Buscar

trabalho fisiologia jump

Prévia do material em texto

Aspectos Fisiológicos que ocorrem durante aulas de Jump
O jump é um tipo de atividade com características de treinamento funcional, pois ele cria uma instabilidade ao corpo nos forçando a ativar os músculos estabilizadores (lombar e abdômen).
Sendo assim o jump é perfeitamente adequado para a promoção da saúde, pois quando uma pessoa esta praticando uma aula de jump a uma grande variação da frequência cardíaca, consumo máximo de oxigênio, melhorando assim o sistema cardiovascular, sistema linfático e circulatório do corpo, por isso dizem que ele funciona como uma drenagem linfática, pois traz melhores resultados do que os obtidos com as tradicionais massagens corporais. Isso porque a massagem não provoca a contração voluntária dos músculos, ao contrário do exercício físico que realiza uma contração gerada pelo próprio músculo no momento do exercício .
A linfa é o resultado de um sistema de filtragem de sangue que ocorre nos gânglios ,responsável pelo sistema de defesa natural e que produzem o liquido formado por proteínas e toxinas ,expelidas do corpo por meio do sistema linfático.
A forma mais conhecida de gerar a drenagem linfática é através da massagem, por meio da palpação que faz um sentido de compressão dos músculos que assim atinge os vasos linfáticos, fazendo com que seja gerada uma linha ascendente da linfa por meio dos vasos, fazendo com que haja uma diminuição dos índices de acúmulos desta excreção.
Já durante os movimentos promovidos nas aulas de jump, geram grande contração nos músculos dos membros inferiores, gerando ao redor dos vasos linfáticos uma compressão capaz de provocar uma curva ascendente muito maior do direcionamento da linfa para a bexiga, assim sentimos vontade de ir ao banheiro logo após a aula.
Esse é só um dos benefícios fisiológicos exercidos nas aulas de jump. Sendo assim fica a dica, vamos praticar jump para melhorar a saúde.
Bianca Aparecida da Silva

Continue navegando