Buscar

metodologia cientifica discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia Científica (FIL13)
	Avaliação Final (Discursiva)peso.:4,00)
	
Parte superior do formulário
	1.
	Um erro muito comum entre os pesquisadores iniciantes, ou até mesmo durante a elaboração de um artigo científico, ou mesmo trabalho de graduação, é não darmos a devida atenção às citações bibliográficas. Desta forma, costuma-se escrever muitos parágrafos sem nenhuma citação de autor. E o argumento é sempre o mesmo, que as ideias expostas são de autoria do próprio autor, mas esquecemos que, quando estamos falando sobre determinado assunto, muitas pesquisas vieram antes de nós, e, quanto maior for o número de autores citados em nossa pesquisa, significa que conhecemos aquele assunto profundamente, e todo o resultado que agora apresentamos no artigo contribui para a geração de conhecimento atual e inédito. Assim sendo, se em um artigo científico forem citadas 1178 obras ao longo do texto, quantas destas terão que ser referenciadas ao final, no item referências bibliográficas, último item do artigo ou trabalho de graduação? Por qual motivo um número elevado de citações contribui de fato com a geração de conhecimento?
	Resposta Esperada:
Se ao longo de um artigo científico ou trabalho acadêmico forem citadas ao longo do texto 1178 obras, ao final, no item referência bibliográfica, deverão estar citadas todas as 1178 obras e respectivos autores. Assim, quando temos um número elevado de obras referenciadas, fica claro que o artigo ou trabalho proposto apresentou uma vasta pesquisa bibliográfica referente ao assunto abordado. Desta forma, implica que o artigo contribuirá significativamente para geração de novo conhecimento, amarrando os resultados observados ao conhecimento de todos autores citados na obra.
	2.
	De acordo com Luckesi et al. (1991), pesquisar não se restringe a seu aspecto sofisticado mais conhecido, que supõe domínio de instrumentações pouco acessíveis. Também não significa apenas esforço teórico, mera descoberta de lógicas e sistemas, simples experimentação laboratorial. Ainda, não se esgota em ritos tipicamente acadêmicos, como se fosse atividade exclusiva. No dia a dia, normalmente nos deparamos com situações que exigem pensar diferente. Essa situação exige do indivíduo habilidades de autonomia de aprendizado em qualquer dimensão da vida. Dentro desse contexto, disserte sobre de que forma o sentido do termo "aprender a aprender" pode contribuir no processo de desenvolvimento e do aprendizado.
FONTE: LUCKESI, Cipriano. et al. Conduta na produção do conhecimento. IN: Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
	Resposta Esperada:
Aprender a aprender, dentro do processo de uma educação democrática, visa à participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Normalmente, essa abordagem não está focada apenas na transmissão de conteúdo, mas na construção de projetos que visam à resolução de problemas específicos em determinada área do conhecimento. A atitude proativa do acadêmico, seja na busca do conhecimento, ou ainda, na realização dos objetivos propostos, é condição essencial para o sucesso da aprendizagem. Pode-se destacar o perfil do docente dentro dessa prática (do aprender a aprender), pois é necessário que o professor transmita o conteúdo de forma interdisciplinar, ou seja, instiga o acadêmico na compreensão de que as disciplinas que cursa na graduação não são independentes umas das outras. Assim, o aprender a aprender vai além do aprendizado sobre o que nos interessa. Está relacionado ao conhecimento da nossa realidade, do contexto de trabalho e de vida.
Parte inferior do formulário

Continue navegando