Buscar

A ÉTICA NA PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

A ÉTICA NA PSICOLOGIA
Ética no atendimento psicológico
“psicólogo pode atender a familiares e os amigos?”.
O Código de Ética dos Psicólogos não proíbe claramente que sejam atendidos familiares ou amigos, a decisão sobre atender ou não vai de acordo com o bom senso do profissional.
Oque pode ocorre, muitas vezes o paciente pode decidir por não revelar determinadas coisas sobre si mesmo por não se sentir à vontade o suficiente com o psicólogo e mesmo por medo de expor suas intimidades e ter sua relação fora do consultório afetada.
E por outro lado o Psicólogo, também não ficara a vontade sobre certas perguntas a serem feitas ao paciente (pelo fato de já se conhecem), e isso poderá afetar o diagnostico. O profissional não é isento de sentimentos e emoções, que o fazem correr o risco de deposita-los de forma incorreta no paciente já conhecido, envolvendo opiniões pessoais e não somente profissionais na terapia.
é claro que ao psicólogo não fica vedado o direito de dar sua opinião profissional a respeito de conflitos e questões familiares ou de amigos. Aqui entra a questão do bom senso do profissional.
 Independente da área que o psicólogo vai atuar é muito importante que ele desenvolva um trabalho ético. Tanto na vida profissional quanto na particular. 
Suas atitudes e decisões podem passar uma imagem tanto positiva quanto negativa para sim mesmo e para a profissão em si.
 Mais oque o que é ética?
A ética é um conjunto de valores morais e princípios que conduzem a conduta humana na sociedade a ética serve para que haja uma igualdade e bom Funcionamento social e assim permitindo que ninguém seja prejudicado. 
Conselho Federal de Psicologia
Esse é o órgão responsável por orientar e fiscalizar as atividades exercidas pelo psicólogo. Além de proteger a ética e contribuir para o desenvolvimento da profissão em si. 
O Código de Ética do psicólogo está em vigor desde 2005 e esse é o terceiro da categoria. Hoje, ele atende às novas necessidades da Psicologia, respeitando legislação e o momento do país.
 O psicólogo deve respeitar os valores contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos tendo sempre consciência desse e jamais deixar de lado. E sempre visando o bem estar físico e mental do paciente.
(liberdade, dignidade e integridade).
 Assim como cuidar pela integridade da psicologia, usando-a apenas para promover o bem e nunca em hipóteses alguma em beneficio próprio.
A psicologia vem a muito tempo lutando  contra a discriminação, violência e crueldade, zelando pela saúde e qualidade de vida.

Continue navegando

Outros materiais