Buscar

A4 - MICROECONOMIA UAM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A empresa de alimentos Seara, subsidiária da JBS, planeja investir em uma terceira usina de biodiesel, que utilizará como matérias-primas resíduos, como gorduras de aves e suínos. As outras duas fábricas de biodiesel ficam em Lins (SP) e em Campo Verde (MT). O custo estimado é de R$ 180 milhões. A nova unidade deve mais que dobrar a capacidade produtiva da empresa em biodiesel. A empresa mira o programa RenovaBio do governo, quando, em 2023, a mistura de biodiesel na composição do diesel chegará a 15%.
REUTERS. Seara, da JBS, investe R$ 180 milhões na construção da 3ª unidade de biodiesel do grupo. G1 , Rio de Janeiro, 30 jul. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/07/30/seara-da-jbs-investe-r-180-milhoes-na-construcao-da-3a-unidade-de-biodiesel-do-grupo.ghtml. Acesso em: 12 jul. 2020.
A partir do que você aprendeu em teoria da firma, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
I. Há potencial deseconomia de escopo com a construção da terceira usina, em vez de expandir a capacidade produtiva das unidades existentes.
PORQUE
II. Se fosse concentrar a produção de biodiesel em uma ou duas unidades, poderia haver menor quantidade produzida.
A respeito dessas proposições, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	 
Resposta correta: a economia de escopo visa obter maiores quantidades produzidas em uma única unidade de produção, no lugar de duas ou mais unidades, contudo a empresa pode estar visando questões de logística, e não tanto em economia de escopo.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em tempos de crise econômica, afirma que “[...] as indústrias precisam estar mais antenadas com as tendências e inovações, para garantirem competitividade no longo prazo e saírem na frente da concorrência quando a crise passar” (RODRIGUES; MAIA, 2017, online). Por isso, tal instituição defende que o governo tenha uma agenda que estimule a inovação empresarial, por meio do novo marco de ciência, tecnologia e inovação (Lei n. 13.243/16), a qual prevê isenções tributárias e maior permissão de tempo de professores universitários em projetos de pesquisa e extensão.
BRASIL. Lei n. 13.243, de 11 de janeiro de 2016 . Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação... Brasília: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13243.htm. Acesso em: 21 jul. 2020.
RODRIGUES, M. J.; MAIA, M. Investir em inovação garante competitividade às empresas no longo prazo. Agência CNI de Notícias , Brasília, 27 maio 2017. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/inovacao-e-tecnologia/investir-em-inovacao-garante-competitividade-as-empresas-no-longo-prazo. Acesso em: 12 jul. 2020.
Com base no enunciado, podemos afirmar que o atraso do governo na aprovação da Lei n. 13.243/16 pode vir a causar um(a):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Perda de aprendizagem e, consequentemente, redução de economia de escala.
	Resposta Correta:
	 
Perda de aprendizagem e, consequentemente, redução de economia de escala.
	Feedback da resposta:
	 
Resposta correta: a falta de investimentos e políticas voltadas à ciência, tecnologia e inovação causará perdas no processo produtivo, e as firmas terão tecnologia e trabalhadores menos eficientes, o que resultará em perdas de produtividade.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	Diante do aumento dos casos de infectados pela Covid-19, governo e empresas privadas têm intensificado esforços para essa nova demanda, a qual, no caso, precisa de ventiladores pulmonares, sendo tais equipamentos essenciais para o tratamento dos adoentados pelo vírus (AGOSTINI, 2020). O governo tem compromissos com o bem-estar social, já a empresa objetiva maximizar lucros, considerando sua racionalidade econômica. Nesse cenário, a empresa conta com o apoio do governo, no sentido de viabilizar financiamentos com menores custos e facilitação ao acesso a
insumos necessários para a produção dos ventiladores pulmonares.
AGOSTINI, R. Governo e empresas fazem ação de guerra para aumentar produção de respiradores. CNN Brasil , Brasília, 30 mar. 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/03/30/empresas-fazem-acao-de-guerra-para-quintuplicar-producao-de-respiradores . Acesso em: 12 jul. 2020.
Com base na teoria da firma, caso os parâmetros na função de produção Cobb-Douglas   fossem todos nulos (A = 0, a = 0, b = 0), o que aconteceria com a produção de ventiladores pulmonares? Lembre-se que x1 e x2 na função de produção Cobb-Douglas são os fatores de produção, como trabalho e capital.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Uma vez que os expoentes seriam nulos, cada insumo aumentaria em 1% a produção, já que todo número elevado a zero é um.
	Resposta Correta:
	 
Haveria uma produção zero, tendo em vista que foram aplicados insumos incapazes de realizar a produção dos ventiladores pulmonares.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: independentemente do valor dos parâmetros “a” e “b” na função de produção Cobb-Douglas, tendo o parâmetro “A” com valor zero, toda a produção não se desenvolve, já que tal parâmetro mede a sensibilidade da produção ao conjunto dos fatores produtivos.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Conforme informações da reportagem de Barbosa (2020, online),“[...] Fibra natural mais popular do mundo, o algodão é indispensável para a indústria do vestuário [...] A cada ano, estima-se que 80 bilhões de novas peças de roupas são produzidas, 400% a mais que duas décadas atrás, e 35% disso tudo é feito de algodão [...] Apesar de ocupar apenas 2,5% da terra cultivada no mundo, a produção de algodão responde por cerca de assombrosos 25% do consumo mundial de inseticidas [...] o cultivo de algodão é responsável, em média, por 80% do consumo de água total de fabricação [...]”.
BARBOSA, V. Uma revolução começou nas nossas roupas – e cada peça conta. Revista Exame , São Paulo, 22 maio 2016. Disponível em: https://exame.com/negocios/uma-revolucao-comecou-no-seu-armario-e-cada-peca-conta. Acesso em: 12 jul. 2020.
O enunciado traz algumas informações sobre a cadeia produtiva da indústria de vestuário e os fatores produtivos utilizados na produção de algodão. Com base no que você estudou sobre a teoria dos custos, qual alternativa está correta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os custos variáveis médios tendem a exercer um peso cada vez menor na curva de custo médio.
	Resposta Correta:
	 
Na curva de custo médio, a aplicação de novos fatores produtivos elevará os custos variáveis médios.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: os custos fixos médios declinam com a produção. No entanto, depois os custos variáveis médios aumentam, também, pelo crescimento da produção, já que haverá mais emprego de fatores variáveis. Por isso, o formato de “U” da curva de custo médio. A parte declinante da curva está relacionada à influência dos custos fixos médios, e a parte ascendente devido aos custos variáveis médios.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Petrobras obteve o êxito de corte de custos de produção e aumento na produção do óleo bruto no quarto trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em conformidade com Ryngelblum (2020, online), “alta recorde na produção, chegando a 2,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), aumento de 14,5% [...] puxada pela alta de 46% na produção do pré-sal [...]. A queda de 12% dos custos de extração em 2019 foi provocada pelo aumento da produção nas plataformas do pré-sal [...]”.
RYNGELBLUM, I. Petrobras cortou custos e aumentou produção no 4º tri, afirma BB Investimentos. Valor Investe Empresas , São Paulo, 20 fev. 2020. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2020/02/20/bb-investimentos-petrobras-cortou-dividas-e-aumentou-producao-no-4o-tri.ghtml.
Acesso em: 12 jul. 2020.
A partir do enunciado, considere as seguintes afirmações:
I. A estatal obteve economia de escala, devido à queda dos custos, apenas.
II. A queda dos custos e o aumento da produção indicam ganhos de escala.
III. O aumento da produção é elemento a ser apontado como economia de escala.
IV. Não há variação no custo médio, o que implica maior economia de escala.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II.
	Resposta Correta:
	 
II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a empresa obteve redução nos custos de produção e extraiu mais petróleo. Isso indica maiores graus de escala. Só que aqui não há um ganho proporcional da produção em relação ao emprego de fatores, e sim uma redução nos custos enquanto se obtém mais produção.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, no início de 2020, diversas empresas brasileiras receavam sofrer problemas em obter os insumos necessários, posto que muitas delas dependem de importações chinesas, a exemplo da produção de celulares e computadores no Brasil. A produção da linha branca (fogão, geladeira etc.) também sofre com as incertezas quanto ao acesso a insumos. Tal dificuldade vem sendo ocasionada pelo novo coronavírus, afetando a produção na China, em razão dos adoecimentos e dos contágios naquele país.
LOPES, M. R. Sem peças da China, indústrias do Brasil ameaçam parar produção. R7 , São Paulo, 19 fev. 2020. Disponível em: https://noticias.r7.com/economia/sem-pecas-da-china-industrias-do-brasil-ameacam-parar-producao-19022020 . Acesso em: 12 jul. 2020.
A partir dos fundamentos da teoria da firma, considere as seguintes afirmações:
I. As combinações de fatores produtivos, tais como placas de metal e
parafusos usados na produção de geladeiras, até mesmo o próprio refrigerador, formam o conjunto de produção.
II. A combinação de recursos produtivos, tais como as placas de metal e os parafusos usados na produção de geladeiras e notebooks , é representada pela isoquanta.
III. O aço e outros metais usados na produção de parafusos e placas de vídeos, necessários na produção de geladeiras e notebooks , são alguns exemplos de matéria-prima.
IV. A combinação de cada fator produtivo e os respectivos produtos gerados são chamados de taxa técnica de substituição.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: as placas de vídeos e os parafusos estão representados na isoquanta, da mesma forma que tais insumos (incluindo as matérias-primas usadas na produção) e o produto gerado estão inseridos no conjunto de produção da geladeira ou de qualquer outro produto específico.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Algumas inovações não geram reduções nos custos. Às vezes, geram aumento, por
exemplo: a Nestlé adotou o papel reciclado com revestimento de polímero para substituir as embalagens plásticas, tendo, com isso, uma embalagem mais cara, mas ambientalmente melhor. O material reciclado se degrada depois de seis meses no oceano, contudo será usado apenas nas barras de cereais da marca YES!, o que levou o produto a custar 50% mais caro que os concorrentes. A empresa não pretende patentear a inovação para que outras empresas a adotem (ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE, 2019).
ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE. Nestlé cria embalagem resistente para substituir plástico. Época Negócios , Rio de Janeiro, 19 jul. 2019. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/07/nestle-cria-embalagem-resistente-para-substituir-plastico.html. Acesso em: 12/07/20.
A partir dessas informações e de nossos estudos sobre a teoria da firma e os custos de produção, associe cada título a seguir com seus respectivos fundamentos.
(1)  Setor de custos crescentes.
(2)  Setor de custos decrescentes.
(3)  Setor de custos constantes.
(4)  Economia de escala.
(5)  Deseconomia de escala.
(  ) Caracteriza-se pela abundância de insumos com o aumento da produção ou pela administração mais eficiente.
(  )  Caracteriza-se pelo aumento do preço de alguns ou todos os fatores produtivos quando ocorre elevação da produção.
(  ) Relacionada com o aumento da produção em proporção maior do que a elevação dos custos de produção.
(  )  Caracteriza-se pela pouca ou nenhuma alteração na quantidade ofertada e no preço dos fatores produtivos.
(  ) Ocorre quando o crescimento na quantidade ofertada gera um custo de produção mais que proporcional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
2, 1, 4, 3, 5.
	Resposta Correta:
	 
2, 1, 4, 3, 5.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: setores de custos crescentes estão relacionados à deseconomia de escala. No entanto, nem sempre os setores de custos decrescentes estão relacionados à economia de escala, justamente pelo exemplo da administração mais eficiente. Resta ao setor de custos constantes a afirmativa que aponta a pouca ou nenhuma alteração na oferta (nos custos).
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma pesquisa da Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) apontou que a produtividade do trabalho no Brasil caiu 1,7% no segundo semestre de 2019. O estudo traz a informação de que houve um aumento considerável de emprego de mão de obra, mas o crescimento do valor adicionado não acompanhou. Entre as razões para esse resultado está o aumento do trabalho informal, que é menos produtivo do que o trabalho formalizado, porque dispõe de menos qualificação, tecnologia e crédito.
AMORIM, D. Produtividade registra queda de 1,7% no Brasil, aponta FGV. UOL , Rio de Janeiro, 10 set. 2019. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2019/09/10/produtividade-registra-queda-de-17.htm. Acesso em: 12 jul. 2020.
Nesse sentido, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
I. ( ) O trabalho informal, por ser precário em qualificação, apresenta menos eficiência nos processos produtivos.
II. ( ) A perda de produtividade do trabalho indica uma deseconomia de escala nos variados segmentos econômicos.
III. ( ) A precarização do trabalho, com a maior informalidade, traz, por efeito, maior grau na economia de escala.
IV. ( ) A queda na produtividade ocasionada pelo maior emprego de mão de obra e redução do valor adicionado indica um rendimento constante de escala.
V. ( ) Observa-se um efeito de rendimento decrescente de escala na queda de produtividade observada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F, V.
	Feedback da resposta:
	 
Resposta correta: a qualificação média reduzida entre os diversos trabalhadores declina a produtividade, ou seja, há um maior emprego de mão de obra para gerar uma mercadoria, o que denota perda no rendimento de escala.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em maio de 2020, o governo federal elevou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para motos, micro-ondas e aparelhos de ar-condicionado de 20% para 35%, com exceção para os bens produzidos na Zona Franca de Manaus. Maiores impostos incidem sobre os custos de produção (OTONI, 2012). Possivelmente, as empresas terão de repassar parte dos impostos para o consumidor, conforme o grau de elasticidade-preço da demanda, os restantes terão que absorver. No que for possível, terão que reduzir custos, seja tornando os processos produtivos mais eficientes, de modo a utilizar menos matérias-primas ou diminuindo outros custos, seja por meio de menos fatores produtivos diretamente, seja pela redução de parcial de alguma produção, caso não seja viável mantê-la com o aumento do imposto.
OTONI, L. Governo eleva IPI de moto, micro-ondas e ar-condicionado para 35%. Terra , Brasília, 31 maio 2012. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/governo-eleva-ipi-de-moto-micro-ondas-e-ar-condicionado-para-35,99ccdc840f0da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html.
Acesso em: 12 jul. 2020.
A partir do que você aprendeu em teoria dos custos, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
I. O aumento da trajetória dos custos marginais, a ponto de deixá-los acima dos custos médios, é um indicativo de deseconomia de escala.
PORQUE
II. Os custos médios apresentam um crescimento em razão do aumento nos custos variáveis.
A respeito dessas proposições, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	 
Resposta correta: você conseguiu relacionar economia de escala com custos médios e custos marginais. Compreende a dinâmica dos custos variáveis na economia e que os custos fixos, em um horizonte temporal maior, se tornarão igualmente variáveis.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em razão das dificuldades na economia durante o ano de 2016, diversas empresas miravam a redução de custos com a troca de insumos, como aquelas ligadas aos setores de químicos, cosméticos e papel. Essa circunstância abriu oportunidades para novos fornecedores em curto prazo, como o caso de uma produtora de materiais escolares, que trocou a madeira utilizada na produção de lápis de cor por resina na busca por menores custos e, assim, obteve mais competitividade nos preços com os consumidores.
PORTAL PROTEC. Troca de matéria-prima para reduzir custo pode favorecer novos negócios . Rio de Janeiro, 7 dez. 2016. Disponível em: http://protec.org.br/politicas-publicas-e-economia/35178/troca-de-materia-prima-para-reduzir-custo-pode-favorecer-novos-negocios. Acesso em: 12 jul. 2020.
Nesse sentido, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
I. ( ) Em longo prazo, apenas a madeira pode ser trocada na produção de lápis.
II. ( ) A produção de lápis tem, entre as alternativas, reduzir ou trocar a mão de obra.
III. ( ) Em um horizonte pequeno, a fábrica de lápis pode, facilmente, trocar todos os imóveis.
IV. ( ) De imediato, a fabricante de lápis consegue reduzir insumos mais flexíveis.
V. ( ) A maquinaria da produção de lápis dificilmente entra no rol de mudanças imediatas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	 
Resposta correta: em curto prazo, apenas os insumos mais flexíveis podem sofrer mudanças em um prazo menor, a exemplo dos trabalhadores ou de algumas matérias-primas utilizadas na produção, já outros insumos, como as edificações, em geral, se tornam variáveis em um horizonte temporal maior.
	
	
	
Domingo, 29 de Novembro de 2020 19h58min05s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando