Buscar

Cimento Resinoso Autoadesivo: Modernidade na Odontologia

Prévia do material em texto

CONHEÇA O CIMENTO RESINOSO AUTOADESIVO
DE FORMA SIMPLES E RÁPIDA!
Google imagens
O que é o cimento resinoso autoadesivo?
compósitos resinosos usados para reter restaurações indiretas e promover um selamento adequado entre a restauração e o substrato dentário.
O autoadesivo é um novo subgrupo dos cimentos, indicado para união com vários substrato, como o esmalte, dentina, amálgama, metal, e porcelana . Além de serem amplamente indicados para cimentação de restaurações a base de zircônia, fibra de vidro, cimentação de núcleos metálicos fundidos e pinos intra- radiculares de fibra de carbono.
Qual é o objetivo desse material?
Estes materiais foram projetados com intenção de superar algumas limitações dos cimentos convencionais e dos cimentos resinosos, e reunir em um único produto, características favoráveis de diferentes cimentos
Vantagens:
Os cimentos resinosos autoadesivos apresentam a capacidade de se unir tanto à estrutura dental quanto à restauração. A longevidade de restaurações indiretas cimentadas adesivamente está diretamente relacionada à qualidade da adesão do cimento resinoso aos tecidos dentários.
Maior retenção, solubilidade mínima no ambiente oral, menor micro infiltração, diminuição da sensibilidade pós-operatória e biocompatibilidade aceitável. Além disso, devido ao seu potencial de aderir tanto ao dente quanto a restauração, estes materiais oferecem reforço para substratos fragilizados, o que permite o sucesso de restaurações estéticas.
Desvantagens:
alta viscosidade, número limitado de cores e o curto prazo de validade de algumas marcas comerciais
O cimento resinoso autoadesivo representa uma proposta inovadora na odontologia restauradora. Nos últimos anos, seu uso tem aumentado, consideravelmente, na cimentação de restaurações indiretas de cerâmica pura. Como resultado das suas excelentes propriedades mecânicas em comparação com a alumina, a zircônia se tornou a primeira escolha como estrutura para restaurações de cerâmica pura. Porem, é fundamental mencionar que os mecanismos de adesão a cerâmicas de alta resistência têm sido controversos, como resultado da falta de partículas de vidro na sua composição.
Se fossemos definir o cimento resinoso em uma só
palavra, definitivamente seria: Modernidade
Google imagens
Google imagens
Bibliografia
CONCEIÇÃO, E. N. et al. Dentística: saúde e estética. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 23-29.
DE PAULA, E. C. et al. Incrustação em porcelana: preparo, indicações e contra-indicações. In: GONÇALVES, E. A. N.; FELLER, C. Atualização na clínica odontológica: a prática da clínica geral. São Paulo: Artes Médicas, 1998. p. 575-604. 
HERGEMÖLLER, D. F. Cimentos resinosos autocondicionantes e autoadesivos: revisão de literatura. 2014. 37 f. Monografia ( Especialização em prótese) – Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
PRAKKI, A.; CARVALHO, R. M. Cimentos resinosos duais: características e considerações clínicas. Rev. Facul. Odontol. São José dos Campos, São José dos Campos, v. 4, n. 1, p. 22-27, 2001.

Continue navegando

Outros materiais