Buscar

A1 - Desafios Contemporâneos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A1 – DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
PERGUNTA: Historicamente é possível observar que parcelas da população foram privadas, de diversas formas, dos direitos de liberdade e igualdade apontados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essas parcelas da população são reconhecidas a partir do termo “minorias”, e eles são responsáveis por movimentos sociais plurais, com horizontes e objetivos comuns em prol de combater o preconceito e adquirir maior espaço nos diversos setores sociais. Nesse sentido, a partir das informações do texto-base e dos conhecimentos adquiridos na disciplina Desafios Contemporâneos, proponha medidas adequadas para o combate às formas de preconceito e políticas públicas que apresentem garantias para que o direito dessas segmentos seja respeitado.
RESPOSTA:
Existe um movimento entre os líderes mundiais, que estão representados entre os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa, através de um plano de ação, erradicar a pobreza, cuidar do planeta e ainda, garantir a paz e a prosperidade das pessoas. Foi nesse sentido e com esse plano que, há quatro anos, em setembro de 2015, foi criada a agenda 2030 com o objetivo de propor um caminho sustentável estabelecendo metas alcançáveis de acordo com cada objetivo. Todos os países envolvidos devem cumprir uma lista de tarefas até o referido ano e nenhum deles poderá ficar para trás. 
Essa agenda surgiu como resultado da conferência da ONU realizada no Rio de Janeiro no ano de 2012, a chamada RIO+20, e que tratou do desenvolvimento sustentável. O Brasil é um dos signatários que visam atender as 169 metas estabelecidas dentre os 17 objetivos da agenda 2030 e, portanto, sabe dos principais objetivos que estão descritos no texto base do documento que propôs extinguir a pobreza, responsabilizar-se pela saúde, bem estar do planeta e da população, além da paz e da prosperidade de ambos.
Nesse texto base estão descritos os objetivos do acordo de sustentabilidade, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A primeira delas fala sobre a erradicação da pobreza que visa acabar com todas as suas formas e em todos os lugares. A segunda sobre o bem-estar que pretende dar uma vida de plena saúde, promovendo todo o bem-estar para todos e em todas as idades. A terceira, se propõe a assegurar uma educação inclusiva e equitativa, além de possuir uma qualidade e promover todas as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, dentre muitos outros.
A constar, todas as outras ODS são importantes, contudo, algumas também merecem o devido destaque. São elas a quinta, oitava, décima e a décima sexta, por exemplo, que, respectivamente se referem a igualdade de gênero, ao trabalho decente e crescimento econômico, a redução das desigualdades e a paz, justiça e instituições eficazes. Para a Organização das Nações Unidas, todos esses Objetivos de Desenvolvimento Sustentável determinarão o curso em que o planeta tomará no tocante às ações para acabar com toda e qualquer pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, logo, isto tudo visa garantir, para todos uma vida com mais dignidade.
Por fim, todas as ODS foram os meios encontrados pelos países membros da ONU a fim de garantir e tornar o mundo melhor para todas as gerações futuras. Além disso, isto também visa nos fazer entender o que podemos e devemos fazer para atingir todos os seus dezessete objetivos, principalmente a erradicação da pobreza extrema, o sofrimento desnecessário. Ademais destina-se a construir uma comunidade global que possa garantir a todos os cidadãos um direito igual, o respeito e uma vida digna.
REFERENCIAS:
· https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ 
· http://www.agenda2030.com.br/

Continue navegando