Buscar

atividade 1 imunologia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA 
CCS - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E PATOLOGIA
IMUNOLOGIA
PROF.: Naiara Naiana Dejani, Claudio Roberto Bezerra dos Santos.
ALUNA: Dhandhara Chiang B. B. Viana Nº 20190159234
ATIVIDADE 1
PARTE I
(A) Quais eventos favoreceram o Brasil a perder a certificação?
Resposta: Houve uma queda na cobertura vacinal no Brasil, resultando assim na perda da certificação de país de livre do sarampo. A imigração principalmente de venezuelanos acarretou nessa queda, e também de pessoas que viajaram para a Europa. É válido salientar que na Europa há movimentos anti-vacinais.
(B) Quais as consequências disto para a população?
Resposta: O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, logo, o vírus é rapidamente espalhado e isso faz com que ocupem mais leitos nos hospitais, pois além de lesões pulmonares permanentes, pode provocar infecções no sistema nervoso central. É importante frisar que não há tratamento específico, é mais comum em crianças, e há uma taxa entre 5% e 20% de pessoas que morrem, ademais as sequelas são irreversíveis e os pacientes irão precisar do sistema de saúde sempre.
PARTE II
1) Qual a diferença entre Resposta Imune inata e Resposta Imune Adaptativa?
Resposta: A imunidade inata vai ser a defesa inicial contra os microrganismos, ou seja, vai fornecer uma proteção imediata em menos tempo. Logo, irá eliminar ou controlar infecções dos hospedeiros que vão ser causados por diferentes patógenos, vai haver reconhecimento dos produtos de celulas danificadas ou mortas, de modo que remove as células mortas e vai ter a reparação tecidual. Além disso, é composta por barreiras (físicas e químicas), células (fagocíticas, dendríticas e NK) e proteínas sanguíneas capazes de promover a lise. Na imunidade adaptativa vai se desenvolver mais lentamente e irá fornecer defesas mais especificas contra os microrganismo, depende dos linfócitos T e B e dos produtos dos linfócitos, tem capacidade de especificidade e de memória. É valido salientar que a resposta imune adaptativa vai atuar intensificando a respostas imune inata.
2) Quais células estão envolvidas na Resposta Imune Inata?
Resposta: Células fagocíticas (neutrófilos, monócitos e macrófagos), células dendríticas, celulas NK e células granulócitas (mastócitos, basófilos e eosinófilos).
3) Quais células estão envolvidas na Resposta Imune Adaptativa?
Resposta: Linfócitos T (células T), linfócitos B (células B) e células assassinas naturais (células NK).
4) ) Por que a imunidade passiva não induz memória imunológica?
Resposta: A imunidade passiva ocorre através da transferência de soro para um individuo não infectado, logo, o individuo se torna imune ao antígeno sem ter sido exposto a ele, e por isso não gera a memória imunológica.

Continue navegando