Buscar

Procedimento na manipulação de amostras biológicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Procedimento na manipulação de amostras biológicas Bianca Nascimento
Deise Becker
Jordana Lellis
Márcio Bruchasck Gonçales
Tutor: Alexsandro Coelho
1. INTRODUÇÃOA Manipulação e coleta de amostras biológicas pode ser feita por qualquer profissional da área da saúde, seja técnico, enfermeiro, biomédico entre outros, desde de sejam treinados e capacitados. Os procedimentos para obter uma boa qualidade de amostras biológicas tem que passar pela fase pré-analítica, ou seja, desde o pedido do médico até o momento da análise, fase analítica e pós-analítica. Como obter um material de qualidade das amostras biológicas? Primeiro contato com o paciente , cuidado no procedimento da coleta, armazenamento e transporte, influencia no resultado de exame, mas a maioria dos erros do material coletado é pela falta de preparação do paciente, o tempo de jejum, alimentação e uso de medicamentos. O uso de EPIs como máscaras, jaleco, toucas, luvas e protetor facial são indispensáveis no ambiente de manipulação para que não ocorra contaminação do material. 2.Justificativa
O cuidado com o paciente e na manipulação de amostras biológicas e de extrema importância, para que não haja alterações no diagnóstico e contaminação do material coletado.
3.Obejtivo geral Compreender a relação da manipulação de amostras biológicas, desde preparação do paciente, coleta, analise e resultado. Entre essas etapas ter os devidos cuidados com a manipulação do material biológico. 
4.Objetivo específico A preparação começa quando o profissional da saúde organiza todo material de acordo com as amostras a serem coletadas, conferir todos os dados da requisição, nome do paciente, data de nascimento, tipo de exame, data/hora de coleta. O sangue coletado em tubos é encaminhado ao técnico com dados do paciente e exame pedido, durante esse processo ocorre os protocolos de segurança para amostras biológicas. Desde a coleta ao processamento da amostra, assim a evitar contaminação externa ou do profissional responsável.
4.Referências Http://lacen.saúde.sc.gov.br/arquivos/MCT01.pdf. http://telelab.aids.gov.br/moodle/pluginfile.php/22153/mod_resource/contente/3/manualBiosseguranca%20%281%29.pdf https//www.corenpr.gov.br/portal/images/pareceres/PARTEC_17_002-manipulação_amostras_biológicas_centrifugação_enfermeiros.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais