Buscar

soldagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tipos e classificação de consumíveis utilizados no processo de soldagem de ferros fundidos
Tipos de consumíveis
A soldabilidade em peças de ferro fundido é claramente inferior comparada aos aços, decorrente de suas características inerentes destes metais.(SEBASTIÃO CARLOS DA COSTA)
 De forma geral, o processo mais utilizado para peças de ferro fundido é a soldagem manual por arco elétrico devido sua facilidade de aplicação, principalmente em campos abertos, sendo bastante utilizado em serviços de manutenção em peças de ferro fundido. Outro processo utilizado é o processo oxiacetileno, porém seu uso é bastante limitado devido as inúmeras dificuldades de aplicação de soldagem. Alguns processos automáticos e semiautomáticos também são utilizados, porém em menores proporções comparadas aos processos citados anteriormente, devido as qualidades finais do salda serem inferiores. O processo MIG/MAG é um exemplo de aplicação semiautomática á ferros fundidos. (SEBASTIÃO CARLOS DA COSTA)
Os ferros fundidos podem ser soldados por arco elétrico (SMAW) utilizando eletrodos revestidos com alma de níquel, ligas de níquel, aço doce, ligas de cobre e ferro fundido. A tabela a seguir mostra a relação de materiais de adição comumente utilizados para a soldagem de ferros fundidos de acordo com a AWS. (SEBASTIÃO CARLOS DA COSTA)
Tabela 1 – Relação de materiais para soldagem de ferro fundido
Para peças de pequena geometria, onde aplica-se o pré-aquecimento em elevadas temperaturas (entre 400°C e 600°C) pode-se aplicar o método de soldagem a quente, que é realizada com consumível de composição similar, de ferro fundido, podendo ser o eletrodo AWS E CI.(INFOSOLDA).
	Em peças de grande por onde se torna inviável realizar o pré-aquecimento do material utiliza-se o processo a frio, para evitar que a região aquecida na soldagem não influencie nas propriedades mecânicas do componente. E importante que também utilize um consumível de característica macia, de liga de níquel, podendo ser do tipo AWS E Ni CI ou níquel ferro, sendo o consumível AWS E NiFe-CI. (INFOSOLDA). Nas figuras abaixo mostram alguns dos consumíveis citados anteriormente:
Figura 1 – Eletrodo de liga de níquel ( AWS E NI CI) Figura 2 – Eletrodo níquel ferro AWS E NiFe-CI
(https://www.tullyn.com/product/eni-ci-cast-iron-welding-electrode/ https://www.tullyn.com/product/enife-ci-cast-iron-welding-electrode/
A tabela abaixo mostra alguns procedimentos utilizados na soldagem de ferro fundido:
Tabela 2 – Procedimentos de soldagem para ferro fundido
(INFOSOLDA)
Classificação dos consumíveis 
	O sistema de classificação de consumíveis da AWS dispões de um conjunto de letras e números que fornecem as devidas informações necessárias para a aplicação da solda a respeito dos eletrodos, como mostra na figura a seguir:( AUGUSTO CESAR DE SOUZA)
Figura 3 – Nomenclatura AWS para consumíveis
	
	Nesse sistema de classificação inicia-se com a letra E indicando que o consumível é um eletrodo. O segundo dígito é um conjunto formado por dois ou três algarismos indicando o limite de resistência mínimo à tração do metal depositado pelo consumível. O terceiro dígito é um algarismo que indica a posição de soldagem que pode ser aplicada ao eletrodo, sendo 1 para a soldagem em todas as posições, 2 para soldagem nas posições plana e horizontal e 4 para soldagem também na posição vertical ascendente. O quarto dígito, sendo o último para eletrodos de aço doce, indica o tipo de revestimento do eletrodo e suas características de operação.( AUGUSTO CESAR DE SOUZA)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando