Buscar

História da Sociologia - Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História da Sociologia (SOC01)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:651374) ( peso.:4,00)
	Prova:
	23942231
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A globalização intensificou o processo de desigualdade social, pois houve uma série de mudanças nos processos produtivos e, consequentemente, na distribuição de renda. Em decorrência dessa distribuição desigual de riquezas, surgiram diferentes estratos sociais, e para efeitos de estudos sociológicos, as desigualdades sociais estão vinculadas diretamente com o conceito de estratificação social. Nesse sentido, descreva as três formas de estratificação social e o significado de cada uma dessas formas.
	Resposta Esperada:
O conceito de estratificação social nos remete à ideia de que a sociedade está basicamente dividida em diferentes estratos, ou seja, os existem grupos diferentes que ocupam diferentes posições sociais a partir de suas diferenças e desigualdades.
Na forma econômica, as pessoas são diferenciadas entre pobres e ricos, pois a base da classificação se assenta sobre a posse dos bens materiais.
Na forma política, está relacionado à distribuição de poder político na sociedade, isso significa dizer que alguns grupos possuem mais poder político que outros.
Na forma profissional, o que define a posição social de um indivíduo é a importância da sua profissão no grupo social do qual ele faz parte, pois a essa forma é baseada nas diferenciações profissionais.
	2.
	Na perspectiva marxista, a realidade histórica é constituída pela vida material, ou seja, quando o modo de produção material é modificado, toda a sociedade se altera. Sendo assim, a noção central para a interpretação da realidade histórica é a noção de trabalho, pois por meio dela o homem se diferencia da natureza. Na análise marxista, há dois conceitos essenciais para compreender as relações entre os modos de produção e as demais dimensões da vida em sociedade, que Marx denominou de infraestrutura e superestrutura. Disserte sobre o conceito de infraestrutura e superestrutura no pensamento marxista.
	Resposta Esperada:
Para Marx, a infraestrutura é a *base da sociedade constituída pelas relações de produção e as forças produtivas, no qual está edificada uma estrutura política e ideológica, chamada de superestrutura. Deste modo, segundo a análise marxista, *a infraestrutura condiciona a superestrutura, ou seja, *os aspectos econômicos condicionam a vida política e cultural da sociedade. Marx utiliza a dimensão do trabalho, que é parte da vida econômica, para explicar o conceito de infraestrutura. Segundo o filósofo, *o trabalho é o elemento mais fundamental da economia, pois é na *produção dos bens para a sobrevivência que o homem transforma a natureza (matérias-primas) e *reproduz sua existência de acordo com a estrutura da qual faz parte.
Parte inferior do formulário

Outros materiais