Buscar

Calha Parshall

Prévia do material em texto

1. Calha Parshall 
 A calha Parshall é um dispositivo de medição de vazão na forma de um canal aberto com dimensões padronizadas. A água é forçada por uma garganta relativamente estreita, sendo que o nível da água à montante da garganta é o indicativo da vazão a ser medida, independendo do nível da água à jusante de tal garganta. A calha Parshall possui diversas vantagens, tais como: facilidade de construção (podendo ser local ou pré-fabricada), baixo custo, simplicidade na medição de vazão e pequena perda de carga.
2. Coagulação e Floculação 
O processo de coagulação/floculação/sedimentação se inicia na câmara de mistura rápida. A finalidade desta câmara é criar condições para que em poucos segundos, o coagulante seja uniformemente distribuído por toda a massa d’água. Os coagulantes mais utilizados são: Alumínio; Sulfato de Alumínio; Ferro; Alcalinizantes; Polímeros sintéticos etc.
2. Decantador 
A decantação é o fenômeno físico em que, devido à ação da gravidade, as partículas suspensas apresentam movimento descendente em meio líquido de menor massa específica. Os decantadores consistem em grandes tanques retangulares longos com escoamento horizontal, nos quais a água entra em uma extremidade, move-se na direção longitudinal e sai pelo extremo oposto
3. Filtração 
A filtração consiste na remoção de partículas suspensas e coloidais presentes na água que escoa através de um meio poroso. Nas ETA’S, a filtração é o processo final de remoção de impurezas, portanto, principal responsável pela produção de água com qualidade condizente com o padrão de potabilidade.
4. Etapas de Dimensionamento de uma calha parshall
· Equação de Descarga da Calha parshall
· Cálculo da Largura na Secção de Medida (D’
· Cálculo da Velocidade na Secção de Medida (Va’)
· Cálculo da Energia Total Disponível (Ea)
· Cálculo do Ângulo Fictício (θ)
· Cálculo da Velocidade da água no início do ressalto (V1)
· Cálculo da Altura de água no início do Ressalto (y1
· Cálculo do Número de Froude (Fr1)
· cálculo da altura conjugada do ressalto (y3)
· Cálculo da profundidade no Final do Trecho divergente (y2)

Continue navegando