Buscar

Cromatografia é um método físico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cromatografia é um método físico-químico de separação, no qual os componentes as serem separados são distribuídos entre duas fases: uma fase fixa de grande área superficial denominada fase estacionária, e outra um fluido que percorre através dela sendo, por isto, denominada fase móvel. Os métodos cromatográficos são os procedimentos de separação e isolamento mais amplamente utilizados atualmente. Servem, também, para fins de identificação e análise de misturas e de substâncias isoladas, neste caso chama-se cromatografia analítica, enquanto para fins de isolamento de compostos e dita cromatografia preparativa.
A Cromatografia em camada delgada, CCD, e um tipo de cromatografia sólido-líquido, na qual a fase móvel é o solvente de desenvolvimento e a fase estacionária é constituída por uma camada de sílica-gel espalhada sobre uma superfície plana.
Oferece separação em breve espaço de tempo, versátil, apresenta grande rentabilidade, de fácil execução e de baixo custo.
Cromatografia gasosa (GC) é uma técnica analítica amplamente utilizada. Usada para determinar a composição de uma mistura de produtos químicos (amostra), a cromatografia gasosa utiliza uma variedade de gases para o seu funcionamento, de acordo com o analisador e o tipo de detector específico.
Cromatografia líquida: “Clássica” – feita em colunas de vidro, sob pressão atmosférica. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) – utiliza-se colunas metálicas (normalmente) e pressões de fase móvel elevadas, obtidas com o auxílio de uma bomba de alta pressão.
A espectroscopia representa uma técnica de medida científica para o estudo da matéria com sua interação com os componentes diferentes do espectro eletromagnético. Pode medir a luz quebrando a para baixo em suas cores componentes com a ajuda de um prisma a fim estudar o espectro resultante.
Em um espectrômetro infravermelho a luz infravermelha passa através de uma molécula orgânica e produz um espectro com o traçado da quantidade de luz transmitida no eixo vertical comparado com o comprimento de onda da radiação infravermelha no eixo horizontal.
A espectroscopia de infravermelho é um tipo de espectroscopia de absorção que usa a região do infra vermelho do espectro eletromagnético.
Ela pode ser usada para identificar um composto ou investigar a composição de uma amostra.
A espectroscopia de RMN é uma técnica analítica pela qual um núcleo absorve a radiação eletromagnética de uma frequência específica, na presença de um forte campo magnético.

Continue navegando