Buscar

apol historia da educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O estudo da História, historiografia e história da educação, relações e contradições, possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e a Nova História.
:
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História
(  ) Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares.
(  ) Valoriza somente documentos oficiais como fontes válidas para a história.
(  ) Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns.
(  ) Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1-1-2-2
	
	
	
Questão 2/10 - História da Educação
Leia o fragmento de texto:
“Nesse governo, porém, essas ideias são reorientadas em função de duas razões principais: a Segunda Guerra Mundial havia suscitado o questionamento internacional à eugenia e aos preconceitos raciais e o almejado sentimento nacionalista, em busca de uma 'raça nacional forte e trabalhadora' [...].”
	
	D
	Exaltação do espírito nacional a partir de disciplinas como Moral e cívica e educação física.
Questão 3/10 - História da Educação
Leia atentamente o fragmento a seguir:
“Dos problemas e questionamentos desenvolvidos pelos historiadores, decorre necessariamente um novo olhar sobre os documentos: ‘A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita. [...]’”
	
	C
	Os historiadores devem buscar fontes que possam trazer informações sobre os temas que buscam pesquisar.
Questão 4/10 - História da Educação
Leia atentamente o fragmento a seguir:
“Essa expressão remete às questões colocadas pelos historiadores ao passado, que, com as novas proposições e pressupostos, têm por base interesses distintos conforme a época, a formação, enfim, a cultura de cada um.”
	
	B
	História-problema.
Questão 5/10 - História da Educação
Analise a imagem a seguir:
https://www.google.com.br/search?q=fontes+históricas&espv=2&biw=1366&bih=667&site=webhp&tbm=isch&imgil=Gr3llOmJea9uDM%253A%253BiBmM2QHSb2. Acesso em: 12 jul. 2015.
De acordo com a imagem e com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, as iniciativas de ensino, realizadas no final do século XVIII e início do XIX, promoveram debates a respeito das ciências e da razão. Esse progresso em relação à alfabetização no século XIX foi generalizado por dois fatores importantes. Assinale a única alternativa que menciona, corretamente, estes fatores:
	
	B
	Urbanização e Industrialização.
Questão 6/10 - História da Educação
Leia o fragmento de texto:
“O modo de governar de Getúlio Vargas, autoritário e centralizador, impactou no campo educacional, simultaneamente a discussões sobre o tema pelos intelectuais, em continuidade ao processo iniciado nos anos 1920.”
	
	A
	A escola permanecia como instituição em que orientações civilizatórias poderiam e deveriam ser propagadas.
Questão 7/10 - História da Educação
Leia o fragmento de texto:
“[...] o panorama educacional no século XIX e início do XX, no qual houve mudanças importantes, tanto no âmbito político — o país passou de colônia (sede do Reino) a Império e deste a República — quanto nos aspectos econômico e social.”
	
	C
	Houve uma intensa discussão intelectual sobre a educação, que, apesar de heterogênea, considerava a escola como instituição fundamental.
Questão 8/10 - História da Educação
Leia o texto a seguir:
A História da educação possui especificidades que variam de acordo com os contextos históricos.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
De acordo com texto acima e com os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, relacione cada momento histórico às suas características:
1 – Período Medieval
2 – Renascimento
(   ) As escolas elementares tiveram significativa expansão.
(   ) Uma das características mantida pelo método escolástico era a permanência da oralidade e a memorização das obras estudadas.
(  ) A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
(   ) As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1–1–1–2
Questão 9/10 - História da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Para Burke (1992), os historiadores da contemporaneidade encontram diversas e distintas maneiras de contemplar as novas proposições. Ele apresenta seis pontos que permitem visualizar pressupostos da história conhecida como tradicional, em contraposição aos da nova proposta”.
	
	C
	Analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, o que implica diálogo com outras áreas de conhecimento.
Questão 10/10 - História da Educação
Leia o fragmento de texto:
“Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, priorizou-se a educação das elites dirigentes do país.”
	
	C
	Havia um pensamento comum entre as elites dirigentes, que a educação era algo que devia ser imposto de cima para baixo, sem participação popular.
Questão 6/10 - História da Educação
Leia o fragmento de texto: 
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros.”
Nota: 10.0
	
	D
	A educação na Idade Média está profundamente articulada à atuação da Igreja. Fé, Igreja e educação eram elementos indissociáveis.
Você acertou!
Comentário: "A Igreja Católica controlava o acesso a referenciais e obras da cultura greco-romana. A memorização e a oralidade eram importantes elementos do método escolástico. A educação na idade média é indissociável da formação do homem de fé" (livro-base, p. 52-61).
	
	E
	
Questão 10/10 - História da Educação
Leia o fragmento de texto:
"O objetivo proclamado da ação dos jesuítas é a conversão do índio à fé católica. Na realidade, o que se fez (faz) é subjugá-lo, e quando resiste, massacrá-lo.”
Nota: 10.0
	
	C
	Criação de casas de be-a-bá, colégios internos, métodos de alfabetização, visando a catequização das crianças indígenas.
Você acertou!
Comentário: "As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância às leis e formalidade pedagógica. As casas de bê-a-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas. O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas" (livro-base, p. 64-68).
“De acordo com Valério [...], este [parecer] era composto pelos núcleos de comunicação e expressão, ciências e estudos sociais”. CERTA A
“Essa lei foi elaborada por um Grupo de Trabalho, indicado pelo então presidente Emílio G. Médici, em maio de 1970, e sancionada sem nenhum veto, um importante indicador da consonância de suas proposições com as preocupações e prioridades do governo”. CERTA D
“Dessa forma, apesar de todos os questionamentos feitos às duas grandes reformas educacionais desse período, notamos que quantitativamente houve conquistas”. CERTA E
Nesse programa de mudanças devemos inserir outro ele mento para discussão, no que diz respeito à educação: o seu papel frente ao desenvolvimento nacional e à desigualdade vigente na sociedade brasileira.” CERTA D
“Essas relações se fortaleceram, lembrando que no panorama Internacional a Guerra Fria ainda ocorria, e que parte da justificativa dos militares para sua intervenção em 1964 foi em função do combate ao comunismo”. CERTA B
“Nesse governo, porém, essas ideias são reorientadas em função de duas razões principais: a Segunda Guerra Mundial havia suscitado o questionamento internacional à eugenia e aos preconceitos raciais e o almejado sentimento nacionalista, em busca de uma 'raça nacional forte e trabalhadora' CERTA D
“A Escola Superior de Guerra (ESG) exerceu forte influência orientadora nas ações dos governos militares, em especial a partir de sua compreensão sobre o desenvolvimento do Brasil, como ressalta Debert”. CERTA C
“No governo de Sarney (1985-1990) a atenção da
população voltou-se para a discussão da Assembleia Nacional Constituinte, permeada por pressões de diferentes grupos sociais e sindicais. A nova Constituição foi promulgada em 5 de outubro de 1988”. CERTA C
“De acordo com Horta [...], a nova Constituição não estabeleceu a vinculação de recursos orçamentários, mas previa: ‘a gratuidade do ensino oficial para todos deveria ser estendida ao ensino secundário [...]’”. CERTA B
“A ESG se coloca como adjuvante do Estado Moderno, que tem como CERTA E
“Pinheiro (2001) afirma que na Assembleia Constituinte a questão público-privado CERTA B
“A Escola Superior de Guerra (ESG) exerceu forte influência orientadora nas ações CERTA C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais