Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Prova A2 Farmacologia.
Prof. Dr. Diego Cardozo Mascarenhas
Turma FAR 218AM
Analise a Figura a seguir e responda o que se pede;
1- Qual fármaco mais potente? Por que? Defina o conceito de potência de um fármaco.
Fármaco A, quanto mais deslocado o fármaco for para a esquerda mais potente ele é; A potência de um fármaco refere-se a quantidade de medicamento necessário para produzir um determinado efeito, como alívio da dor ou diminuição da pressão arterial.
2- Qual fármaco mais eficaz? E o menos? Por que? Defina o conceito de eficácia de um fármaco.
Os fármacos A e B são mais eficazes, C menos eficaz, porque que ele tem a curva mais achatada e não terá o efeito 100%; capacidade do fármaco de produzir efeito, uma vez associado ao receptor, desencadear uma resposta.
3- É possível afirmar se algum fármaco representado na Fig é um agonista inverso? Qual as características farmacológicas de um agonista inverso? 
Não, Um agonista inverso atua de modo a abolir a atividade intrínseca (constitutiva) do receptor livre (não ocupado). Os agonistas inversos podem atuar através de sua ligação ao receptor na forma inativa e de sua estabilização. Isso tem o efeito de desativar os receptores que se encontram na forma de conformação ativa do receptor, na ausência do fármaco, ou seja, atuam no sentido de reduzir a atividade de um receptor.
4- Ranqueie as seguintes vias de administração em ordem crescente de acordo com a velocidade necessária para alcançar a concentração plasmática máxima de um fármaco. 
Via endovenosa/ Via oral/ Via pulmonar/ Via intramuscular/ / Via sublingual
Via oral -> Via sublingual -> Via intramuscular -> Via pulmonar-> Via endovenosa
5- Com relação as vias de administração supracitadas, aponte quais são enterais, e quais são parenterais. Explique o que é metabolismo de primeira passagem. Qual via apresenta esse efeito? Indique uma vantagem e uma desvantagem na escolha dessa via. 
Enterais – Via oral, Via sublingual, Parenterais; Via endovenosa, Via intramuscular e Via pulmonar; metabolismo que a concentração do fármaco é reduzida pelo fígado antes de atingir a circulação sistêmica; Via oral tem metabolismo de primeira passagem; vantagem: fácil de ser administrado, via não invasiva, desvantagem: sabor desagradável, não tem total absorção do fármaco.
6- O coração e o pulmão expressam receptores adrenérgicos. Indique quais são esses receptores. Quando ativados após ação simpática endógena, qual o mecanismo detalhado de transdução do sinal de cada via (cardíaca e pulmonar)? Em outras palavras, descreva a farmacodinâmica da ativação desses receptores adrenérgicos. 
Coração B1, Pulmão B2; 
No sistema cardiovascular, os receptores beta-adrenérgicos promovem aumento da frequência cardíaca, da força de contração e vasodilatação. Essas ações são desencadeadas pela ligação das catecolaminas (adrenalina e noradrenalina, liberadas das fibras autonômicas) aos diferentes subtipos de receptores beta-adrenérgicos presentes nas células musculares cardíacas e nos vasos sanguíneos.
Com base na Figura a seguir, responda o que se pede. 
7- Descreva sucintamente a neuroanatomia do sistema simpático e parassimpático em relação as projeções eferentes e o tipo de transmissão sináptica ganglionar e nos órgãos alvos. Comente a função fisiológica da ativação destes sistemas.
Neuroanatomia sistema nervoso parassimpático – crânio-sacral, os neurônios pré-ganglionares do parassimpático inervam os gânglios do sistema parassimpático e o neurônio pós ganglionar chegam até os órgãos efetores que são coração, tecidos e viceras; Sistema nervoso simpático – toraco –lombar, vai para os gânglios simpáticos, apartir dos neurônios pós ganglionares simpático ocorre a inervação dos órgãos efetores; Função simpático – responsável por preparar o organismo para situação de estresse e emergência, parassimpático - responsável por fazer o corpo retornar a um estado estável e de calma.
8- No tratamento da asma pode-se utilizar a nebulização com atrovent e berotec. Descreva o mecanismo de ação destes fármacos. Qual sua classificação farmacológica. Por que são uteis no tratamento de asma ou DPOC? E qual o motivo de sua associação? 
Mecanismo de ação do atrovent ele bloqueia os receptores muscarinicos no pulmão, inibe a broncoconstriçao; O berotec dilata as vias respiratórias e estreita elas, ele estiuma os receptores b2 e age nos músculos; Eles são usados no tratamento de asma porque são broncodilatadores, ou seja, eles fazem a dilatação dos brônquios; são usados juntos porque ambos dilata os brônquios, porém fazem isso em sítios diferentes.
9- Um indivíduo que possui glaucoma usa colírio de carbacol para aliviar a pressão intraocular. Certo dia, por engano pinga o descongestionante nasal da sua irmã, neosoro, no seu olho. Explique o mecanismo de ação do colírio e do descongestionante nasal. Qual receptor eles atuam? Qual a possível consequência para este paciente que possui glaucoma?
Colírio de Carbacol é um agente miótico potente colírio colinérgico (parassimpatomimético) que produz constrição da íris e corpo ciliar. Estimula os receptores nicotínicos e muscarínicos; Descongestionante Neosoro promove vasoconstrição da mucosa nasal, por mecanismo adrenérgico local; O neosoro no olho pode agravar o glaucoma.
10- Explique como ocorre a metabolização dos fármacos. Quais as principais fases da biotransformação? Como essas reações alteram a quimicamente o fármaco? Quais fatores podem influenciar neste processo farmacocinético? 
Os fármacos são metabolizados para serem inativados para poderem serem eliminados, Fase I – reação de oxidação, redução ou hidrolise; Fase II – conjugação, Fase I modifica a ação do fármaco (catabolicas). Esses grupos reativos servem de ponte de ataque para as reações de conjugação; Fase II – conjugação de uma molécula com outra molécula para ajudar na excreção; Os fatores que podem influenciar são, idade, gênero, obesidade, indução e inibição enzimática

Mais conteúdos dessa disciplina