Buscar

Roteiro A1

Prévia do material em texto

Primeiro slide – PELE:
· Redução de água corpórea;
· Diminuição de elasticidade da pele;
· Maior suscetibilidade a lesões;
· Diminuição da sensibilidade e alteração de pigmentos da pele.
 No processo de envelhecimento nosso corpo experimenta uma redução da água corpórea, o que ocasiona uma diminuição da tensão e elasticidade da pele. Há uma maior suscetibilidade a lesões, já que a pessoa idosa possui um sistema imunológico já não tão eficaz, que não responde adequadamente as agressões do meio. 
Segundo slide – 
Audição: 
· Redução da habilidade de ouvir frequências mais elevadas;
· Na maior parte das vezes, o idoso não percebe essa perda.
Durante o processo de envelhecimento, tem-se uma redução da habilidade de ouvir frequências mais elevadas e na maior parte das vezes a pessoa idosa não percebe essa perda. 
Paladar:
· Redução da sensação gustativa;
· Pode haver uma percepção distorcida do sabor.
Redução da sensação gustativa, com perda de interesse pela comida. Ex: Diminuição da capacidade de sentir o gosto salgado. Pode haver uma percepção distorcida do sabor.
Olfato:
· Redução da capacidade de sentir determinados cheiros;
· As alterações no paladar e no olfato contribuem para prejuízos nos aspectos relacionados a alimentação e a nutrição.
Terceiro slide - Visão
· Redução da acuidade visual, do campo visual periférico, da noção de profundidade, da discriminação de cores e da capacidade de adaptação ao claro e escuro;
· Com relação a visão, existem repercussões importantes para a qualidade de vida do idoso.
Redução da acuidade visual, do campo visual periférico, da noção de profundidade, da discriminação de cores e da capacidade de adaptação ao claro e escuro. Com relação a visão, existem repercussões importantes para a qualidade de vida, o idoso com a visão comprometida não poderá mais ler adequadamente, assistir televisão e dirigir, por exemplo.
Quarto slide – Composição corporal
· Encolhimento dos órgãos;
· Diminuição da altura e do peso;
· Diminuição de massa muscular e aumento da gordura corpórea;
· Perda de massa óssea.
A redução de água corporal causa um encolhimento dos órgãos, com exceção do pulmão, coração e próstata, e uma diminuição da altura e do peso. Há um aumento da gordura corporal, diminuição da massa muscular magra e redução do gasto diário de energia. 
“A massa muscular sofre grande diminuição, o que gera a sarcopenia, uma grande preocupação para a qualidade de vida do idoso. A massa óssea também reduz, acarretando a fragilidade dos ossos. Isso está relacionado a diversos fatores complexos, como a nutrição do indivíduo ao longo da vida, o sedentarismo e fatores hormonais e genéticos. “
Quinto slide – 
Sistema cardiovascular:
· Os vasos sanguíneos se tornam cada vez menos flexíveis;
· Aumento da pressão arterial.
A medida que vamos envelhecendo, nossos vasos sanguíneos se tornam cada vez menos flexíveis e isso traz repercussões, como o aumento da pressão arterial, por exemplo.
Sistema respiratório
· Diminuição da força das musculaturas inspiratórias e expiratórias;
· Enrijecimento da caixa torácica.
“Toda a mecânica respiratória no indivíduo idoso se altera devido à diminuição da força das musculaturas inspiratórias e expiratórias. Isso resulta em fraqueza muscular e enrijecimento da caixa torácica, o que pode ser ocasionado pela calcificação das cartilagens e pela redução dos espaços intercostais.
Além disso, o pulmão, assim como os outros órgãos do corpo, sofre alterações no envelhecimento a níveis celulares, fazendo com que sua funcionalidade seja prejudicada. “
Sistema renal
· Maior risco de incontinência urinária e insuficiência renal.
“Talvez um dos maiores problemas relacionados a este sistema seja a incontinência urinária. Essa complicação está relacionada à fraqueza muscular do assoalho pélvico, bem como a alterações no sistema nervoso, o que gera dificuldade para o controle do esfíncter. Os rins também apresentam grande acometimento funcional, podendo provocar insuficiência renal. “

Continue navegando