Buscar

Perspectivas profissionais final 2

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Paulo Cesar 
	
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655509) ( peso.:3,00)
	Prova:
	23094608
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para que o aluno consiga se desenvolver na educação a distância, ele necessita de um tripé fundamental que gere as competências necessárias para o decorrer do curso escolhido. A junção de todas as partes do tripé é chamada de competência, na qual o aluno é capaz de assumir a responsabilidade, tomar iniciativas, agregar valor diante de situações diversas. Sobre as palavras que formam o tripé que ao centro possibilita as competências do nosso aluno de educação a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	Conhecimento - Bom Humor - Motivação.
	 b)
	Conhecimento - Habilidade - Atitude.
	 c)
	Dinamismo - Bom Humor - Reflexão.
	 d)
	Atividade - Administração de tempo - Disponibilidade.
	2.
	Ética e profissionalismo são duas palavras muito presentes nos ambientes organizacionais, especialmente quando se trata da postura e do comportamento no trabalho. Estabelecer um padrão esperado de comportamento tenta evitar que os colaboradores ultrapassem o limite do aceitável e coloquem em risco o bom clima organizacional. Com relação ao código de ética profissional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um fato que raramente acontece nas categorias profissionais como médicos, administradores e advogados uma vez que todos já devem saber como devem agir.
(    ) As empresas elaboram código de ética quando desejam mostrar quais os comportamentos esperados dos funcionários no seu ambiente de trabalho e quais devem ser evitados.
(    ) As pessoas para atuarem de forma ética necessitam saber discernir entre o certo e o errado, nas situações que surgem no cotidiano profissional.
(   ) A ética e o profissionalismo fazem parte do contexto organizacional, relacionado à postura profissional e ao comportamento no local de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	Ao ingressar no ensino superior é importante que o acadêmico compreenda as diferentes modalidades de instituições de ensino e as atribuições de cada uma delas. De acordo com Humerez e Jankevicius (2015), as universidades são uma das entidades responsáveis pela produção, preservação e transmissão dos conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos adquiridos pela humanidade em sua evolução cultural, constituindo a civilização ocidental atual. As universidades conduzem mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o ato de ensinar e aprender, conduzindo o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/enfermagem-e-formacao-artigos-cientificos_31492.html>. Acesso em: 25 jun. 2018.
	 a)
	Projetos de extensão são uma forma que distanciam a universidade e a comunidade, pois estão centrados em problemas teóricos.
	 b)
	A pesquisa nas universidades pode ser realizada de forma isolada da sociedade, ocorrendo de forma efetiva e eficiente.
	 c)
	Dentre as atribuições da universidade, é optativa a tarefa de desenvolver pesquisa, ficando a decisão a cargo dos gestores.
	 d)
	No Brasil, as universidades devem alinhar de modo coerente os seus processos acadêmicos dentro do ensino, pesquisa e extensão.
	4.
	Ao longo dos anos, o ensino a distância sofreu alterações conforme o desenvolvimento tecnológico da sociedade. Dessa forma, passou por algumas gerações com especificidades próprias que se diferenciam em vários aspectos, incluindo a sua designação. Sobre as características que constituem o E-Learning, analise as sentenças a seguir:
I- Apresenta rapidez na atualização dos conteúdos.
II- Apresenta custos altos, principalmente por sua logística tecnológica.
III- Apresenta disponibilidade permanente dos conteúdos.
IV- Apresenta maior alcance do público em todas as regiões geográficas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	O Fórum Econômico Mundial, em um de seus artigos, estabelece algumas habilidades relacionadas ao trabalho, divididas em três grupos: aptidões, habilidades básicas e multifuncionais. As aptidões são divididas em cognitivas e físicas, ou seja, estão relacionadas com as capacidades dos indivíduos. Posteriormente, há as habilidades básicas, que são subdivididas em conteúdo e processo. Após, aquelas habilidades mais complexas, as multifuncionais são subdivididas em sociais, sistêmicas, resoluções de problemas complexos, habilidades de gerir recursos e técnicas. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Aptidões.
II- Habilidades básicas.
III- Habilidades multifuncionais.
(    ) Raciocínio lógico.
(    ) Leitura e compreensão.
(    ) Destreza manual.
(    ) Criatividade.
(    ) Negociação.
(    ) Tomada de decisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II - III - II.
	 b)
	I - II - I - I - III - III.
	 c)
	I - II - II - I - III - II.
	 d)
	III - II - I - II - III - I.
	6.
	Os pesquisadores contribuem para o desenvolvimento da ciência. No Brasil, dentre as ações destinadas ao fomento da pesquisa, menciona-se o lançamento de alguns editais pelo governo. Caso o pesquisador se enquadre nas características previstas no edital, ele poderá inscrever seu projeto de pesquisa. Com relação às atividades de pesquisa desenvolvidas no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os pesquisadores publicam os resultados de suas investigações em canais de comunicação genéricos, como blogs, programas de televisão e colunas de jornais.
	 b)
	As atividades de pesquisa precisam ser realizadas em laboratórios especializados e com infraestrutura apropriada, pois esta é uma condição indispensável para que ocorra a pesquisa.
	 c)
	As ações dos professores universitários pouco interferem nos avanços da pesquisa, tendo em vista que eles não possuem condições de participar de editais de incentivo à pesquisa.
	 d)
	As pesquisas podem variar quanto ao seu local de desenvolvimento, de tal forma que elas podem ser realizadas em indústrias, centros de pesquisa ou em universidades.
	7.
	Hoje nos deparamos com inúmeras situações e formas de aprendizagem, sendo o professor desafiado todos os dias a buscar formas de ensinar que atendam às individualidades dos alunos. Segundo Saldanha, Zamproni e Batista (2016, p. 2) os estilos de aprendizagem são apresentados de diferentes formas e classificações, entre elas: estilo visual, estilo auditivo e estilo cinestésico. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SALDANHA, C. C.; ZAMPRONI, E. C. B.; BATISTA, M. L. A. Estilos de Aprendizagem. Semana Pedagógica, 2016. Disponível em: <http://www. gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/julho_2016/dee_ anexo1.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2018.
	 a)
	No estilo de aprendizagem visual, o aluno aprende por meio da visão, porém tem um grande poder de comunicação e aprende desta forma com mais facilidade.
	 b)
	Quando se trata do estilo de aprendizagem auditivo, o aluno aprende por meio de instruções verbais, gosta muito de ouvir, porém não consegue esperar o seu momento de falar.
	 c)
	Outra informação acerca do aluno auditivo é que gesticula muito quando fala, não é bom ouvinte, fica muito próximo quando ouve e quando fala.
	 d)
	No estilo de aprendizagem cinestésico, o aluno aprende fazendo, não é bom leitor, porém com relação à comunicação, é quieto, não fala muito e quando fala é muito rápido.
	8.
	Há alguns anos, quem possuía um diploma tinha um diferencial, depois era ter uma pós-graduação e umalíngua estrangeira, em seguida os MBAs. No entanto, atualmente, há inúmeros profissionais que possuem esses requisitos e, com isso, os diferenciais ficaram mínimos e imperceptíveis. Planejar estrategicamente essa diferenciação é o ponto-chave para uma carreira de sucesso. Com relação ao planejamento de carreiras, analise as afirmativas a seguir:
I- As atitudes profissionais se tornam diferenciais à medida em que os sujeitos compreendem aquilo que as empresas necessitam e que o mercado de trabalho requer deles.
II- É importante que os sujeitos se aprofundem nas áreas em que atuam, pois é fundamental que haja uma constante busca por aprofundar os conhecimentos associados ao que faz para conseguir realizá-lo da melhor maneira possível.
III- As pessoas estão tão concentradas nos seus trabalhos e problemas cotidianos que não conseguem enxergar além disso. Nesse sentido, para se diferenciar, o profissional deve concentrar seus esforços na melhor maneira de realizar seus trabalhos cotidianos.
IV- O estabelecimento de um planejamento estratégico de carreira está intimamente relacionado com aquilo que é denominado como "marca pessoal", ou seja, características distintivas que podem garantir maior competitividade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	9.
	Há determinadas características que definem um bom profissional, podendo ser utilizadas para fazer avaliações para a manutenção dos empregos ou eventualmente para demissões. Sobre as características do bom profissional, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Facilidade de relacionamento.
II- Facilidade de comunicação verbal.
III- Criatividade.
IV- Capacidade de observação.
V- Capacidade de persuasão.
(    ) Capacidade de inovar e buscar alternativas nas rotinas de trabalho, o que propicia melhores resultados pessoais e para a empresa, sendo percebida como um diferencial.
(    ) Argumentação segura e clara para conseguir adesão a um ponto de vista ou projeto, aumentando as chances de interferência positiva na organização do trabalho.
(    ) Importante tanto para o uso dentro da empresa quanto com o público externo, pois permite que o funcionário compreenda e seja compreendido, o que facilita no alcance de soluções mais rápidas.
(    ) Capacidade de identificação dos pontos que precisam ser melhorados no trabalho quando se tem uma visão completa dos processos, o que auxilia no aprimoramento das tarefas.
(    ) Importante para o ambiente da empresa, pois mesmo em momentos de discordância da maneira de agir evita que o conflito se estabeleça.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I - IV - V.
	 b)
	I - II - V - III - IV.
	 c)
	IV - V - II - III - I.
	 d)
	III - V - II - IV - I.
	10.
	Atualmente, o Brasil compartilha de uma concepção de universidade que, resultou de um processo de construção com base nas IEs de outras partes do mundo. Hoje, algumas universidades apresentam interesse na realização de projetos relacionados a questões sociais. Sobre o contexto histórico das universidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A extensão é considerada o berço do ensino superior, tendo em vista seu potencial para transformar os cenários econômicos.
(    ) A prática de extensão requer significativos investimentos na área de laboratórios, bem como na área de equipamentos de ponta.
(    ) A extensão na universidade brasileira surge a partir de movimentos políticos e sociais realizados na Universidade Livre de São Paulo.
(    ) O movimento extensionista surge nas universidades inglesas, fruto de reivindicações das comunidades marginalizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	11.
	(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.
PORQUE
II- A transformação  permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Parte inferior do formulário

Continue navegando