Buscar

ATIVIDADE 1 (A1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
ATIVIDADE 1
Inegável afirmar o quão rico o Brasil é, as variações ocorridas ao longo do tempo, de certa forma contribuíram mais e mais para fortificar a nossa cultural atual. Porém cumpre-nos destacar nossas origens, de fato somos resultado de uma mistura de vários povos e podemos chamar isso de miscigenação.
O Brasil teoricamente foi descoberto e colonizado pelos portugueses, pode-se observar que a formação cultural teve influência de outros povos. Os fragmentos principais da nossa cultura se deram através da mistura étnica-cultural dos nativos indígenas, europeus e africanos. Porém essa relação gerou bastante conflitos, sendo os portugueses os algozes da relação, escravizando negros e explorando os indígenas para obter riquezas, a fim de retornar para a metrópole pois não se identificavam como nativos.
Não só foi gerado uma relação conflitante, mas um novo povo nasceu a partir das relações biológicas, o que conhecemos como mulatos. Eles são os principais enfoques do padrão cultural: variedade de cor, costumes, hábitos alimentares, linguagem e religião. Podemos destacar também a região norte, que possui uma contraposição ao sul do país, onde o alemão foi ensinado em algumas localidades da região. 
Dessa forma, podemos concluir que a cultura brasileira ocorreu a partir de uma relação étnica conflitante e, durante essa convivência houve a miscigenação de povos, o que conhecemos como mestiços. Estes são os responsáveis pela formação atual cultural do Brasil até os dias de hoje.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais