Buscar

Atividade 1- Imunologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1- Imunologia – Danilo Geremia
Resumo
Propriedades gerais da resposta imune e células e órgãos do sistema Imune:
A resposta imune ocorre quando um agente infeccioso entra em contato com o organismo. De forma didática o sistema imunológico é divido em duas categorias, a primeira refere-se o que chamado de sistema inato, isto é, órgãos e células que a serviço para fornecer a primeira defesa quando o organismo detecta um agente etiológico, o sistema inato não possui um especificidade para cada tipo de ameaça, quem possui essa característica é o sistema adaptativo, a segunda categoria do sistema imune. O sistema adaptativo é responsável por gerenciar uma resposta específica para o agente etiológico, logo sua eficácia para neutralizar uma patologia é maior do que o sistema inato, ainda há uma subdivisão dentro do sistema adaptativo podendo ser classificada entre humoral ou mediada por células. Quando a resposta é dita humoral significa que ela tem como componentes anticorpos secretados por linfócitos B que iram neutralizar o agente etiológico, já quando a resposta é mediada por células o linfócito T é a principal célula que organizará a neutralização do agente infeccioso. 
Questões
1. Quais são os dois tipos de imunidade adquirida e que tipos de micro-organismos essas respostas imunológicas combatem? 
R: São os tipos de imunidade adquirida: Humoral, essa é responsável pela resposta imunológica contra micro-organismos, como as bactérias. A outra é chamada de Citológica, essa é responsável pela defesa contra vírus.
2.Quais são as principais classes de linfócitos, como suas funções se diferenciam e como podem ser identificados e distinguidos? 
R: Os linfócitos B reconhecem muitos tipos de antígenos e se desenvolvem em células secretoras de antígenos. Os linfócitos T auxiliares reconhecem antígenos nas superfícies das células apresentadoras de antígenos e secretam citocinas, as quais estimulam diferentes mecanismos de imunidade e inflamação. Os linfócitos T citotóxicos reconhecem antígenos em células infectadas e matam essas células. As células T reguladoras suprimem as respostas imunes.
3.Quais são as diferenças importantes entre os linfócitos T e B virgens, efetores e de memória?
R: Células virgens precisam ser ativadas para se tornarem células efetoras a partir de um contato com o antígeno. As células de memória são um conjunto expandido de linfócitos antígeno-específicos que respondem mais rapidamente e mais efetivamente contra antígenos do que as células virgens. São diferenciados pelo local de maturação, migração e no caso dos linfócitos, pela nomenclatura CD que diz respeito aos diferentes marcadores de superfície e função.
4. Em que região dos linfonodos os linfócitos T e B estão localizados e como é mantida sua separação anatômica?
R: Os linfócitos B são encontrados na região folicular dos linfonodos. Esse sequestro anatômico ocorre por meios de quimiocinas liberadas pelas células foliculares que se ligam à receptores nas membranas do linfócito B. De modo similar, os linfócitos T são atraídos para a região paracortical dos linfonodos por meio de quimiocinas específicas.
5.Como os linfócitos T virgens e efetores diferem em seus padrões de migração?
R: Linfócitos virgens, são células maduras, providas de órgãos linfoides, que, no entanto, ainda não foram expostos aos antígenos.  Linfócitos efetores, são células B ou T virgens, que já foi exposta ou tiveram contato com antígenos.  Células de memória, são linfócitos B, formados por ativação de células B no encontro com antígenos específicos.

Continue navegando