Buscar

Relatório de Estágio UNOPAR-ANHANGUERA - Educação Física I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

nome da universidade
EDUCAÇÃO FÍSICA
nome do aluno
 A
RELATÓRIO DO ESTÁGIO curricular Em educação FÍSICA I– EDUCAÇÃO INFANTIL e anos iniciais do ensino fundamental
Cidade-Estado
2020
nome do aluno
RELATÓRIO DO ESTÁGIO curricular Em educação FÍSICA I– EDUCAÇÃO INFANTIL e anos iniciais do ensino fundamental
Relatório apresentado à UNOPAR, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Educação I: Educação Infantil e Anos Iniciais de Ensino
Cidade
2020
SUMÁRIO
1	LEITURAS OBRIGATÓRIAS	3
2	PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)	5
3	ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC.........	7
4	ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA	9
5	CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS....	11
6	PLANOS DE AULA	13
CONSIDERAÇÕES FINAIS	16
INTRODUÇÃO
O Plano de Trabalho adaptado solicita-se o cumprimento das seguintes atividades: leitura obrigatória, conhecer o Projeto Político Pedagógico, as abordagens dos temas transversais contemporâneos da BNCC, a atuação do professor inter-relacionado com a equipe administrativa e pedagógica, as metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais e dois planos de aula direcionadas na disciplina de Educação Física, no ensino infantil. No entanto, o relatório do estágio, foi modificado por conta da pandemia que as sociedades brasileiras estão enfrentando. Nesse sentido, ficou impedido o contato com a escola para conhecer fisicamente e atuar a regência na modalidade da Educação Infantil. 
 Sendo assim, as atividades foram organizadas por meio de textos e vídeos na qual relata a organização de uma escola, bem como suas funções sociais e objetivos que buscam concretizar para a formação social do aluno. No primeiro momento destaca-se o texto de D’Avila e Silva (2018), na qual aborda o papel do professor de Educação Física na Educação Infantil.
Em seguida, trata-se sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), um documento importante e obrigatório nas escolas. Nesse mesmo tópico, pressupõe as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inter-relacionando com a elaboração do PPP. No entanto, cabe ressaltar a importância de conhecer a atuação do professor regente e suas relações com a equipe pedagógica. Além disso, é caracterizado as atividades essenciais para sua rotina escolar. 
 Conta-se também com os temas transversais, na qual será abordado no terceiro tópico, conceituando a transversalidade e sua importância no ambiente escolar. Considera-se essencial trabalhar com esses temas, pois, possibilita relacionar com o cotidiano do aluno para concretizar seu desenvolvimento. Para isso, todo professor deve repensar nas suas metodologias para possibilitar uma educação de excelência. Assim, caracteriza-se as metodologias ativas e seu uso de tecnologias digitais na sala de aula. 
Foi apresentado uma solução para a situação problema, em, que descreve os casos de evasão escolar e o baixo rendimento do aluno. Contudo, é necessário o professor através de aulas mais atrativas e mobilizar os alunos e permitir que se sintam acolhidos no ambiente escolar. No entanto, quando se trata da Educação Infantil, o uso de diferentes metodologias favorece na garantia da aprendizagem do aluno.
	Considera-se as atividades adaptadas essenciais para a compreensão referente a atuação do professor da Educação Física na Educação Infantil. Sendo assim, foi positiva para minha formação como professora. Em geral, o textos e vídeos possibilitaram conhecer melhor o trabalho do professor na escola, bem como apresentou um pouco de sua realidade escolar. Percebe-se que são muitos desafios na atuação do professor, sendo necessário busca de conhecimento constante para refletir e possibilitar uma educação de qualidade. 
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A pesquisa apresentada é de D’Avila e Silva (2018), na qual tematiza a importância do Professor de Educação Física na Educação Infantil, bem como contribui para o desenvolvimento da criança. No entanto, enfatiza a necessidade da união entre o professor docente e de educação física para possibilitar aulas lúdicas e afetiva para crianças da faixa etária de 0 a 5 anos. 
Desde a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n. 9.394/96, é preciso obter um professor específico para essa área. No entanto, em seu art. 26 § 3º: “A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos” (BRASIL, 1996)
Dessa forma, a escola deve possibilitar ao aluno experiências com a cultura do movimento e experiências nas maneiras de movimenta, para o seu desenvolvimento corporal. Isto é, necessita ser desenvolvida nas crianças em seus aspectos, motor, cognitivo e afetivo social. Para tanto, o texto apresenta o papel do professor de Educação Física no desenvolvimento social, cognitivo e motor das crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, em conjunto com os saberes da professora docente para possibilitar a criança experiências e desafios em suas vidas. 
No que ser refere à educação física na Educação Infantil, é necessário o profissional compreender que a criança está na fase de grande importância de sua vida: sua formação. É nessa fase que ela constrói experiências motoras, consegue realizar movimentos completos em danças, ginástica e lutas. Dessa maneira, junto com a professora docente, o profissional irá conhecer as caraterísticas e realidade de cada aluno para compreender suas necessidades. Assim, percebe-se quais habilidades devem ser exploradas para planejar os jogos e brincadeiras lúdicas de acordo com os objetivos específicos definidos. 
Portanto o professor de Educação Física, tem seu papel de orientar as atividades específicas para concretizar os objetivos propostos nessa modalidade. Conforme os autores, as crianças devem entender que ela não é única e que precisa aprender a socializar e viver no coletivo. Isto é, as práticas pedagógicas são efetivadas com a inserção do indivíduo na sociedade, aquele que divide, respeita, compreende o espaço do outro e aprende a conviver em harmonia. No entanto, o professor deve se exemplo para o aluno. De acordo com D’Avila e Silva (2018), o professor não deve fragmentar os conhecimentos. Pois, é preciso realizar um trabalho junto com a professora docente da turma para possibilitar que a criança relacione aspectos interno e externo da escola. 
O professor de Educação Física deve propor um trabalho diário sem aulas mecânicas e modelos tradicionais. A escola por sua vez, deve obter um ensino, onde a criança tenha liberdade para se expressar, com rotinas estabelecidas refletindo na sua formação social. E, para a Educação Física ser bem inserida na instituição, cabe o profissional se adequar na rotina da escola, características da turma e no trabalho do professor docente. Isto é, sua prática deve propiciar o desenvolvimento integral do aluno. 
Vale ressaltar que, para esse trabalho coletivo seja concretizado positivamente, o professor docente deve participar das aulas de Educação Física para conhecer melhor as crianças de sua turma e outros contextos e construir vínculos entre eles, qualificando as ações pedagógicas. No entanto, essa relação entre os professores, deve ser uma troca de experiências e auxilio para lidar com os alunos, deixando-os seguros. 
A partir da leitura obrigatória realizada, afirma-se a importância do professor de Educação Física na modalidade da Educação Infantil, bem como promove a formação integral das crianças, possibilitando explorar todas as formas de movimento. Os professores devem trabalhar em conjunto para um completar o outro, procurando um equilíbrio nas condições das crianças pequenas. 
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
	
	1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
	O Projeto Político Pedagógico
(PPP) é um documento que define a cultura da escola, suas potencialidades e limitações. Sua construção e elaboração é coletiva, incluindo a participação da equipe pedagógica, dos funcionários, alunos e familiares. Seu objetivo é garantir o seu papel de formação social e socialização do conhecimento, bem como ocorre a produção do trabalho escolar. Dessa maneira, vale ressaltar que é um documento importante para função social da escola e nas definições do trabalho pedagógico e sua avaliação, principalmente aos alunos apropriarem da aprendizagem de maneira atualizada e sincronizada com a sua realidade.
	O PPP é um documento norteador da aprendizagem e que define o caminho que pretende percorrer para alcançar seus objetivos. A maior preocupação de uma escola, é propor uma educação de qualidade, e, para isso, é preciso que toda a equipe e comunidade escolar participe da elaboração desse documento. Nele é definido a identidade da escola, reunido de ações que querem cumprir e propor o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos de maneira efetiva. São um conjunto de ações para planejar, executar e avalia durante o ano escolar. É político pois, conta a contribuição de todos os envolvidos da escola (funcionários, professores, alunos, familiares), e, visa uma formação de indivíduos críticos, cidadãos para atuarem na comunidade. 
	
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? 
	No que se refere as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estão expressas para nortear os caminhos pedagógicos. O Ministério da Educação (MEC) apresenta que por meio das competências, mobiliza-se os conhecimentos no que diz a respeito do princípio ético, estéticos e políticos que possibilita a formação humana em suas múltiplas dimensões. No entanto, busca garantir o crescimento do aluno, para prepara-lo na sociedade e no mercado de trabalho. Contudo o documento da BNCC é o que define as aprendizagens essências, e além disso, eles devem estar inter-relacionado com o PPP, pois, possibilita mudanças no cotidiano da escola. 
3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação? 
	A avalição é um instrumento que deve ser refletido, pois, na Educação Infantil deve propor um instrumento que avalie por meio da observação constante. Sendo assim deve ser contínua e acompanhado orientados por registro que comunique a equipe administrativa e pedagógica da escola. Na avaliação, será diagnosticada como a criança se desenvolve e identificará quais os pontos que deverão ser desenvolvidos. Dessa maneira são dois pressupostos a seguir: de observação e reflexão. 
O professor observa de maneira criteriosa e atento referente as manifestações das crianças ao longo do dia no ambiente escolar. Além disso o professor irá refletir diante o significado dessas manifestações conforme o desenvolvimento de seu aluno. Vale ressaltar que a avaliação não deve ser quantitativa, na qual classifica ou reprova a criança. E sim de maneira qualitativa, que propõe reflexão e caracterize os pontos. 
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
	Considera-se as abordagens dos temas transversais contemporânea da BNCC, essencial para a compreensão do futuro professor. Esses temas são: meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia. Vale ressaltar, eles foram definidos em outras regulamentações e são retomadas e representados para indicar essa importância. Dessa maneira, as escolas devem compor o currículo e as redes de ensino, pois, é obrigatório trabalhar com esses temas articulando sua realidade local e seu contexto. Nesse sentido, é preciso inserir no currículo de acordo com o contexto que a BNCC de alguma maneira já traz suas habilidades. 
1. Como podemos entender o termo Transversalidade? 
	 Entende-se de transversalidade são diversos conteúdos que representa um conjunto de valores, atitudes e comportamentos que devem ser ensinados. A transversalidade surgiu para romper com a fragmentação do ensino. As práticas com temas transversais são evolvidas diversas áreas de conhecimento, bem como finalidade de definir metodologias que possibilite que aluno aprenda sistematicamente a sua realidade. 
2. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? 
	Nesse sentido, trabalhar com temas transversais é imprescindível para a formação do indivíduo, pois, através de estratégias curriculares com os temas, tem como intenção de despertar o interesse do aluno no conteúdo. No entanto, não são constituídas novas áreas de conhecimento e sim uma maneira de abordar de forma contínua e sistemática ao longo do ano letivo. Sua importância engloba na necessidade de o professor romper com sua atuação formalizada e expandir a sua relação com os alunos. 
3. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação? 
	Os temas transversais que engloba os valores da democrática e cidadania são essenciais no curso de graduação. Pois, com os estudos e pesquisas, fazem com que o futuro professor saiba responder as questões da nossa sociedade atual. Entretanto na formação do professor, o currículo deve se encontrar fundamentado numa educação que contribua para o desenvolvimento da sociedade. Ou seja, com comprometimento do professor, com caráter, ética e humanidade, possibilita uma boa convivência entre os indivíduos da sociedade. O professor deve conhecer a realidade, para identificar as dificuldades e buscar superação. É uma missão atuar nas escolas que visam a formação do indivíduo, e, para isso é preciso de um currículo adequado para atender tais necessidades. 
4. O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua perspectiva sobre essa metodologia. 
· Problematização da realidade e das situações de aprendizagem; 
· Superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica;
· Integração das habilidade e competências curriculares à resolução de problemas; 
· Promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva. 
	As perspectivas dessas metodologias são formuladas para contribuir para aplicação do conhecimento teóricos adquiridos pelos alunos. Assim, possibilita que eles realizam uma assimilação do conteúdo de maneira prática. E, para que isso ocorra, é preciso do método voltado para avaliação que possibilita garantir a eficácia na aprendizagem dos alunos. Realizando as metodologias, seguindo as estratégias definidas, o aluno irá criar uma visão ampla e crítica do conteúdo estudado. Isto é, o aluno ressignifica as informações expostas pelo professor de maneira diferente. 
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
1. 	 Considerando os conhecimentos abordados sobre a docência na educação infantil, aponte três atividades que fazem parte da rotina de trabalho do professor e explique como essas atividades devem ocorrer.
	São atividades essenciais na rotina de trabalho: o acolhimento, na refeição e na brincadeira livre. Pois, a prática educativa deve ser estimulada desde o primeiro momento da criança na escola. As crianças chegam na escola e já são possibilitados brinquedos ou livros para manuseio e exploração. 
	A alimentação também é uma atividade pedagógica que possibilita o desenvolvimento da criança, pois nesse momento o professor apresenta a importância de uma boa alimentação. Para os bebês, tem o momento da mamadeira, sempre
tornando esses momentos agradável. A brincadeira pode ser livre ou dirigida, pois o professor possibilita espaço diversificados, tais como: sala de aula, pátio, quadra esportiva, parque, areia, entre outros. O professor deve sempre se encontrar em observação nas manifestações das crianças, olhar suas habilidades e condições. Para bebês, é preciso de estimulação. 
2. Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular. 
Para realização e organização de tais atividades, o professor precisa se encontrar em sempre na parceria com a equipe pedagógica. Pois, é necessária uma orientação tendo como referência a utilização do PPP e da Proposta Curricular. Vale ressaltar que o profissional pedagogo deve obter o domínio das teorias e práticas no ambiente escolar. Ninguém na escola trabalha sozinho, sendo preciso uma união, um trabalho coletivo.
Assim, o pedagogo deve apresentar a proposta curricular para estabelece a maneira de ensinar e formas de avaliação de aprendizagem. Além disso, é importante também a organização do tempo e espaço da escola. Todos os professores devem se organizar para cumprir com as necessidades da escola. Nesse sentido, a equipe pedagógica tem função de viabilizar o que for necessário para que a escola funcione da maneira que almeja, dando o suporte ao professor na execução do PPP e apresentar as melhores maneiras de agir no determinado momento. 
3. No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar
No entanto vale ressaltar a atribuição da equipe administrativa, relatando como é importância a relação entre direção e equipe pedagógica para a qualidade de ensino. Nesse sentido, para que a escola funcione de maneira adequada e eficiência na sua prática pedagógica é preciso alinhar as propostas do PPP. Assim, todos que compõe a instituição, é fundamental que estejam caminhando juntos na efetividade das práticas pedagógica, no sentido de garantir melhores experiências aos alunos, com atividades significativa e adquirindo o melhor desempenho.
Contudo a equipe toda da escola, incluindo a direção, precisa realizar um trabalho pedagógico juntos, definindo as metodologias, conteúdos, forma de avaliar, formas de resolver os problemas, de lidar com alunos, entre outros. O diretor é responsável em acompanhar a parte administrativa e pedagógica. No que se refere a parte pedagógica, o mesmo deve se encontrar a frente com todas as informações, desde as condições psicológica do aluno, até seu desempenho dentro do ambiente escolar. Ele é responsável pelo suporte, recursos financeiros e materiais, organização, sistematização, entre outros. Todo o suporte dado pelo direto é para possibilitar um bom desempenho do corpo escolar.
17
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Conceituando as metodologias ativas, são estratégias que atualmente segue com a influência do uso das tecnologias digitais nas escolas. O uso da tecnologia deve propor discussões, interações, atividades de análise, síntese e avaliação no sentido de solucionar problemas do nosso cotidiano. Assim, entende-se que a metodologia ativa proporciona que o diálogo e reflexão do aluno, por meio da problematização do conhecimento. Dessa forma, considera-se o aluno como agente principal e responsável pela sua aprendizagem para desenvolver seus pensamentos crítico e atuar na sociedade atual. Contudo, as metodologias ativas estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar. 
O material dispostos apresenta-se algumas metodologias ativas e suas caracterizações:
· Webquest: é uma metodologia de ensino que utiliza diferentes recursos para desenvolver uma tarefa de investigação estruturada. Ele possui um formato de organização da informação sendo constituídos pelos componentes de introdução, tarefa, processo, avaliação, conclusão e referências.
· Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP): uma metodologia baseada em um processo de investigação e elaboração de produtos interdisciplinar. Inicia-se sua execução por meio de uma pergunta complexa organizada e estruturada com: pergunta motivadora, desafio proposto, pesquisa e conteúdo, cumprindo o desafio, reflexão e feedback, resposta da pergunta inicial e avaliação da aprendizagem. 
· Sequência didática: é uma metodologia, composta por um conjunto de atividades planejadas para ensinar um conteúdo de passos e etapas ligadas entre si. A sua organização corresponde os objetivos propostos pelo professor para realizar um aprendizado significativo e eficiente. Seus componentes são: contextualização, planejamento, realização e aplicação. 
· Aula gamificada: é uma metodologia que surge no contexto escolar com o uso da tecnologia digitais, superando a modalidade tradicional, com recursos como computadores, tablete e smartphones. Esses recursos são meios de aproximar a realidade do aluno na sala de aula. Os passos são: compreender os resultados esperados da aprendizagem, escolher o que será trabalhado (tema, ideia ou desafio) e criação da estrutura do jogo. 
· Ensino híbrido: é um modelo de educação forma que se caracteriza em combinar tempos, espaços, atividades, público, misturando o ensino presencial e propostas de ensino online por meio de tecnologia. Para o ensino híbrido, são elencados rotação por estação, laboratório rotacional e rotação individual. 
Dessa maneira, para a situação problema, e uma escola que precisa criar as estratégias por meio das metodologias ativas para combater a evasão e o baixo rendimento escolar. Apresenta-se uma aula de gamificação. O professor de Educação Física, pode possibilitar aulas integradoras, na qual possibilita ao aluno socializar e se sentir parte da escola. Assim, no próximo tópico é a elaboração de dois planos de aula, com uso das metodologias ativas e tecnologia digitais. Com uso de rádio para músicas na quais permitem que os alunos trabalhe sua corporeidade, bem como outros desenvolvimentos específicos na habilidade motora. 
6 PLANOS DE AULA
	Plano de aula 1
	Identificação
	Disciplina:
	Educação Física
	
	Turma:
	 Educação Infantil
	
	Série
	Infantil I
	
	Período
	Matutino
	Conteúdos
	Habilidades Motoras / animais (macaco)
	Objetivos
	Objetivo Geral: Trabalhar o esquema corporal e desenvolver a percepção auditiva 
Objetivo Específicos:
Desenvolver a concentração
Estimular a coordenação motora
Ampliar a habilidade motora e equilíbrio
	Metodologia
	1) Inicialmente andar em diferentes ritmos por dez minuto pela sala
2) Brincadeira: macaco disse: As crianças ficam em fila uma do lado do outro, e o professor realiza a comanda da brincadeira: só vão fazer o movimento quando o professor falar: o macaco disse. Em seguida falar a frase de cada vez para crianças realizarem o movimento: mão na cintura, mão na cabeça, faça careta, pule para trás.
3) Brincadeira cada macaco no seu galho: O grupo forma uma roda, e um dos participantes fica no centro. Os jogadores da roda irão perguntar: "Que horas são?”. Quem está no meio responde, e o grupo faz a mesma pergunta outras vezes. Até que o participante do centro da roda responde: "Cada macaco no seu galho! ”Todas as outras crianças correm e sobem em algum lugar alto, onde estão a salvo. Quem o pegador tocar vai para o meio da roda, e a brincadeira recomeça.
4) Descanso: conversa relacionando a aula com a professora docente.
5) Volta com calma: em círculos, os alunos vão bater palmas e cantando
	Recursos
	Rádio
	Avaliação
	Atividade: Brincadeiras
Critérios: Observar a participação das crianças de maneira contínua 
	Referência:
	MAPA DO BRINCAR. Disponível em: < https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/pegar/449-cada-macaco-no-seu-galho > Acesso em: 03 de out. 2020.
SUGESTÃO DE JOGOS. Disponível em: https://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/2009/10/sugestoes-de-jogos.html Acesso em 03 de out. 2020
	Plano de aula 2
	Identificação 
	Disciplina:
Educação Física
	
	Turma:
	Educação Infantil
	
	Série: 
	Infantil I
	
	Período
	Matutino
	Conteúdos
	Habilidade motora / Animais
	Objetivos
	Objetivo Geral: Desenvolver o espirito de equipe por meio de brincadeiras
Objetivo Específicos:
Desenvolver a identidade concentração;
Desenvolver a criatividade;
Estimular a expressão corporal e a coordenação motora
	Metodologia
	1) Inicialmente andar em diferentes ritmos por dez minuto pela sala
2) Brincadeira de mímicas: qual animal eu sou?
3) No pátio: Brincadeira eu vi um cachorro, em roda – variação de pega-pega.
4) Corrida dos animais: em duplas será sorteado o nome de animais e os participantes sorteados terão que correm imitando um animal. 
5) Volta com calma: em círculos, os alunos vão bater palmas e cantando
	Recursos
	Rádio
	Avaliação
	Atividade: Brincadeiras. 
Critérios: Observar a participação da criança em todos os momentos das atividades 
	Referência:
	PORTAL DA FAMÍLIA. Disponível em: < https://www.portaldafamilia.org.br/sclazer/jogos/brincadeirasarlivre4.shtml > Acesso 3 de out. 2020. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	As atividades adaptadas foram essenciais para a compreensão referente a atuação do professor da Educação Física na Educação Infantil. Sendo assim, foi positiva para minha formação como futuro professor. Em geral, o textos e vídeos possibilitaram conhecer melhor o trabalho do professor na escola, bem como apresentou um pouco de sua realidade escolar. Percebe-se que são muitos desafios na atuação do professor, sendo necessário busca de conhecimento constante para refletir e possibilitar uma educação de qualidade. 
	A partir da leitura obrigatória constata-se a importância do professor de Educação Física na modalidade da Educação Infantil, bem como promove a formação integral das crianças, possibilitando explorar todas as formas de movimento. Os professores devem trabalhar em conjunto para um completar o outro, procurando um equilíbrio nas condições das crianças pequenas. Os documentos legais tais como: PPP, BNCC, LDBN, são essenciais para orientar o trabalho do professor e da escola em geral. Conclui-se que a equipe pedagógica deve manter uma boa relação um com os outros para possibilitar uma escola de qualidade. Assim, é preciso que seu trabalho seja de forma coletiva para o bom funcionamento da escola. 
	Vale ressaltar que a escola deve garantir o ensino e aprendizado do aluno de acordo com a experiência vivenciada no cotidiano escolar, em busca de respostas e solução para as questões abordadas na sociedade. O educador deve aprofundar os conhecimentos teóricos que tratam referente a especificidades das crianças, para propor uma educação integral de qualidade e formação do indivíduo como cidadão. 
 
REFERÊNCIAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf> Acesso em: 25 de set 2020.
BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Propostasd e práticas de implementação 2019. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf> Acesso em: 25 de set. 2020.
D’AVILA, A.S.; SILVA, L.O. Educação Física na Educação Infantil: o papel do professor de Educação Física. Revista Kinesis, Santa Maria v.36 n.1, 2018, jan - abr. p. 44– 57

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando