Buscar

Captação de agua de chuva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A escassez de água já é um problema mundial. Atualmente em Curitiba podemos sentir na pele o quanto a escassez pode afetar o nosso cotidiano. Mudanças climáticas associadas ao uso irracional da água têm afetado na oferta desta para o abastecimento público. Sendo assim, reduzir o consumo é uma das alternativas sustentáveis que devemos aderir para contribuir com o meio ambiente e com o bolso. Para isso, existem algumas práticas que auxiliam a diminuir o o gasto e o consumo excessivo como, por exemplo, o uso de sistemas de captação de água da chuva. 
Conhecido como cisterna, esse sistema consiste em um reservatório que faz a captação e armazenamento da água da chuva. É um equipamento economicamente sustentável e seguro utilizado para o reaproveitamento da água no uso doméstico e rural.
É considerada uma das melhores e mais eficazes opções em relação à redução no consumo de água, podendo ser instalada em apartamentos, condomínios, casas, fazendas, etc. Com ela, é possível economizar até 50% do valor da conta de água.
Para a implantação desse sistema são necessários reservatórios de água, encanamento adequado, bombas d’água, controladores de nível d’água, painel de controle, fiação elétrica, e outros componentes dependendo da necessidade e da finalidade do projeto.
FUNCIONAMENTO
A cisterna será localizada na parte externa, no interior do solo, e funcionará da seguinte maneira:
(IMAGEM DO FLUXOGRAMA)
 A água da chuva passa pelas calhas e é levada a um filtro, que elimina os galhos, folhas e demais resíduos seguindo para dentro do reservatório. Nele, há um freio d’água que impede que a entrada de água agite o seu conteúdo. Quando a cisterna estiver cheia, o excesso de água é automaticamente descartado através de um cifrão ligado diretamente na tubulação de água pluvial do sistema.
Já para captar o conteúdo do interior da cisterna, com auxílio de uma bomba e conjunto de sucção, a água é levada para caixa de água superior, por onde passa por outra filtragem para deixá-la ainda mais limpa.
Todo o sistema é conectado a um painel onde haverá um indicativo do nível de agua das cisternas e da caixa, acionamento da bomba, e outros componentes, podendo realizar, tanto as funções manuais (quando necessário realizar a limpeza do sistema) quanto automáticas, necessário para ter um controle do sistema. 
(IMAGEM DO PAINEL DE CONTROLE DO SISTEMA)
Ao armazená-la, a água poderá ser utilizada para descargas de banheiros, regadores de jardim, lavagem de pisos ou carros, entre outros usos secundários. 
(IMAGEM DESCRITIVA DO SISTEMA )
Um alerta: A água da chuva não pode ser considerada potável, pois pode conter partículas de poeira, fuligem, sulfato, nitrato, entre outras impurezas. Por essa razão, não é apropriada para consumo humano, apenas voltado para uso doméstico.
REFERÊNCIAS 	BIBLIOGRÂFICAS
C&C, CASA E CONSTRUÇÃO, Cisterna: como funciona a captação de água da chuva, O C da Questão, Vila Cordeiro São Paulo/SP disponível em : https://www.cec.com.br/blog/cisterna-como-funciona-a-captacao-de-agua-da-chuva?postId=120 Acesso em: 18 de novembro de 2020.
SILVA, A. D. C. et all, Sistema de automação para captação de águas pluviais e gerenciamento hídrico residencial utilizando aplicativo móvel, Revista Espacios, Vol. 38 Pág. 31 (Nº 19) Universidade do Estado do Pará, Castanhal, Pará, Brasil. 2017. 
SEVERO, D.; MACEDO, D.; ESTENDER, A. C., Conservação e Uso Racional da Água: Novos hábitos para evitar a escassez dos recursos hídricos e para a continuidade do bem finito, Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende-RJ, 2014. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/152213.pdf Acesso em: 18 de novembro de 2020.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando