Buscar

APOL 2 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“[...] a construção da identidade visando ao estabelecimento da igualdade pode levar a um processo de opressão de grupos e pessoas não dominantes em uma coletividade mais ampla, como ocorreu no Brasil”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 97 .
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre o processo histórico, assinale corretamente a alternativa que mostra em que lugar se estabeleceu o segmento branco hegemônico.
Nota: 10.0
	
	A
	Lugar individual.
	
	B
	Lugar empírico.
	
	C
	Lugar social.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se que “[...] Nesse processo histórico, o segmento branco hegemónico acabou por estabelecer 0 "lugar social". (texto-base, p. 97).
	
	D
	Lugar subalterno.
	
	E
	Lugar do oprimido.
Questão 2/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“A globalização afetou os estados nacionais, entre outros aspectos, em relação à 'identidade coletiva' e, consequentemente, à 'legitimidade democrática' (Habermas), seja pela difusão de uma cultura de massas, seja pela emergência de subcultura”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 94 .
Considerando o fragmento  e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos aspectos negativos decorrente da globalização.
Nota: 10.0
	
	A
	Desconsideração do papel de organismos supranacionais da globalização na vida social.
	
	B
	Estímulo à emergência de fenômenos identitários em vários contextos socioculturais.
	
	C
	Incentivo ao direito à identidade construída com base na diferença.
	
	D
	Reconhecimento e a valorização das pessoas participantes da comunidade escolar.
	
	E
	Ameaça de destruição da cultura nacional e  produzir a fragmentação da sociedade nacional.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se  “[...] por um lado, no sentido de ameaçar a destruição da cultura nacional ou levar ao fechamento em culturas particulares ou subculturas diferenciação), ou seja, produzir a fragmentação da sociedade nacional;[...]”. (texto-base, p. 95).
Questão 3/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
O Sociólogo Gilberto Freyre identificava as relações raciais de forma horizontal. Destacou-se no meio acadêmico ao considerar o conceito de cultura na temática racial.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-63, 2015. p. 55. [texto adaptado]
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil,  qual foi o livro escrito por Gilberto Freyre em que ele discutiu a temática racial pelo aspecto cultural? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Consciência Negra.
	
	B
	O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questões racial no Brasil.
	
	C
	Livro do Mestiço – Mestiço Brasileiro, Nosso Povo, Nossa Etnia.
	
	D
	Nação e Consciência Nacional.
	
	E
	Casa-grande & senzala.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a “Foi nesse contexto que o sociólogo Gilberto Freyre propôs que a temática racial fosse pensada e analisada dentro de outro enfoque, deslocando o foco analítico do conceito de raça para o conceito de cultura. Assim, a mistura de raças iniciou seu processo de aceitação como parte integrante da identidade nacional brasileira. Casa-grande &senzala, Freyre (1933) expôs de forma descritiva a história do universo agrário do Nordeste brasileiro [...]”. (texto-base, p. 55).
Questão 4/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“A construção das identidades, fundamentadas nos estudos pós-coloniais, não é entendida sob uma perspectiva essencialista, mas circunstancial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 97 .
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, as identidades históricas  resultam de:
Nota: 10.0
	
	A
	Contextos multirraciais minoritários.
	
	B
	Contextos econômicos igualitários.
	
	C
	Contextos socioculturais específicos.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se,” As identidades são históricas, elaboradas no contexto das interações socioculturais, ou seja, resultam de contextos socioculturais específicos”. (texto-base, p. 97).
	
	D
	Contextos subjetivos específicos.
	
	E
	Contextos sociais unilaterais.
Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia a citaçao:
“O mecanismo de ofuscação dos feitos de homens e mulheres negros e o papel da escola, destacam a ressignificação e a desmistificação da população negra na trajetória histórica brasileira. Nesse sentido a desconstrução passa por críticas aos livros didáticos e ao sistema escolar que permeou a história dos africanos e dos seus descendentes ao período escravocrata”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015, p. 07-127. 
Tendo em vista os conteúdos da Aula 6 – Videoaula 1 - Contextualização, assinale a alternativa que aponta corretamente o período que os livros didáticos retratam quando tratam da questão da população negra brasileira.
Nota: 10.0
	
	A
	Período da escravidão.
Você acertou!
Comentário: Conforme a videoaula 6.Tema"A trajetória do povo negro". Aula 1 - Contextualização (05`:43`` a 06`:50``).e o  Livro-base a resposta correta refere-se, ao período de escravidão. (videoaula 6.Tema" A trajetória do povo negro ". Aula 1 - Contextualização (05`:43`` a 06`:50``).
	
	B
	Período da abolição da escravatura.
	
	C
	Período do achamento do Brasil.
	
	D
	Período da colonização indígena.
	
	E
	Período da monarquia.
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“A relação entre identidade e igualdade pode ser percebida sob vários pontos de vistas. Em primeiro lugar, a construção da identidade dos sujeitos pressupõe um processo de práticas e modos de viver e agir coletivos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 96-97 .
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura
afro-brasileira e indígena no Brasil, à oposição ao individualismo exige uma identificação das pessoas com... 
Nota: 10.0
	
	A
	a segregação racial.
	
	B
	a subjetividade humana
	
	C
	a coletividade abstrata.
	
	D
	a individualidade absoluta.
	
	E
	a coletividade humana.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a “[...] busca pelo igual se apresenta em oposição ao individualismo e exige uma identificação das pessoas com uma coletividade humana”. (texto-base, p. 96-97).
Questão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“[...] o fator mais determinante para uma educação multicultural não é a quantidade dos materiais didáticos disponíveis [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 117.
 
Considerando o  do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente a alternativa que mostra corretamente a postura de uma educação multicultural.
Nota: 10.0
	
	A
	A educação multicultural deve ter uma postura democrática e científica e uma relação crítica e rigorosa dos materiais didáticos.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se  a “uma postura democrática e científica dos educadores e de suas escolas no trato crítico e rigoroso dos materiais didáticos e das informações contidas neles. Educadores e suas escolas precisam ter a consciência de que nenhuma pessoa ou instituição tem o domínio total do conhecimento e dos métodos de ensino”. (texto-base, p. 117).
 
	
	B
	Deve adotar uma postura autocrática e subjetiva dos materiais didáticos e das informações contidas neles. 
	
	C
	Deve estimular uma postura setorial e unilateral sem preocupar-se com a análise dos materiais didáticos e das informações contidas neles. 
	
	D
	Deve adotar uma postura informal e aleatória em relação aos materiais didáticos e às informações contidas neles. 
	
	E
	Precisa estimular uma postura superficial e não-científica dos educadores e de suas escolas no trato dos materiais didáticos e das informações contidas neles.
Questão 8/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“Para os povos indígenas, o ingresso normatizado pela Lei n. 12.711/2012, assim como no caso dos negros, já vinha ocorrendo com a utilização, em algumas universidades, de vagas suplementares”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 81.
Considerando o fragmento  de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, qual Fundação vinculada ao governo federal dá assistência financeira aos estudantes indígenas? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Fundação Cultural Palmares (FCP).
	
	B
	Fundação Frente Negra Brasileira.
	
	C
	Fundação do Movimento Negro Unificado.
	
	D
	Fundação Nacional do Índio (Funai).
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se ao A manutenção desses estudantes por meio da assistência financeira foi assumida pela Fundação Nacional do Índio (Funai), vinculada ao governo federal”. (texto-base, p. 81).
	
	E
	Fundação da Comunidade Negra.
Questão 9/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o texto:
"A escola sempre foi um espaço muito eficaz para a disseminação de ideologias, sejam elas boas ou más, então, a escola foi um importante instrumento usado para inserir o negro e o indígena naquela sociedade que os segregava. É claro que a escola [...] é um espaço privilegiado para a intervenção e combate ao racismo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROTA DE APRENDIZAGEM. Aula 5, Curitiba: Intersaberes, 20??, p. 4 e 5
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 5 -  videoaula 4 - Tema: Síntese, indique corretamente a alternativa que fala acerca da promoção da igualdade racial:
Nota: 10.0
	
	A
	A promoção da igualdade racial anula a questão do mérito e não reforça os direitos sociais.
	
	B
	A promoção da igualdade racial não anula a questão do mérito, mas reforça os direitos sociais.
Você acertou!
"A promoção da igualdade racial não anula a questão do mérito, mas acima de tudo reforça os direitos sociais, reforça a atuação do estado, reforça a capacidade do estado em tentar amenizar as desigualdades, em tentar fortalecer e tornar o país melhor" (Aula 5: Tema: Políticas Públicas e Movimentos Sociais Negros e Indígenas. videoaula 4: Tema: Síntese, 2' a 2'31'').
	
	C
	A promoção da igualdade social enfraquece os direitos sociais e a atuação do Estado.
	
	D
	A promoção da igualdade racial elimina a questão do mérito e ignora os direitos sociais.
	
	E
	A promoção da igualdade racial enfraquece a atuação do estado sem amenizar as desigualdades sociais.
Questão 10/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“Durante esse debate, alguns contrários foram convencidos da necessidade da implantação das cotas, e outros preferiram continuar com suas 'velhas opiniões formadas'. Várias universidades, utilizando-se da autonomia que a lei lhes concede, decidiram adotar o sistema de cotas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 80.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos  do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que aponta corretamente a primeira Universidade que contemplou o sistema de cotas.
Nota: 10.0
	
	A
	Universidade de Brasília (UnB).
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se “A primeira foi a Universidade de Brasília (UnB)”.  (texto-base, p. 78).
	
	B
	Universidade Federal do Paraná (UFPR).
	
	C
	Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
	
	D
	Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
	
	E
	Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando