Buscar

Exercicios Avaliativos UNIDADE 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Em relação à lógica ambiental, considere o exame dos seguintes itens:
I. A modernidade reflexiva consiste em um processo de “reflexão” sobre temas fundamentais, considerados insuficientes e antagônicos dentro da primeira modernidade. Exemplos deste paradigma estão em temas referentes à globalização, à individualização, ao desemprego, ao subemprego, à revolução dos gêneros e aos riscos globais da crise ecológica e da turbulência dos mercados financeiros.
II. Beck acredita que se está mantendo o mesmo tipo de capitalismo e se desenvolvendo um novo estilo de vida, o que impacta no desenvolvimento social, de maneira que se necessita urgentemente de novos quadros de referência, seja no plano sociológico, seja no político.
III. Ainda que se tenha diferentes estilos e padrões culturais diferentes no mundo, depois de muito tempo, a globalização dos riscos objetivamente uniu o mundo, mesmo que seja para estabelecer uma comunidade involuntária fundada sobre os riscos expostos por todos.
Está(ão) CORRETA(S):
 
a. I e II
b. Somente III
c. I, II e III
d. I e III  CERTO
e. Somente II
Em relação ao ambientalismo constitucional, examine as opções a seguir:
I. O papel da agricultura orgânica está relacionado à proteção constitucional do meio ambiente para além de sua cadeia produtiva, avançando também na agricultura familiar e nos perfis de consumo.
II. A inserção da agricultura orgânica na sociedade também ocorreu por meio da evolução tecnológica da agricultura no século XIX e teve como foco principal o pequeno e médio agricultor.
III. A agricultura orgânica tem por princípios a melhoria da qualidade dos alimentos, a preservação dos ecossistemas, o fortalecimento do associativismo e a prática do comércio justo.
A quantidade de assertivas INCORRETAS é:
 
a. 2
b. 0 CERTO
c. 1 
d. 3
Em relação ao ambientalismo constitucional e a repercussão da revolução verde, examine as opções a seguir:
I. No que diz respeito à influência da revolução verde, atualmente o progresso rural está associado ao conjunto de ações que o Estado e os organismos internacionais destinam à intervenção em regiões rurais atrasadas que não conseguem se inserir no processo de modernização mundial.
II. A revolução verde é dissociada da tecnologia.
III. A promessa da tecnologia moderna contida na revolução verde se transformou em ameaça com o incremento de produtos transgênicos e agrotóxicos.
A quantidade de assertivas CORRETAS é:
 
a. 0
b. 2
c. 1 CERTO
d. 3
Em relação ao ambientalismo constitucional, examine as opções a seguir:
I. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
II. A doutrina define o artigo 225 do texto constitucional como um princípio normativo, sobretudo por comportar a variação interpretativa de cada realidade constitucional diferenciada.
III. O meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado como direito fundamental de 3ª dimensão.
A quantidade de assertivas INCORRETAS é:
 
a. 2
b. 3
c. 0 CERTO
d. 1 
Acerca dos aspectos relacionados ao direito ambiental, examine as opções a seguir:
I. Segundo a Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, a concepção sobre o desenvolvimento sustentável tem como fim a tentativa de conciliar a conservação dos recursos ambientais e o desenvolvimento econômico.
II. A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições de desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
III. O Zoneamento Econômico Ecológico apresenta-se como processo de avaliação do impacto resultante da implementação de diferentes planos de uso dos recursos naturais (como o solo, as águas, a atmosfera) em nível local e catalizador da integração das questões relativas à sustentabilidade naqueles planos.
A quantidade de assertivas CORRETAS é:
 
a. 3 ERRADO
b. 2
c. 0
d. 1
Sobre o conceito de meio ambiente, considere o exame dos seguintes itens:
I. Meio ambiente pode ser conceituado como o conjunto de atores e fatores em um processo de interação com o contexto físico e psíquico de determinado local.
II. No que tange à relação do plano internacional com o plano interno, o desenvolvimento da temática do meio ambiente ocorre no plano internacional, sobretudo no que diz respeito ao comércio exterior, vez que o plano internacional confere o “tom” de como o conceito de meio ambiente deve se apresentar.
III. O meio ambiente cultural decorre da criação humana, mediante os processos tradicionais de transmissão do conhecimento.
 
Está(ão) CORRETA(S):
 
a. Somente II
b. Somente III
c. I e II
d. II e III
e. I, II e III CERTO
Sobre o conceito de meio ambiente, considere o exame dos seguintes itens:
I. Em decorrência da globalização, o meio ambiente encontra-se conectado a outros temas considerados transversais, como corrupção, tráfico de drogas, liberdade de expressão, terrorismo, aspectos religiosos ou ainda a própria globalização.
II. Quando a temática é o meio ambiente, o plano internacional colaciona diversos conceitos interessantes sobre a relação do direito internacional com o direito nacional. O mais destacado deles diz respeito aos Estudos Jurídicos Comparativos para a Internacionalização do Direito, premissa teórica e metodológica que tem como principal finalidade observar a relação/influência do plano internacional sobre as ordens jurídicas nacionais.
III. Além de considerar os atores privados capazes de serem fontes normativas, a Internacionalização do Direito conjuga os elementos tempo e espaço de forma dinâmica, por meio da percepção da existência virtual de ambos e da aproximação dos ritmos dos diferentes atores para concretizar a harmonização dos sistemas, em busca do valor comum.
 
a. Somente III
b. Somente II
c. II e III
d. I e II
e. I, II e III CERTO
Acerca dos aspectos relacionados ao direito ambiental, associe os seguintes itens:
(  ) Possui uma conotação mais voltada para a leitura do tecido social como um todo. Cuida-se de corrente partidária das populações tradicionais, em que busca a justiça social associada à proteção ambiental. O seu enfoque pende mais para concepção antropocêntrica do que para o biocentrismo.
(  ) É uma corrente de pensamento conservadora. Avesso às populações tradicionais, referido marco confere ênfase na conservação ambiental. Organizações não-Governamentais (ONGs) como o Planeta Verde e os integrantes do Ministério Público são adeptos desta corrente.
 
a.
1 Ambientalismo Social;
2 Preservacionismo;
b.
1 Preservacionismo;
2 Ambientalismo Social; 
Acerca dos aspectos relacionados ao direito ambiental, examine as opções a seguir:
I. A disposição de grandes áreas a serem ocupadas, diferentemente de outros países, e o uso de procedimentos de avaliação como o Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), concebido para analisar os impactos ambientais e sociais de políticas e planos e programas de desenvolvimento é muito mais apropriado do que o processo de AIA (avaliação de Impactos Ambientais).
II. A aplicação da AAE é utilizada para reforçar o Programa de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), cujo principal objetivo é o desenvolvimento de processo de avaliação do uso do território.
III. O fortalecimento das oportunidades do processo de AAE na prática do planejamento para a questão ambiental e para a viabilização do desenvolvimento sustentável reforça a oportunidade e a relevância deste processo.
 
A quantidade de assertivas INCORRETAS é:
 
a. 0
b. 1 ERRADO
c. 2
d. 3
Em relação ao ambientalismo constitucional, assinale a alternativa INCORRETA:
 
a.  O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabeleceu, por exemplo, o Programa de Controle da Poluição do Ar por veículos automotores (PROCONVE) desde 1993.
b.  Com a produção de novas matrizes enérgicas, sobretudo a partir da “pegada ecológica” (solar,
eólica, biomassa), bem como sua aplicação prática no desenvolvimento econômico – produção de carros elétricos, prédios movidos à placa de energia solar, fazendas alto-sustentáveis e que vendem energia – chegar-se-á a um nível tecnológico que limita o avanço do ambientalismo constitucional. CERTO
c. No Brasil, o estímulo ao avanço da tecnologia foi de sobremaneira importante para a redução da emissão de poluentes no ar no começo da década de 1990.
d. Em virtude da industrialização, a poluição do ar foi um dos primeiros enfoques da restrição ambiental normativa.
Sobre a repartição de competências em matéria ambiental:
I. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.
II. Para boa parte da doutrina, a competência comum é uma verdadeira “armadilha”, visto que, na prática, a atribuição de todos acaba se transformando na atribuição de ninguém.
III. No âmbito da competência comum, há uma dependência financeira de Estados, Distrito Federal e Municípios em relação ao poder federal.
Está(ão) CORRETA(S):
 
a. I e II
b. Nenhuma das assertivas.
c. II e III
d. I, II e III CERTO
e. Somente I 
Sobre os aspectos da principiologia ambiental, examine as opções a seguir:
I. A questão principiológica é bastante presente no direito ambiental, pois inúmeros conflitos surgem sobre a necessidade de proteção do meio ambiente ou avanço no desenvolvimento econômico, conforme a agenda política e jurídica de cada Estado.
II. Segundo o princípio da integridade, o tratamento jurídico do meio ambiente também é realizado em diferentes áreas do Direito e por diferentes instrumentos que não pertencem ao direito ambiental.
III. A dinâmica da proteção da Diversidade Biológica, no direito de proteção dos mares, além do direito referente aos produtos tóxicos são exemplos do uso da integridade no direito ambiental.
A quantidade de assertivas CORRETAS é:
 
a. 0
b. 3
c. 1 ERRADO
d. 2
Em relação ao sistema de repartição de competências:
I. No plano ambiental, questão crítica que se apresenta diz respeito a indisfarçável tendência legislativa e mesmo regulamentar em “atribuir” competência e definir repartições de forma flagrantemente antagônica ao texto constitucional, sobretudo na repartição das competências administrativas.
II. Inexistem divergências entre agências de controle ambiental, institutos de florestas e agências de águas de um mesmo Estado, Município ou da União.
III. O poder de polícia sobre determinada atividade integra as atribuições da pessoa de direito público interno dotada de competência legislativa no assunto.
A quantidade de assertivas CORRETAS é:
 
a. 2 CERTO
b. 1 
c. 0
d. 3
Sobre o pluralismo jurídico e a efetividade jurídica de proteção ambiental, considere o exame dos seguintes itens:
I. O direito ambiental é estatal, por excelência. Contudo, há a relativização da tradicional teoria do Direito e a pertinência de se discutir o conceito pluralista do Direito no âmbito da proteção ambiental quando se menciona aspectos econômicos, por exemplo.
II. Ao se mencionar o pluralismo jurídico e a efetividade jurídica de proteção ambiental, levanta-se a discussão de como melhorar a efetividade jurídica ambiental em um campo em que o Estado tem sua ação relativizada por atores transnacionais em favor, por exemplo, da proteção de investimentos.
III. O meio ambiente é uma ramificação do direito privado por excelência, vez que a matéria prima sempre é utilizada pelos atores privados para a produção de insumos econômicos.
 
Está(ão) INCORRETA(S):
 
a. Somente II
b. II e III
c. I, II e III
d. Somente III CERTO
e. I e II
Sobre a repartição de competências em matéria ambiental:
I. A definição das competências é importante para saber quais são as entidades responsáveis pela fiscalização da atividade ambiental.
II. O sistema federativo adotado pelo Brasil cria situações que não são juridicamente claras, pois a Constituição utiliza, indistintamente, da expressão meio ambiente e de vocábulos, de elementos que, em tese, constituem o meio ambiente.
III. As competências privativas se sobrepõem às competências concorrentes – quando os temas se tangenciarem, de maneira que, na prática, há o estabelecimento de um regime federal descentralizado.
Está(ão) INCORRETA(S):
 
a. Somente II
b. II e III
c. I e II
d. Somente III CERTO
e. I, II e III
Sobre a repartição de competências em matéria ambiental:
I. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.
II. A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados.
III. Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.
Está(ão) CORRETA(S):
 
a. Somente III ERRADO
b. I e II
c. II e III
d. Nenhuma das assertivas.
e. I, II e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando