Buscar

fundamentos historicos do direito AV 3

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Aline de Lima Zardo (1949702)
	
	Disciplina:
	Fundamentos Filosóficos do Direito (16784)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:651566) ( peso.:3,00)
	Prova:
	27374906
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O juspositivismo, na segunda metade do século XX, tendeu a uma revisão, sobretudo devido às resistências das teorias críticas do direito. Dentre as críticas ao juspositivismo tradicional e formalista, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para as correntes críticas, o positivismo jurídico limita-se à compreensão funcional da norma jurídica, segundo uma lógica descritiva e buscando eliminar qualquer subjetividade valorativa.
	 b)
	O positivismo jurídico reafirma a crítica ao formalismo legalista, elaborada pela Escola de Frankfurt.
	 c)
	A obra "Teoria Pura do Direito" é uma profunda crítica ao normativismo estatal, proposto pelo pensador Hans Kelsen.
	 d)
	O formalismo jurídico considera a norma estatal expressão do Direito Natural inerente às necessidades e valores sociais.
	2.
	A Filosofia contemporânea do Direito tem como uma de suas vertentes o juspositivismo culturalista de Miguel Reale. Em sua proposta filosófica, Reale propõe uma visão tridimensional e dinâmica de direito - fato, valor e norma - esclarecendo que o direito não pode ser analisado e compreendido apenas como norma positivada, mas como interação desses três elementos que mutuamente se complementam. Acerca da teoria de Miguel Reale, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não é somente a norma jurídica que se pode identificar como direito, mas a realidade social é considerada fundamento e elemento constituidor do fenômeno jurídico.
	 b)
	A proposta filosófica de Miguel Reale não é jurídica e sim política.
	 c)
	O direito é considerado como o conjunto de valores, ideais e estáticos que se constituem a partir da norma positivada.
	 d)
	A visão tridimensional do direito se constitui pela "vontade do Legislador" expressa na norma.
	3.
	Mais do que nenhum outro povo da Antiguidade, os gregos encontraram uma forma singular de convivência: a polis. Tal forma de vida coletiva permite a construção de bases e arranjos sociais e políticos que expressam a mais bela e sofisticada expressão de cidadania. Sobre o sentido da vida coletiva grega antiga, analise as sentenças a seguir:
I- O espírito grego era representado pelo apego à polis como modelo ideal de agrupamento humano, um presente dos deuses para conferir sentido e individualidade à existência humana.
II- A polis representa a forma mais antiga de ordem jurídica grega que foi superada pela legislação de Sólon que colocou fim ao domínio da aristocracia.
III- A busca de compreensão da relação do cosmos - mundo circundante - com o ser humano na tentativa de edificar um tipo ideal de governo desde uma Politeia - uma constituição - fundada na ética e no bem comum que, irrenunciavelmente, fosse capaz de servir de referencial para a ação dos governantes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	Os conceitos aristotélicos de justiça são desenvolvidos logo no início do livro V de "Ética a Nicômacos", separando dois grandes campos de compreensão sobre justiça: universal e particular. A justiça em sentido lato que é uma virtude e está presente nas demais virtudes, como a caridade e a paciência. Este sentido de justiça corresponde ao conceito de:
	 a)
	Justiça Universal.
	 b)
	Justiça Particular.
	 c)
	Justiça Caritativa.
	 d)
	Justiça Divina.
	5.
	Sem dúvida, o pensamento kelseniano é um marco divisório no pensamento jurídico moderno, uma vez que estabelece conceitos essenciais para a operacionalidade do Direito Positivo, que permitem compreender a legitimidade e operacionalidade do sistema normativo. Acerca dos conceitos de validade, vigência e eficácia da norma jurídica elaborados por Kelsen, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos conceitos fundamentais da teoria kelseniana é o conceito de validade que significa que a norma jurídica para produzir seus efeitos deve ser justa e elaborada com base nos pressupostos morais da ordem social.
II- O conceito de validade normativa em Kelsen deve ser compreendido a partir do fundamento de validade de todo sistema normativo, ou seja, a norma hipotética fundamental.
III- Para Kelsen, o direito é um sistema de normas definidas hierarquicamente desde que a ordem política e jurídica assentem conforme um pressuposto de validade e que possibilitam o controle de constitucionalidade das normas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	Um dos conceitos basilares do Direito Moderno é o chamado "pensamento exegético" elaborado na França napoleônica do século XIX, que acabou por "sacralizar" o Direito Estatal. A crença do sentido único da letra da lei e necessidade de total submissão do jurista aos Códigos. Tal concepção é fundada no princípio da "onipotência do legislador", que vem sendo absorvido e reproduzido pelo Direito desde então. Acerca desse princípio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A interpretação e aplicação da lei com base na intenção do legislador, que compreende o texto da lei como expressão da mens legislatoris.
	 b)
	Pressuposição dos códigos como instrumento incapaz de garantir a certeza das relações sociais e a consequente manutenção da segurança jurídica.
	 c)
	A pressuposição da vontade do povo sendo escrita em códigos.
	 d)
	O pensamento hermenêutico compreendido somente à luz do direito escrito.
	7.
	Hans Kelsen foi um renomado jurista e filósofo. Nasceu em 11 de outubro de 1881, na cidade de Praga, Boêmia austríaca, pertencente na época ao Império Austro-húngaro. Estudou Direito na Universidade de Viena e recebeu o título de doutor em 1906. Em meio à vasta contribuição ao Direito, pode-se destacar a Constituição da Áustria, ao redigi-la sob influência de seu pensamento em 1920, em que foi considerada mais inovadora que as anteriores, e a publicação da obra "Teoria Pura do Direito", em 1934. Sobre o pensamento kelseniano, analise as sentenças a seguir:
I- Em sua obra "Teoria Pura do Direito", Hans Kelsen demonstrou que a principal característica da cientificidade do Direito é a manifestação social e valorativa do Direito, sendo dispensável a pureza metodológica.
II- Kelsen é um marco para o positivismo jurídico, superando a concepção exegética e inaugurando o normativismo positivista.
III- Em sua obra "Teoria Pura do Direito", Hans Kelsen distingue duas esferas distintas: o fenômeno jurídico, manifestação social e valorativa do Direito; e a ciência do Direito, entendimento técnico e procedimento científico desta manifestação.
IV- A atividade do jurista, na concepção kelseniana, ocorre a partir de um sistema normativo previamente definido, que estabelece os pressupostos de validade normativa. Desse modo, considera na análise do caso concreto os valores que antecedem a elaboração da norma.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	"Segurança Jurídica" é um dos princípios basilares do Direito Moderno e justificador da predominância da legalidade formal, o que veio a sustentar o discurso do Positivismo Jurídico. Miguel Reale (2002), jusfilósofo brasileiro, entende que segurança jurídica pode ser definida como um sentimento interior, um sentimento, que serve como certeza objetiva de segurança em relação à grande complexidade das normas jurídicas. Neste sentido, partindo do conceito de segurançajurídica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REALE, M. Filosofia do Direito. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
	 a)
	Por este prisma, o paradigma da legalidade é irrelevante para a segurança jurídica, uma vez que o que legitima a ordem política e jurídica posta é o 'consenso' no agir coletivo e individual.
	 b)
	Para muitos pensadores, é justamente a unidade entre os conceitos de certeza e segurança que explica o fato da prevalência dos costumes sobre o direito escrito ao longo da história.
	 c)
	O problema da 'segurança' não é somente uma questão de 'sentimento' ou 'sensação', mas também a certeza de existência de um conjunto de instrumentos eficazes e complexos de garantias, a fim de proteger os indivíduos envolvidos nas 'tramas' da convivência humana.
	 d)
	O legalismo moderno pode ser compreendido como um conjunto de normas específicas produzidas não só pelo Estado, mas pelos indivíduos, visto que possui finalidade também de controle social.
	9.
	Para o pensamento platônico, a ação de governar deve resultar de virtudes adquiridas pelo filósofo, isto porque a educação (Paideia) da alma - bem supremo e absoluto - deve ser levada a cabo pelo governante que monopoliza a vida do cidadão. Para tanto, o governante deve aliar capacidades específicas. Sobre as capacidades e as virtudes próprias do governante no entender platônico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Aptidão de comandar com sabedoria e justiça.
	 b)
	Incentivar a justiça com as próprias mãos.
	 c)
	Capacitar os cidadãos para excluir os estrangeiros e garantir a hegemonia interna.
	 d)
	Inteligência e capacidade de governar priorizando as classes dominantes para garantir a soberania.
	10.
	O conceito de Direito dominante na sociedade contemporânea foi elaborado em um certo momento histórico em que forças sociais, políticas e culturais somam-se, definindo uma nova etapa civilizatória. Tal etapa histórica é definida como:
	 a)
	Modernidade.
	 b)
	Iluminismo.
	 c)
	Pós-modernidade.
	 d)
	Helenismo.
	11.
	(ENADE, 2015) A sujeição do juiz à lei já não é, como no velho paradigma positivista, sujeição à letra da lei qualquer que fosse seu significado, é apenas a sujeição à lei enquanto válida, ou seja, coerente com a Constituição. Considerando o paralelo entre a concepção juspositivista e a concepção pós-positivista (neoconstitucionalismo) do Direito, apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir:
I- As regras, no positivismo jurídico, são preponderantes, enquanto, no neoconstitucionalismo, preponderam os princípios.
II- O magistrado tem maior destaque no positivismo jurídico, ao passo que o legislador possui maior destaque no neoconstitucionalismo.
III- A subsunção é o principal processo de interpretação da lei, característico do positivismo jurídico, ao passo que a ponderação de princípios é característica relevante do neoconstitucionalismo.
IV- A figura do juiz como "a boca da lei" remete à concepção normativista, típica do positivismo jurídico, em que cabia aos juízes interpretarem e adaptarem as leis aos casos concretos.
É correto o que se afirma em:
FONTE: PIETRO S. L. Neoconstitucionalismo y ponderación judicial. In: Neoconstitucionalismo(s). Madrid: Editorial Trotta, 2003.
	 a)
	II, III e IV.
	 b)
	I, II e IV.
	 c)
	I e IV.
	 d)
	I e III.
Prova finalizada com 11 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando