Buscar

Na discussão antropológica em torno do conceito de cultura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Na discussão antropológica em torno do conceito de cultura, muitos autores se posicionaram buscando definir quando se daria de fato a passagem do homem do mundo da natureza para o mundo da cultura. Marque a opção que mostra, segundo Levi Strauss, o que seria definitivo como momento em que homem entra para o mundo da cultura.
	
	
	
	A invenção da escrita
	
	
	Quando estabelece a primeira convenção
	
	
	Pratica algum ato religioso
	
	
	Quando o homem faz a guerra
	
	
	O homem pratica o primeiro homicídio
	
Explicação:
Quando estabelece a primeira convenção
	
	
	
	 
		
	
		2.
		¿No início a ciência quis a morte do mito, como a razão quis a supressão do irracional, visto como obstáculo a uma verdadeira compreensão do mundo, dando início assim a uma guerra interminável contra o pensamento mítico. Valéry glorificou esta luta destruidora contra as coisasvagas¿:coisasvagas¿:Aquilo que deixa de ser, por ser pouco preciso, é um mito; basta o rigor do olhar e os golpes múltiplos e convergentes das questões e interrogações categóricas, armas do espírito ativo, para se ver os mitos morrerem¿. O mito por sua vez trabalha duro para se manter e, por meio de suas metamorfoses, está presente em todos os espaços. Do mesmo modo, a ciência atual busca menos sua erradicação que seu confinamento. Quando a ciência traça seus próprios limites, ela reserva ao mito ¿ e ao sonho ¿ o lugar que lhe é próprio. ¿ (BALANDIER, Georges. A desordem: elogio do movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.p.17.)
Com base no texto, é correto afirmar
	
	
	
	A delimitação da área de atuação do saber científico implica na constituição de um lugar próprio para o mito.
	
	
	Pelo fato de ser destituído de significado social, o mito está ausente dos espaços sociais contemporâneos.
	
	
	O pensamento mítico se disseminou porque se pauta em conceitos e categorias.
	
	
	Na modernidade, o pensamento mítico é crucial para a compreensão científica do mundo.
	
	
	A morte e o extermínio do mito no ocidente decorrem da supervalorização e consequente predomínio da razão.
	
Explicação:
 No esforço de cumprir a sua missão e encontrar uma ordem no caos do mundo, mitos e teorias científicas operam segundo o mesmo princípio. Trata-se sempre de explicar o mundo visível por forças invisíveis, de articular o que se observa com o que se imagina. Pode considerar-se o relâmpago como a cólera de Zeus ou como um fenômeno eletrostático. Pode ver-se numa doença o efeito da má sorte ou duma infecção microbiana. Mas, de qualquer modo, explicar o fenômeno é sempre considerá-lo o efeito visível duma causa escondida, ligada ao conjunto de forças invisíveis que se julga regerem o mundo
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O pensamento científico foi criado pela...
	
	
	
	Sociedade Ocidental
	
	
	Sociedade Moderna,
	
	
	Sociedade Socialista.
	
	
	Sociedade Oriental,
	
	
	Sociedade Feudal,
	
Explicação:
Sociedade Ocidental
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A ciência não é neutra. A partir dessa afirmação pode-se entender que, quando optamos por decidir algo fundamentado por razões científicas, a probabilidade de acerto é maior. No entanto, a ciência é questionável. O que é certo hoje pode mudar amanhã, diferente dos interesses de cunho políticos e/ou dogmáticos do conhecimento religioso. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I - Para o público em geral, ciência é um conjunto de conhecimentos puros e aplicados, originados por métodos rigorosos e que permitem ter uma nova percepção da realidade.
II - A ciência é mais conceituada do que definida. Definir um conceito consiste em formular um problema e, para tanto, as hipóteses que o tornaram formulável.
III - A ciência é caracterizada por verdades absolutas e inquestionáveis, fruto da personificação de metodologias abstratas.
IV - Não existe definição objetiva e/ou neutra do conceito de ciência, podendo ser um modo de interpretar a nossa realidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa IV está correta.
	
Explicação:
A afirmativa III está incorreta pois a ideia de neutralidade é incompatível com o atual conceito de ciência.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A primeira geração de antropólogos formulava suas teorias e grandes generalizações em seus escritórios, a partir de informações compiladas por terceiros. Predominava nesse período o paradigma evolucionista. O evolucionismo pressupunha...
I. A existência de uma história única para cada povo e civilização, não sendo possível considerar alguns povos como "primitivos" e outros como "civilizados".
II. Os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento, considerada uma linha de evolução rumo ao progresso.
III. A sociedade ocidental européia expressava o nível mais adiantado de progresso alcançado pela humanidade, enquanto os demais povos, do Oriente, África, América e Austrália, ainda estavam nos estágios inferiores da evolução.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A primeira definição de cultura que foi formulada do ponto de vista antropológico pertence a:
	
	
	
	Michel Leiris.
	
	
	Karl Marx
	
	
	Edward B. Tylor.
	
	
	Paul Mercier.
	
	
	Max Weber
	
Explicação:
 O primeiro conceito etnográfico de cultura surgiu com Tylor, que a entendia como. ¿um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.¿ 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A afirmativa "O homem é um animal portador da cultura" significa:
	
	
	
	A constituição do ser humano como sujeito é desvinculada das experiências sociais que vivencia.
	
	
	O ser humano é pré-determinado pela herança genética e, por isso, os processos educativos são importantes na valorização da essência humana.
	
	
	O ser humano depende da genética para inventar a sua cultura.
	
	
	O ser humano apropria-se socialmente da cultura, portanto, além de se constituir como um ser biológico é, também, um sujeito histórico.
	
	
	A interação humana baseia-se nos seus instintos naturais.
	
Explicação:
Só o homem é portador de cultura; por isso, só ele a cria, a possui e a transmite. É um complexo, porque forma um conjunto de elementos, inter-relacionados e interdependentes, que funcionam em harmonia na sociedade. Os hábitos, idéias, técnicas, compõem um conjunto, dentro do qual os diferentes membros de uma sociedade convivem e se relacionam. A organização da sociedade, como um elemento desse complexo, está relacionada com a organização econômica; os dois entre si relacionam-se igualmente com as idéias religiosas. O conjunto dessa inter-relação faz com que os membros de uma sociedade atuem em perfeita harmonia. A cultura é uma herança que o homem recebe ao nascer.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Não existe, em termos de cultura nem melhor nem pior, nem mais nem menos, nem superior nem inferior. Os padrões de beleza, de justiça, de moralidade, etc., são relativos à cultura na qual os indivíduos estão inseridos. Existem diferenças no modo de pensar e de agir entre as diversas culturas que, segundo o relativismo cultural, devem ser respeitadas.
Essa perspectiva tem sido denominada na Antropologia de:
	
	
	
	relativismo cultural
	
	
	determinismo cultural
	
	
	determinismo biológico
	
	
	relativismo genético
	
	
	determinismo geográfic

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando