Buscar

Sistema Respiratório: Anatomia e Funcionamento

Prévia do material em texto

Sistema Respiratório
Trato respiratório superior
 O nariz é o órgão que representa a parte inicial do Sistema Respiratório.
. Faringe, canal responsável por associar o sistema respiratório e digestivo. 
Por sua localização ser posterior as cavidades nasal, oral, laringe e esôfago, esta permite que seja dividida em três partes.
Parte inicial:
A nasofaringe (parte nasal) apresenta-se como limite anterior e se comunica com as cavidades nasais por meio das coanas.
A orofaríngea (parte oral) apresenta limite superior a nasofaringe, e inferior laringofaringe. Responsável por conduzir bolo alimentar e ar inspirado.
A laringofaringe (parte laríngeo) estende-se para baixo, a partir do osso hioide. A epiglote, também bloqueia a passagem do ar para laringe quando o bolo alimentar é ingerido, permitindo assim sua passagem pelo esôfago.
Trato Respiratório Inferior
A laringe é um órgão curto, fibromuscular que representa o início do trato respiratório inferior. 
Esse órgão tem como funções a produção de som e, assim como a parte oral da faringe (orofaríngea), o transporte do ar inspirado para traqueia.
 A traqueia é um tubo vertical em forma cilíndrica constituída por vários anéis cartilaginosos incompletos, em forma de C, denominados cartilagens traqueais.
 Traqueia se ramifica em dois brônquios principais, o direito e o esquerdo.
Os brônquios: são ramificações da traqueia. Estes se apresentam sob a forma de pequenos tubos ou pequenos canais ocos que fazem parte do pulmão.
Bronquíolos: originados dos brônquios segmentares, são constituídos apenas de tecido conjuntivo, não apresentando anéis cartilaginosos.
 Os alvéolos: localizados nos pulmões, são responsáveis pelas trocas gasosas. Os alvéolos podem apresentar-se isolados ou em grupos formando pequenos sacos com paredes finas 
O Pulmão 
É um órgão duplo, localizado no interior do tórax.
No pulmão direito, que é maior, podemos observar três lobos.
 
O esquerdo consequentemente menor, observamos dois lobos.
Cada pulmão é revestido pela pleura, um saco seroso de paredes duplas contínuas. 
A pleura divide-se em pleura pulmonar ou visceral, caracterizada por aderir os pulmões.
 Pleura parietal, que recobre a face costal do pulmão e está intimamente ligada à caixa torácica. 
Entre essas paredes forma-se um espaço preenchido por um líquido, conhecido como líquido pleural, que reduz o atrito entre elas. 
O ar oxigenado para chegar nos pulmões, percorre a faringe, prossegue pela laringe e alcança a traqueia. Dentro dos pulmões o ar oxigenado ainda tem de passar pelas ramificações dos brônquios ou bronquíolos. O ar chega aos alvéolos, cheios de ar, estas bolsinhas permitem a passagem do oxigênio para os finos capilares sanguíneos que as cercam. Por fim, o oxigênio se liga às hemoglobinas, células vermelhas sanguíneas e é transportado pelo sangue ao coração, onde será bombeado para todo o organismo.
Pulmão direito Pulmão esquerdo 
Dividido em lobo superior, médio e inferior pelas 
fissuras oblíqua e horizontal. 
 
Dividido em lobo superior e inferior pela fissura 
oblíqua.

Continue navegando