Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de História (SOC13)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História (SOC13)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657384) ( peso.:1,50)
	Prova:
	26203181
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na década de 60, foram apresentados a algumas escolas os Estudos Sociais. Haviam matérias que formavam esta disciplina. Estas matérias tinham como objetivo atender aos problemas da sociedade moderna. Sobre essas matérias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As matérias eram Geografia Humana e Antropologia Cultural.
(    ) As matérias eram Matemática Aplicada e Ciências Humanas.
(    ) As matérias eram Língua Portuguesa e História Antiga.
(    ) As matérias eram Sociologia, Economia e História.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	O trabalho com conceitos no ensino deve ter como referência a concepção de História com que se trabalha e que servirá de orientação para o tratamento metodológico dos conteúdos. Além disso, é preciso levar em consideração os objetivos que se pretendem alcançar, os interesses dos alunos e a inserção destes e do professor na realidade em que vivem. Nessa perspectiva, o professor pode empregar alguns critérios norteadores na primeira seleção de conceitos para serem trabalhados no ensino de História, como:
I- Selecionar uma quantidade pequena de conceitos extraídos do conteúdo a ser ensinado e
do material didático utilizado.
II- Escolher conceitos que possuem caráter o mais individual possível para poderem ser usados em circunstâncias e contextos históricos diversos.
III- Valer-se de tratamento didático que facilite a aprendizagem do aluno, pois conceitos
históricos são de difícil apreensão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
	 a)
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Todas as sentenças estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	3.
	No período Contemporâneo, os historiadores passam a perceber que a Europa já não poderia mais ser vista como o centro do mundo, assim  eles afirmam que é necessário olhar os outros povos, as outras partes do globo terrestre. Frente a isso, sobre a visão que os historiadores passaram a ter a partir desta mudança de foco, analise a seguintes sentenças:
I- Os historiadores passam a verificar que a História precisa ser observada a partir do mundo ocidental, isso na metade do século XIX.
II- No período Contemporâneo passa-se a ter influência dos historiadores na visão materialista e na visão histórica das civilizações.
III- No período Contemporâneo, em meados de 1970, o ensino de História passa a ter a influência das tendências marxistas.
IV- Neste período, o materialismo histórico deixou de ser utilizado, abrindo mão da elaboração de diversos materiais didáticos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	Como a Educação Infantil foi pensada de forma mais global e não fragmentada, ela não está dividida em disciplinas, mas, mesmo assim, a disciplina de História é contemplada em questões que envolvem a diversidade e a socialização da criança. Considerando-se as especificidades sociais dessas crianças, as experiências oferecidas que podem contribuir para o processo de aprendizagem devem ser embasadas em alguns princípios, de acordo com o Referencial Curricular Nacional. Quais são esses princípios? Classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
(    ) O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.
(    ) O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
(    ) A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - V
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	F - F - F.
	5.
	Com o passar dos anos, observaram-se mudanças significativas com relação ao ensino de História. Estas mudanças estão atreladas às tendências históricas na educação contemporânea. Assim, as tendências históricas na educação têm seus objetivos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na educação contemporânea, o objetivo é manter o sujeito em seu nível de conhecimento, sem mudanças significativas.
(    ) Na educação contemporânea, o objetivo é buscar a formação de sujeitos com valores e habilidades.
(    ) Na educação contemporânea, o objetivo é auxiliar o sujeito, levando-o à criticidade e a uma visão de mundo mais humanizada.
(    ) Na educação contemporânea, o sujeito torna-se mero expectador das situações sem opinar sobre as situações cotidianas.
Agora, assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Com relação à família, com o passar dos tempos, esta instituição passou por diversas mudanças. Podemos perceber isso na contemporaneidade, na qual as famílias possuem diversas formas. Já no século XII, a Igreja Católica passou a regulamentar as relações familiares. Com isso, qual ação foi apresentada?
	 a)
	Instituiu-se o casamento obrigatório.
	 b)
	Há a abertura para diversas formas de família.
	 c)
	Instituiu-se o pensamento de Lutero.
	 d)
	Instituiu-se o casamento para padres.
	7.
	Quando falamos em Idade Média, é quase impossível não se lembrar daquela antiga definição que costuma designar esse período histórico como sendo a "Idade das Trevas". Geralmente, este tipo de conceituação pretende atrelar uma perspectiva negativista ao tempo medieval, como sendo uma experiência de pouco valor e que em nada pôde acrescer ao "desenvolvimento" dos homens. Para entendermos tamanha depreciação, é necessário que investiguemos os responsáveis pela crítica à Idade Média. Foi durante o Renascimento, movimento intelectual do período Moderno, que observamos a progressiva consolidação desta visão histórica. Sobre a que período a Idade Média se associa, analise as sentenças a seguir:
I- Predominância da fé dos deuses mitológicos gregos.
II- Predominância da fé católica, com enorme credulidade.
III- Predominância da fé na filosofia e na ciência.
IV- Predominância da fé em pesquisas e documentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/. Acessado em: 8 jul. 2018.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	A linha divisória entre a pré-história e a história é atribuída ao tempo em que surgiram os registros escritos. A importância da escrita para a história e para a conservação de registros vem do fato de que estes permitem o armazenamento e a propagação de informações não só entre indivíduos, mas também por gerações. Em relação às formas de comunicação estabelecidas pelo homem na pré-história é CORRETO afirmar:
	 a)
	Os primeiros códigos de escrita sistematizada encontrados na pré-história diz respeito aos escritos do Mar Morto.
	 b)
	A tradição oral foi a forma mais eficiente e difundida entre os primeiros grupos humanos na pré-história.
	 c)
	Os primeiros códigos de escrita sistematizada encontrados na pré-história foram códigos de leis, entre eles destaca-se o Código de Hamurabi.
	 d)
	O homem buscou se comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas.
	9.
	O trabalhocom conceitos históricos já vem sendo considerado como parte substancial no ensino de História. Alguns livros didáticos, por exemplo, têm proposto que isto seja feito sob a forma de exercícios, do tipo "assimilando conceitos", ao final de cada capítulo estudado. Neste caso, trata-se de uma atividade de aplicação do conteúdo estudado, em que o conceito é visto apenas como produto do conhecimento adquirido pelo aluno e não como uma construção sistemática, que pode ocorrer em várias situações, tendo como referência o próprio conhecimento prévio do educando. Quando o professor, no cotidiano da sala de aula, tem como objetivo um ensino renovado de História, procurando diferenciar a sua prática com a utilização de documentos e diferentes linguagens, ele precisa ter, como um dos pressupostos do seu trabalho, a aquisição, a construção e a utilização dos conceitos históricos pelos alunos. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A construção de conceitos dentro do ensino de História requer que sejam observadas e valorizadas duas questões básicas, a primeira refere-se ao respeito pelo conhecimento do aluno, o qual a criança já traz de seu mundo uma bagagem que deve ser valorizada.
PORQUE
II- Os educandos ao chegar na escola já vêm com uma carga de conhecimentos vivenciados em seu cotidiano, de seu mundo social, e o ensino deve ser centralizado a partir desta realidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SCHMIDT, Maria Auxiliadora. CONSTRUINDO CONCEITOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: "A CAPTURA LÓGICA" DA REALIDADE SOCIAL. Londrina, 1999. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/viewFile/12443/10933. Acesso em: 8 jul. 2018.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	A asserção II é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	10.
	A humanidade encontra-se envolta por diversos conflitos, sejam eles pessoais, de segurança, econômicos, dando margem a várias interpretações e tentativas de acerto. No que diz respeito à educação, também temos diversos conflitos ocorrendo neste meio, como a falta de segurança dos professores em adentrar em algumas salas de aula, o desrespeito com o processo ensino-aprendizagem, dentre outros fatores. Com tudo isso, a relação professor-aluno muitas vezes torna-se difícil, demonstrando suas fragilidades. Então, na concepção de mundo conhecida como histórico-crítica, o professor e o aluno são compreendidos como:
	 a)
	Sujeitos e objetos. Os alunos são os objetos do trabalho do professor, que é compreendido, por esta abordagem, como o sujeito que detém o conhecimento e o repassa ao objeto (aluno). Nessa perspectiva, o conhecimento é transmitido do sujeito para o objeto.
	 b)
	Sujeitos compreendidos como construtores de história. O conhecimento produzido por estes atores do processo de ensino e aprendizagem deve ser utilizado para situações em que o conhecimento seja reproduzido e condicionado.
	 c)
	Sujeitos de sua própria história, o conhecimento serve para a busca de libertação e autonomia dos seres envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
	 d)
	Objetos que estão inseridos no contexto escolar e que devem memorizar a aprendizagem em História.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina