Buscar

Atividades Interdisciplinares na BNCC

Prévia do material em texto

Nome Completo: Janne Belo Santos Rodrigues
	RGM:  20138482
	
	
	Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual 
	Data: 03/11/2020
	
	
	Curso: Educação Física 
	
	
	Disciplina: ESTAGIO
	
	
Nome Completo: RGM:
Instituição: Data:
Curso:
Disciplina:
ATIVIDADE 1.3 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
A proposta dessa atividade é sobre a estrutura da BNCC. 
Analisando o seu itinerário formativo, comente a importância das atividades conjuntas
entre as áreas do itinerário, e sugira de forma detalhada 03 temas e 03 atividades que
poderiam ser desenvolvidas considerando o conjunto de competências e habilidades do
itinerário formativo em que a sua área está inclusa. Atenção: os temas devem
possibilitar o trabalho colaborativo entre professores e alunos das diferentes disciplinas
que pertençam ao mesmo itinerário formativo (seja, por exemplo, atividade comum aos
cursos que fazem parte do grupo de Linguagem e suas tecnologias, ou aos que fazem
parte das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e assim por diante). A sua análise deve
ter, no mínimo, 1 lauda (página)
A proposta dessa atividade é sobre a estrutura da BNCC. Analisando o seu itinerário formativo, comente a importância das atividades conjuntas entre as áreas do itinerário, e sugira de forma detalhada 03 temas e 03 atividades que poderiam ser desenvolvidas considerando o conjunto de competências e habilidades do itinerário formativo em que a sua área está inclusa. Atenção: os temas devem possibilitar o trabalho colaborativo entre professores e alunos das diferentes disciplinas que pertençam ao mesmo itinerário formativo (seja, por exemplo, atividade comum aos cursos que fazem parte do grupo de Linguagem e suas tecnologias, ou aos que fazem parte das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e assim por diante). A sua análise deve ter, no mínimo, 1 lauda (página).
Diversas questões acerca dos variados fenômenos naturais como o movimento dos astros, a vida e a morte, as transformações dos materiais, entre outros, sempre permearam a curiosidade humana. Na tentativa de explicar o universo e sua própria existência, a humanidade vem desenvolvendo metodologias, linguagens e instrumentosque dão suporte concreto às suas hipóteses e descobertas. M uitos questionamentos e observações foram levantados por diferentes comunidades, além de especialistas como filósofos, naturalistas e matemáticos. Estes últimos reuniram informações em varias das áreas do conhecimento, buscando atribuir significados por meio de saberes que ajudavam a compreender a natureza e seus fenômenos, interações e transformações. 
Entre eles, podemos citar como exemplo, Aristóteles, Galileu, Bacon, Pasteur, Newton,Lavoisier, Mendel, Lamarck, Einstein e Darwin. Nesse ínterim, surgiram as ciências: Física, Química e Biologia. Cada uma delas dedicada à investigação de fenômenos naturais referentes ao universo, espaço, tempo, à matéria, energia e à vida em toda a sua complexidade, bem como as formas de conservação e preservação. Assim, ocorreram questionamentos e tratamentos mais aprofundados com temáticas e metodologia próprias de cada um dos três componentes, que se desenvolveram de forma relativamente autônoma em trajetórias historicamente diversas. 
 A necessária articulação entre os componentes curriculares da área de conhecimento para a promoção de competências certamente inclui o desenvolvimento são de mundo e um fenômeno: um problema ou uma experiência podem ser descritos analisados por meio de diferentes perspectivas e correntes de pens amento que variam-no tempo, no espaço e na intencionalidade.
 
Tema: A organização celular da vida.
Atividade: Comparar a organização e o funcionamento de diferentes tipos de celulares para estabelecer a identidade entre elas; Representar diferentes tipos de células; Relacionar a existência de características comuns entre os s eres vivos
 
Tema: DNA- A 
A receita da vida e o seu código Atividade: Localizar o material hereditário em células de diferentes tipos de organismo observadas ao microscópio, em fotos, etc Identificar a natureza do material hereditário em todos os seres vivos, analisando sua estrutura química para avaliar a universalidade dessa molécula no mundo vivo.
Tema: Os fundamentos da hereditariedade
Atividade:
 Listar várias características humanas ou de animais e plantas, distinguindo as hereditariedades congênitas e adquiridas. Utilizar noções básicas de probabilidade para prever resultados de cruzamentos e para resolver problemas envolvendo características diversa. Assim, as Ciências da Natureza na escola têm o compromisso de ampliar o conhecimento dos estudantes a respeito de assuntos que fazem parte da vida como: alimentos, medicamentos ou combustíveis; ou ainda debater sobre transportes, saneamento, informação ou armamentos envolvendo conceitos e questões das Ciências da Natureza. Desta forma, promover a construção do conhecimento sobre a manutenção da vida na Terra ou sua existência fora dela, sobre a evolução das espécies ou do universo. Assim justifica-se o trabalho da área do conhecimento, pois seus componentes apresentam suas especificidades, mas também têm elementos em comum como: a observação sistemática do mundo material, com seus objetos, substâncias, espécies sistemas, fenômenos e processos, estabelecendo relações causais, fazendo e formulando hipóteses, propondo modelos e teorias e tendo o questionamento como base da investigação e a experimentação como critério de verificação.

Continue navegando