nervoso consiste em um espessamento do ectoderma, situado acima do notocorda, formando a chamada placa neural.
 4) Que função tem a notocorda e o mesoderma na formação do tubo neural? Como isso foi comprovado?
A notocorda é a nossa medula primitiva, que é formada pelo mesoderma que dá sustentação ao tubo neural, além disso ele forma o canal vertebral e o sistema ósseo que envolve o sistema nervoso, por isso ao longo do desenvolvimento do embrião, a notocorda sumirá e no lugar onde ficava surgirá a coluna vertebral.
5) O que o tubo neural e a crista neural origina no sistema nervoso?
O tubo neural origina o sistema nervoso central que forma o encéfalo, a medula e a crista neural, assim as células da crista neural originam os gânglios espinhais e os gânglios do sistema nervoso autônomo, além de formar a bainha de nervos e meninges do cérebro. 
6) Faça um resumo de como ocorre o fechamento do tubo neural. 
Primeiramente, ocorre um espessamento da placa neural, que se dobra para cima, ficando em formato de U e gerando o sulco neural, após ocorre a fusão das dobras da placa, formando o tubo neural. Ou seja o tudo neural possui 4 etapas sendo elas a formação da placa neural, o espessamento da placa neural, a dobra da placa neural para formação do sulco neural, e por fim fechamento do sulco neural para formar o tubo neural. O tubo se fecha quando as duas extremidades da dobra neural se encontram na linha do meio do embrião. Entretanto, esse processo não ocorre simultaneamente ao longo de toda a extensão do embrião, normalmente começando na região cefálica e terminando na região caudal.
7) Comente sobre as dilatações do tubo neural. 
O tubo neural sofre três dilatações, produzindo as vesículas primordiais, sendo prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Essas dilatações vão formar parte do sistema nervoso central seguindo critérios embriológicos e tendo todo o sistema nervoso dividido em :
Encéfalo Primitivo – Prosencéfalo – Telencéfalo – Diencéfalo – Cérebro.
Encéfalo Primitivo – Mesencéfalo – Mesencéfalo 
Encéfalo Primitivo – Rombencéfalo – Metencéfalo ( Ponte Cerebelo) – Mielencéfalo (Bulbo) 
Todos eles formam o Encéfalo e a Medula Primitiva forma a Medula Espinhal.
8) Relacione as estruturas formados no sistema nervoso central através das cavidades do tubo neural.
O tubo se fecha e lá dentro tem as cavidades preenchidas por liquido que contem proteína, esse liquido é muito importante na proteção do sistema nervoso. 
A luz do tubo neural sofre modificações e permanece no sistema nervoso central onde:
A cavidade, na parte lateral do telencéfalo são formadas pelos ventrículos laterais, a do diencéfalo e a parte mediana do telencéfalo pelo terceiro ventrículo, o Rombencéfalo pelo quarto ventrículo, do Mesencéfalo pelo aqueduto cerebral e a Medula Primitiva pelo canal central.
 9) O que são as flexuras arquencéfalo? Cite-as na ordem como elas aparecem no embrião em desenvolvimento. 
As flexuras no tubo neural auxiliam na acomodação do encéfalo quando ele ainda possui formato cilíndrico onde será a cabeça arredondada.
Assim possuímos 3 tipos de flexuras sendo elas:
Flexura Cefálica, a Flexura Cervical e a Flexura Pontina.
10) Como são classificados estruturalmente e funcionalmente os neurônios? 
Unipolares- onde uma projeção deixa o corpo celular que se divide em duas partes.
Bipolares – onde duas projeções alongadas deixam o corpo por suas extremidades.
Multipolares – onde apresentam muitos prolongamentos e um número variado de dendritos.
11) O que são sinapses? Quais seus tipos? Como elas ocorrem?
As sinapses são pontos de contato entre os neurônios para a passagem de informações e entre neurônios e células efetoras. Elas podem ser Elétrica onde o sinal elétrico é transmitido diretamente da célula pré-sináptica via junções comunicantes e Química onde o sinal elétrico na célula pré-sináptica é convertido em um sinal químico, na forma de um neurotransmissor o qual atravessa a fenda sináptica e se liga a um receptor na membrana das células pós-sináptica.

Continue navegando