Buscar

METODOLOGIA - EXERCÍCIO - RESUMO EXPANDIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU
CURSO DIREITO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I – Prof. Eduardo Mara 
EXERCÍCIO RESUMO EXPANDIDO
	
ALUNO (A): 												
TEMA:												 
Observar os objetivos da pesquisa e tentar contemplá-los em uma proposta prévia de Capítulos. Dessa forma, trata-se da elaboração de um Sumário Comentado (provisório), pensando no caminho da pesquisa, em seus objetivos e na forma de exposição do estudo. Lembre-se que é apenas uma proposta de caminho, caso contrário estaremos sufocando a própria perspectiva crítica da ciência. Tal caminho será reformulado na relação com o futuro orientador/orientadora e pelas descobertas que forem sendo feitas no decorrer do estudo. O importante é ter um caminho como ponto de partida, a partir do qual, os passos possam se redefinir no decorrer da pesquisa no próximo semestre, afinal, “é caminhando que se faz o caminho”.
Exemplo: 
Título: A PÓS-MODERNIDADE E A DOUTRINA DO DIREITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REVISTA DIREITO, ESTADO E SOCIEDADE (PUC-RJ)
1.1 Objetivo Geral
Analisar as categorias modernidade e pós-modernidade buscando as conexões da incidência pós-moderna na produção teórica do direito no Brasil dos anos 2000.
1.1.1 Objetivos específicos
a) Analisar as categorias modernidade e pós-modernidade; 
b) Compreender as particularidades da incidência da pós-modernidade no âmbito da produção acadêmica em direito; 
c) Caracterizar a influência da pós-modernidade na produção teórica acerca das categorias Estado, direitos e subjetividade no âmbito da Revista Direito, Estado e Sociedade.
4. RESUMO EXPANDIDO
CAPITULO I: Entre o Moderno e o Anti-moderno 
O primeiro capítulo será constituído de uma historicização da categoria Modernidade, seus paradigmas filosóficos, sua concepção de mundo e de humanidade. O elemento central do texto será a trajetória da razão moderna passando de revolucionária à instrumental, marcada pela divisão entre razão formal-abstrata (conservadora) e critica dialética (caráter revolucionário). Neste capitulo buscaremos elencar o nascimento das ciências modernas encalcadas na razão, bem como sua presença nas formulações de autores clássicos do liberalismo, aspecto central para entendermos sua assimilação pelo Direito.
CAPITULO II: PÓS-MODERNIDADE, PÓS-MODERNISMO E ADMIRÁVEL MUNDO NOVO? 
No segundo capítulo, abordaremos especificamente o que é pós-modernidade e a relação com as categorias centrais para o debate doutrinário, a saber, o Estado, o Direito e a norma jurídica. A discussão tem como referência as considerações dos autores dos artigos selecionados da revista Direito, Estado e Sociedade, em diálogo com outros intelectuais de fontes originais onde cada autor traz um novo elemento que se incorpora à discussão.
CAPITULO III: OS DIREITOS, O ESTADO E A PÓS-MODERNIDADE
No terceiro e último capítulo exploraremos detalhadamente o que se discute nas produções teóricas do Direito a respeito da influência do pensamento pós-moderno na profissão. Analisaremos como os autores verificam a entrada, limites e principais consequências da pós-modernidade no debate doutrinário e suas repercussões nos fundamentos históricos teóricos e metodológicos. Ainda neste capítulo, abordaremos a relação pautada sob a análise dos artigos da revista Direito, Estado e Sociedade, entre pós-modernidade e as diferentes abordagens das categorias do Estado, Direitos e subjetividade, onde caracterizamos o que de fato é determinado projeto, suas dimensões, limites e possibilidades apontando ainda os pontos de vista da intelectualidade do Direito sobre a incidência do pensamento pós-moderno na profissão.

Continue navegando