Buscar

Monteiro lobato

Prévia do material em texto

Monteiro lobato, preconceituoso ou não?
No livro “O Poço do Visconde” lemos a seguinte passagem: _ “Sou uma besteirinha da natureza- ou dessa negra beiçuda que me fez.”(Monteiro Lobato. São Paulo, Brasiliense, 1993, p. 30). No conto “Reinações de Narizinho” lê-se: “Tia Nastácia, a negra de estimação que carregou Lúcia em pequena”. (Monteiro Lobato: textos escolhidos para uso escolar. São Paulo, Brasiliense, 1993, p. 13). No capítulo lll de “Memórias de Emília” aparece a seguinte passagem: “E é destas que Tia Nastácia faz doces”. (Monteiro Lobato. São Paulo, Globo S.A. 2007, P. 19).
Nestas passagens mostram que certamente Monteiro Lobato é racista, pois tais termos como: “negra beiçuda” ou “negra de estimação” não são permitidos, como mostra o artigo “A Linguagem Politicamente Correta” de José Luiz Fiorim (USP). A Linguagem Politicamente Correta foi criada para diminuir o preconceito contra todos, mas especialmente contra mulheres, negros e homossexuais, contudo, a proibição de certos termos acabará com o preconceito no Brasil? Acho que não, pois com a proibição destes termos serão criados outros termos piores e mais ofensivos tais como: “biba desvalida”, “pessoa de porte avantajado” e outros que certamente irão gerar piadas para algumas pessoas e que desvalorizam pessoas que querem ser vistas igualmente aos outros civilizados.
No entanto, eis a questão, Monteiro Lobato é preconceituoso ou não? Isso depende do ponto de vista de cada um, pois por um lado ele não é preconceituoso, porque na maioria de seus livros as palavras mais pesadas como: “negra beiçuda” ou “preta da cozinha” estão na boca de Emília, personagens de lobato que todos sabem que não tem papas na língua, ou seja, fala o que pensa e é atrevida. Olhando neste ponto de vista lobato não é mesmo preconceituoso, porque seus livros foram escritos antes da linguagem politicamente correta.
Todavia, por outro lado Lobato é preconceituoso, pois em seus livros são tratados com desdém e são desvalorizados como: Tia Nastácia que fica sempre na cozinha, Tio Barnabé que tem sua fazenda, mas que não é grande coisa como a do Coronel Teodorico ou a de Dona Benta que são brancos e o Saci que é um negro de uma só perna que vaga pelo sítio de Dona Benta. E também nos livros de Monteiro Lobato que relatam histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo seu personagem principal é branco o que pode ser considerado racismo pelos críticos extremistas. Como já ensinava Aristóteles, na Retórica, aquele que fala ou escreve cria, ao produzir um texto, uma imagem de si mesmo.
Então acho que todos deveriam pensar neste conceito, pois como diziam os poetas “as palavras ferem, mas as lágrimas não cicatrizam”.
Aryane de Paula Cezário

Continue navegando