Buscar

7- A comunicação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

7- A comunicação
7.1 Aspectos da comunicação
	Tudo o que vivemos no mundo podemos considerar como comunicação: cada palavra, gesto, contato, telefonema, propaganda etc. Toda atividade acontece pela comunicação, sendo indiscutível a prioridade que lhe deve ser conferida.
	Nas organizações, a comunicação é um dos assuntos em destaque pois, se acontece de forma inadequada, gera conflitos, dificulta a relação de trabalho, a ação de liderança, impede a democracia, inviabiliza as relações públicas e tantas outras situações.
	Na essência, o homem é um ser social e a expressão da sua personalidade faz-se pela comunicação.
	Existem componentes essenciais para a comunicação, vamos verificar quais são esses na sequência.
• Emissor: toma a iniciativa da comunicação, transmite a sua mensagem de forma inteligível ao outro. Assim, os seus componentes, ao longo da comunicação, devem obedecer às leis psicológicas da motivação, da percepção e da expressão. 
• Receptor: aquele a quem se dirige a mensagem. Ele a captará, se estiver psicologicamente sincronizado com o emissor. Deve estar em estado de abertura para o outro. Leis: motivação, percepção e impressão. 
• Mensagem: conteúdo da comunicação. Se for informação, a mensagem é ideacional; se exprimir sentimento ou ressentimento, a mensagem é afetiva. Quando combina elementos intelectuais com afetivos, a mensagem é chamada de vital. 
• Código: símbolos utilizados para formular a mensagem. As linguagens oral e escrita são as mais frequentes, mas a música, a pintura etc. também são códigos que permitem transmitir a mensagem. 
	O potencial para a ocorrência de problemas é grande. Assim, Cohen (2003) lista algumas situações que podem significar barreiras à comunicação: 
• características da linguagem (imprecisão das palavras); 
• diversidades de canais (gestos, tons de voz, expressões faciais etc.) – o que é vinculado por um desses canais pode estar em desacordo com o restante ou um sinal pode ser mal interpretado; 
• diferenças entre os estados mentais (emocionais) de duas pessoas; 
• diferenças de gênero; 
• comunicações ambíguas; 
• comunicação incompleta; 
• sinais não verbais (expressão facial, postura etc.) podem transmitir uma mensagem errônea.
7.2 Capacidade de saber ouvir
	Quando falamos em comunicação, não podemos deixar de falar de um tema básico no entendimento entre as pessoas: saber ouvir. Essa é uma das mais nobres atitudes em relação ao outro – renunciar aos seus próprios pensamentos por alguns momentos e tentar entender a real questão de quem nos fala.
	Existem alguns benefícios que somente o bom ouvinte consegue desfrutar: 
• estar sempre bem informado; 
• utilizar melhor o seu tempo; 
• avaliar melhor como a sua mensagem foi recebida;
 • permitir a melhor expressão de quem fala; 
• evitar grande número de mal-entendidos.
	Quando somos estimulados, ou quando o assunto nos afeta pessoalmente, tornamo-nos ouvintes mais atentos. 	Podemos considerar que é uma atitude mental que nos guia na melhor ou pior forma de ouvir. Sabemos que a audição é um dos aspectos que devem ser analisados, pois pode estar comprometida em razão de fatores físicos e mentais, o que poderá comprometer a nossa disponibilidade em ouvir. Além disso, a comunicação também pode ser afetada por fatores físicos – do ambiente.
	
7.3 Comunicação assertiva 
	Comunicação assertiva é uma forma de comunicação clara e objetiva, uma capacidade de expressão franca e sincera, sem negar os direitos dos seus semelhantes. 
 
7.4 Comunicação organizacional escrita 
	Inúmeras vezes, recebemos em nossas mãos materiais externos ou internos que deixam a desejar quanto à qualidade da informação. Pode ser a baixa qualidade do texto, informações desnecessárias, sem clareza, argumentos inadequados, desorganização de ideias e inúmeras outras situações. 
	Quando trata da deficiência na comunicação escrita das organizações,Neto nos traz alguns cuidados: 
	
	Os resultados de uma empresa, para serem alcançados, dependem diretamente do processo de comunicação organizacional que ela realiza, grande parte diz respeito à comunicação escrita feita de forma precisa e coerente.
	
7.5 Comunicação verbal 
	Apresentamos, a seguir, alguns aspectos que devem ser levados em consideração para que se tenha uma comunicação verbal eficaz em apresentações públicas.
7.5.1 Apresentação em público
 
7.5.1.1 Atitude do orador
 
	
	O segredo da boa comunicação é viver e externar a consciência da globalidade por meio de: competência, informalidade, espontaneidade, transmissão de entusiasmo, otimismo, animação, dar atenção a todas as pessoas, experiências pessoais, alegria, segurança, apresentar fatos reais, usar o apelo emocional, cuidar de sua aparência física, do vestuário, ouvir, perguntar, interessar-se, ser profundamente sincero, leal, convincente – ser um comunicador.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais